Secretário de Governo
prestigia lançamento do
projeto“Costurando para
a o Futuro”
O secretário municipal de Governo, Josué Brandão Júnior, representou o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), no lançamento do projeto “Costurando para o Futuro”, que teve a presença do secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Guimarães Neto. A ação foi apresentada durante uma cerimônia no Conjunto Penal de Itabuna na tarde de quinta-feira, dia 9.
“Vamos levar ao prefeito Augusto Castro, o pedido do secretário Nestor Duarte para que as pessoas que ainda estão processo de ressocialização e até quem já cumpriu sua pena seja aproveitado em casos de contrato para reformas de escolas e obras públicas da cidade” afirmou Júnior Brandão
O secretário de Governo reforçou ainda que o município tem a Lei nº 2.116, de 2009, que institui um programa de incentivo ao emprego para ex-presidiários. “É uma demanda importante, já que hoje em dia é mais difícil ao mercado absorver uma pessoa que ficou temporariamente privada de liberdade”, disse.
“Devolver cidadãos honrados à sociedade”. Foram as palavras proferidas pelo secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Guimarães Neto, no lançamento do projeto “Costurando para o Futuro”.
O objetivo do projeto, que se une a outras iniciativas, é que cerca de 150 internos costurem 50 mil fardamentos que serão distribuídos paras outras penitenciárias no estado. “A grande vantagem dessa iniciativa é que a cada três dias trabalhados, o interno tem um dia de remissão da pena”, afirmou o secretário.
Ele destacou que, além da costura dos uniformes, três dias de estudo também dão direito a um dia de remissão da pena. “ Temos ainda a remissão pela leitura”, disse o secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização.
O projeto do Governo do Estado já foi inserido em Feira de Santana e Salvador. “ Nós temos vários cursos, dentre eles marceneiro, eletricista, carpinteiro e computação, fruto de parcerias com empresas privadas”, frisou Nestor Duarte.
Para o diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Adriano Jácome, o trabalho da Secretaria de Administração Penitenciária é exitoso. Ele explicou que antes de integrar o programa, o interno passa por uma terapia ocupacional.
“São selecionados e aprendem uma nova atividade. Pelo menos duas mil fardas para os próprios internos já foram confeccionadas pelos internos”, comemora Jácome. A cerimônia teve ainda a participação de representantes da Justiça, Defensoria Pública do Estado (DPE-BA), Ministério Público da Bahia e da Polícia Militar.
______________________________
Guarda Civil Municipal abraça a Campanha
Setembro Amarelo
Servidores da Prefeitura de Itabuna, lotados no Centro Administrativo Firmino Alves, Bairro São Caetano, foram agraciados na manhã desta sexta-feira, 10, com uma apresentação musical da banda da Guarda Civil Municipal (GCM) da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop).
A apresentação fez parte de uma série de ações que estão sendo realizadas em alusão ao Setembro Amarelo – Campanha de Prevenção ao Suicídio. Na oportunidade, foram distribuídos ainda brindes e lacinhos na cor amarela em referência a campanha.
A assistente social Menades Mercês explica que o Setor de Promoção Social da Guarda Civil Municipal decidiu abraçar esta campanha levando uma mensagem de promoção à vida em diversos setores da sociedade. “Já passamos pela Central de Regulação da Saúde e hoje estamos aqui no Centro Administrativo. Durante todo o mês serão realizadas diversas ações”, disse.
Ela informa que para o encerramento, previsto para o próximo dia 30, está sendo organizada uma Feira de Saúde, que acontecerá na sede da Sesop, no Bairro Lomanto. “Lá serão disponibilizados diversos serviços totalmente gratuitos. Será mais uma oportunidade em que também teremos de levar nossa corrente de proteção, informação e socorro”, finaliza a assistente social Menades Mercês.
______________________________
Ampliação da capacidade de público nos atos
solenes de formatura
A Prefeitura de Itabuna publica no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, dia 10, um o Decreto nº 14.631, em que permite o aumento da capacidade de público nos atos solenes de formatura (culto e colação de grau). Com essa flexibilização, fica permitida a ocupação de 70% da capacidade de público e a recepção festiva em casamentos com 50%, limitando a 200 pessoas e sem uso da pista de dança.
Também está permitida a realização de eventos com até 500 pessoas, atos religiosos, cinemas e teatros com ocupação de 70% da capacidade. Ainda de acordo com o Decreto, academias e centros de treinamento também podem funcionar com ocupação de 70% da capacidade.
Eventos festivos (confraternizações, aniversários, recepções etc) podem ser realizados com 50% da capacidade, limitado a 200 pessoas. Mas fica proibida a utilização de pista de dança ou qualquer ambiente que promova o contato físico entre as pessoas que não estejam utilizando máscara.
Também estão permitidos os eventos desportivos com a presença de público, desde que seja respeitado o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas, bem como a utilização obrigatória de máscaras. Importante lembrar que a realização de shows ainda não foi autorizada pela administração municipal.
As regras continuam as mesmas: evitem aglomerações, respeitem os protocolos de distanciamento social, utilização de máscara facial ao sair de casa e higienizem as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool a 70%.
______________________________
Prefeitura paga mais um lote do Auxílio
Emergencial
A Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias de Fazenda e Orçamento e de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) efetuou o pagamento do Auxílio Emergencial Municipal que teve mais uma parcela creditada na quarta-feira, dia 8. Até agora, mais de 600 pessoas já foram beneficiadas.
Com a crise financeira desencadeada pela pandemia do novo coronavírus, muitas famílias estão em situação de vulnerabilidade social. Por isso, a titular da Secretaria de Promoção Social, Andrea Castro, com o apoio do prefeito Augusto Castro (PSD), criou um projeto com finalidade de disponibilizar por um período de 3 meses o valor de R$100,00 para as famílias cadastradas.
A Prefeitura trabalha constantemente para ajudar as pessoas no enfrentamento e na superação da vulnerabilidade social daqueles que não tem condições de suprir suas necessidades básicas. Por isso, a SEMPS também promoveu a concessão de cestas básicas para moradores do município que se encontram nessa situação.
Agora, a Administração municipal aguarda autorização da Câmara Municipal de Vereadores para a concessão de mais três parcelas do Auxílio Emergencial Itabuna, projeto que tem o incentivo do prefeito Augusto Castro sensível às necessidades das pessoas que mais precisam.
______________________________
Bailarina Ana Botafogo participa de evento de dança
promovido pela FICC
Durante três dias, alunos, professores de balé e admiradores da dança participaram de oficinas, que fizeram parte do 1º ciclo. No segundo dia, a bailarina carioca fez uma palestra sobre a biografia que escreveu narrando toda sua trajetória na dança que a alçou aos palcos e teatros do Brasil e do exterior. Itabuna foi a primeira cidade do Nordeste do país, a sediar uma palestra da bailarina
depois do lançamento da biografia.
“Nosso balanço é positivo, porque mostra que a gestão do prefeito Augusto Castro é pautada no diálogo com a cultura local”, destacou o presidente da FICC, Aldo Rebouças. Ele lembrou ainda que os três dias de evento foram o resultado de debates entre a FICC e agentes culturais grapiúnas.
Já na manhã desta sexta-feira, dia 10, foram quase duas horas de aula do Master Class, que é um balé mais avançado. Alunos e professores de várias escolas de dança subiram ao palco do Teatro Municipal Candinha Dória para aperfeiçoar técnicas do balé com a renomada bailarina.
A professora de balé Luísa Sellmann, esteve entre os participantes e acredita que a aula com Ana Maria Botafogo marca o retorno aos palcos em grande estilo. “Achei esse contato importante para nossa região por se tratar de uma profissional de renome. Foi uma oportunidade incrível que a FICC nos proporcionou”, comemora.
Na avaliação de Luísa, a aula mostrou que os bailarinos de Itabuna fazem um trabalho de qualidade. “Em duas horas de aula, Ana Botafogo fez algumas correções necessárias com uma didática incrível", avaliou a professora de balé. Para Luísa Sellmann, o projeto da FICC fez a diferença.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável