segunda-feira, 24 de março de 2025

ITABUNA EM FOCO: Hospital de Base recebe doação da UNEX

Por meio de convênio

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), recebeu neste mês de março uma doação expressiva de materiais de limpeza e de higiene por meio de convênio com a UNEX Itabuna.

A doação é fruto da contrapartida mediante ao convênio firmado entre a referida instituição de ensino superior e o Centro de Estudos da unidade hospitalar para a realização de estágio dos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia e Psicologia, na unidade hospitalar durante o ano.

O material foi enviado pelo diretor-geral da UNEX Itabuna, André Portnoi, através do representante Paulo Lopes. Na oportunidade, foram entregues fardos de papel higiênico, papel toalha e sacos de lixo de tamanhos variados, cujo investimento ultrapassa R$ 15 mil.

O Centro de Estudos do Hospital de Base é um setor de grande atuação na unidade hospitalar, através do qual são firmadas parcerias importantes com diversas instituições de ensino técnico e superior da região Sul da Bahia.

Tais parcerias são revertidas em bens e materiais que beneficiam na manutenção da estrutura hospitalar, tornando o ambiente de aprendizagem dos estudantes mais qualificado para a realização do estágio. O Hospital de Base de Itabuna é considerado um hospital-escola no Sul da Bahia.

De acordo com o diretor-presidente da FASI, João Omar Galvão, “os estágios supervisionados que acontecem no âmbito hospitalar são fundamentais para que os alunos da área da saúde desenvolvam habilidades práticas que contribuem para o seu futuro profissional.” 

Prefeitura promoverá “Tarde de Cidadania para Mulheres em Situação de Rua

A Prefeitura de Itabuna realizará mais uma ação em homenagem às mulheres neste mês de março. Desta vez, será por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).

Será nesta terça-feira, dia 25, às 13 horas, no Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos (CAM), que cerca de 30 mulheres em situação de rua serão beneficiadas por meio do projeto intitulado “Tarde de Cidadania para Mulheres em Situação de Rua”.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, frisa que a vulnerabilidade social é uma das barreiras que contribuem para o aumento do risco de adoecimento. Por isso, ressalta a importância de o poder público realizar esse tipo de ação destinada às pessoas em situação de rua.

Entre os serviços que serão disponibilizados após a triagem: imunização com a equipe da Rede de Frio; consulta de enfermagem, com abordagem na saúde sexual e reprodutiva, consulta com médico clínico, avaliação nutricional e teste rápido com a equipe do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT).

A coordenadora do CAM, enfermeira Gabriela Carmo Brito, informa que ainda serão disponibilizados exames citopatológicos, densitometria óssea, atendimento odontológico, atenção psicossocial, além de ultrassonografias de mama, tireóide e transvaginal. Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Advogado Allah Góis lança livro sobre Técnica Legislativa Municipal em Salvador

O advogado e especialista em leis eleitorais, Allah Góis, lançará seu livro Processo e Técnica Legislativa Municipal durante o 3º Congresso...