quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

A Origem de "O Caçador de Rolas"

Como surgiu a ideia da elaboração do filme "O Caçador de Rola"

Por - Carlos Santal  - 

Carlos Santal
Quero compartilhar com vocês como surgiu a ideia de escrever O Caçador de Rolas. Tudo começou de maneira despretensiosa, durante uma brincadeira entre mim e minha esposa.

Era hora do almoço, e eu lhe perguntei:

— Amor, o que vamos comer hoje?

Com bom humor, ela respondeu:

— Rola!

Caímos na risada! No fim, nosso almoço acabou sendo uma deliciosa omelete. Na época, nossa casa não tinha energia elétrica, então nossos passatempos eram simples: curtíamos um ao outro, líamos livros ou revistas à luz de velas. Para sair da rotina, decidimos transformar essa pequena brincadeira em um texto, retratando de forma divertida o que havia acontecido naquele dia.

O resultado foi tão engraçado que acabou virando uma peça teatral. Assim, criamos o grupo Sangue Novo e fizemos várias apresentações pela região, sempre com casa cheia.

Depois de algum tempo, interrompemos as apresentações. Foi então que um amigo, apaixonado por arte e dono de um grande equipamento de filmagem, me convidou para assistir a algumas imagens que ele havia gravado. Durante a conversa, ele confessou que tinha o desejo de gravar um filme, mas não tinha um roteiro.

— Isso não é problema! — respondi.

Ele sorriu maroto e disse:

— Eu topo!

Assim, dois malucos se aventuraram na realização de um filme. Como já tinha a peça montada, criei novos personagens e adaptei o roteiro para o cinema. Convidei amigos atores para compor o elenco, e começamos as gravações aos domingos.

O saudoso Abílio, o Português — uma pessoa generosa e dono da empresa de ônibus da Fátima — nos apoiou, disponibilizando um ônibus para transportar os atores e figurantes até o set de filmagem. Saíamos cedo e só retornávamos à tarde. Foram três meses de pura festa e dedicação, e conseguimos gravar praticamente todo o filme. Infelizmente, por falta de apoio, não conseguimos concluir as últimas cenas e tivemos que interromper o projeto.

Com o tempo, surgiu uma nova ideia: transformar essa história em um livro, para que o público pudesse conhecer a minha obra.

Agradeço, antes de tudo, a Deus e, em seguida, a todos os amigos que participaram dessa jornada e deram seus depoimentos. Meu muito obrigado!

---

Carlos Santal 

Poeta, cantor, professor de Artes plástica e cineasta.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

STM será testado em julgamentos de generais, diz ministra

Corte decidirá perda de patente de militares condenados por tentativa de golpe sem reavaliar decisões do Supremo Tribunal Federal A presiden...