sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Estádio Fernandão

 Itabunão no Complexo Esportivo será rebatizado de Fernandão

Vereador Erasmo Ávila 

Em homenagem ao ex-prefeito de cinco mandato, o Legislativo de Itabuna aprovou o projeto de lei que rebatizará o Estádio Luiz Viana Filho como Fernando Gomes Oliveira, o Fernandão. Por iniciativa do vereador Erasmo Ávila (PSD), tanto o campo de futebol, apelidado de Itabunão, quanto o Complexo Esportivo prestigirão Fernando Gomes. "O Complexo inclui o estádio, cuja reforma está em licitação, e a Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, revitalizada recentemente", explicou Erasmo.

Segundo o vereador, o legado de Fernando Gomes, a exemplo da construção da própria Vila em 1980, referendou a renomeação do estádio. Erasmo, que foi educador físico por 12 anos na Vila, acredita que as circunstâncias atuais supervalorizam a homenagem. "Nossa cidade vive um momento ímpar no cenário esportivo com a revitalização da Vila, a reforma do Estádio e o retorno do Itabuna Esporte Clube à elite do futebol baiano. Fernando merecia", concluiu o chefe do Legislativo itabunense.

Agora, a denominação do Complexo Esportivo Fernando Gomes Oliveira e a renomeação homônima para o Estádio Luiz Viana Filho aguarda a sanção ou veto do prefeito Augusto Castro (PSD).

Comissão valida sistema gerencial de sessões na Câmara de Itabuna


A Comissão de Legislação da Câmara de Itabuna opinou na segunda, 10/10, pela constitucionalidade do Sistema Integrado de Gestão de Sessões. O parecer da Comissão, a partir do voto do relator Solon Pinheiro (Solidariedade), abre caminho para a alteração na Lei Orgânica de Itabuna (Lomi) que possibilitará o registro de presença dos vereadores de forma biométrica bem como a votação por meio do voto eletrônico. A proposta de emenda é da Mesa da Câmara.

"Esse sistema gerencial facilitará nosso trabalho parlamentar. Inclusive, a Câmara de Itabuna até se antecipou ao instalar o painel eletrônico para que os vereadores fossem se acostumando. Hoje estamos inserindo a identificação biométrica na Lei Maior do Município e, em seguida, iremos regimentalizar a votação eletrônica para as sessões ordinárias e as reuniões das comissões", explicou o presidente do Legislativo itabunense, Erasmo Ávila (PSD).

Por se tratar de uma proposta de emenda à Lei Orgânica, o Sistema de Gestão das Sessões será submetido a duas votações, com intervalo regimental de dez dias entre elas. O quórum de aprovação da matéria é de maioria qualificada, ⅔ do Plenário, ou seja, pelo menos 14 dos 21 dos vereadores devem votar a favor. Depois que o Plenário aprova, a emenda à Lomi é promulgada diretamente pela Mesa, sem passar pela sanção do prefeito.

Denominação de via pública

A Comissão de Legislação, seguindo o relator Solon Pinheiro, acatou nova identificação para uma travessa no bairro Mangabinha. Por sugestão do vereador Ricardo Xavier (Cidadania), a via pública será denominada de Demósthenes Propício de Carvalho. Dentista de formação e amante do futebol, Carvalho fundou a primeira escola de futebol infantil de Itabuna.

Atualmente, a travessa é conhecida como Rosenaide Guimarães. Xavier esclareceu que uma rua no mesmo bairro já homenageia Rosenaide.

 O projeto de lei com a nova denominação da travessa no Mangabinha também terá que passar pelo crivo do Plenário em votação por maioria qualificada, ⅔ dos vereadores.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

O riscos de águas-vivas no litoral de Ilhéus

As recomendações incluem medidas de prevenção e primeiros socorros para evitar acidentes nas praias Agua viva. Cuidado com ela! Com a chegad...