Janeiro Roxo: Prefeitura de Ilhéus reforça ações e orienta sobre combate e tratamento da Hanseníase
A Hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Com o objetivo de realizar ações preventivas e prestar assistência aos casos da doença, a Prefeitura de Ilhéus busca informar a população sobre os meios de prevenção e tratamento, na busca de mudar as estatísticas e reduzir o número de vítimas na cidade.
A Secretaria da Saúde (Sesau), em parceria com a Rede Hans Bahia, promove um trabalho pontual para reforçar a importância do diagnóstico precoce e evitar a ocorrência de sequelas graves. Dedicada ao combate à Hanseníase, a campanha Janeiro Roxo realiza promoção de ações para ampliar o conhecimento acerca da doença.
De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hanseníase, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (DCCI/SVS/ MS), o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países com maior número de casos no mundo, seguido da Indonésia. A Hanseníase caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.
*Espelho Meu*
Iniciativa do serviço de referência em Tuberculose e Hanseníase do CAE III, em parceria com a Rede Hans Bahia, o projeto consiste em uma ação contínua que pretende cobrir todo o território municipal. Mensalmente são realizadas ações de conscientização e capacitação das equipes de Estratégia Saúde da Família, desde os agentes comunitários de saúde até o serviço especializado.
A ação realiza ainda busca ativa por casos suspeitos nos bairros. Uma vez encontrados, os casos passam por triagem realizada pela equipe especializada. Se o diagnóstico for positivo, a pessoa é encaminhada ao serviço de referência no município para início imediato do tratamento.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável