quarta-feira, 8 de setembro de 2021

ITABUNA EM FOCO: Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania-FICC realiza primeiro evento de dança

Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania-FICC realiza primeiro evento de dança 



A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), realiza hoje e amanhã,  dias 8 e 9, o projeto “Não FICC parado. Dance!”, primeiro evento de dança em Itabuna na gestão do prefeito Augusto Castro. A primeira edição conta com a participação de escolas privadas e públicas.

A proposta visa promover, resgatar e difundir os elementos da cultura da dança itabunense. A programação contemplará, nesta quarta-feira, oficinas de danças de ritmos diferentes, dentre eles balé, dança afro, jazz e dança do ventre. Já na quinta-feira, a palestra exclusiva de Ana Botafogo, renomada bailarina brasileira, com uma carreira inspiradora.


Essa é mais uma demonstração da preocupação do governo do prefeito Augusto Castro em difundir a cultura na cidade, promovendo diferentes interações entre as diversas expressões do setorial da dança.

Para o Presidente da FICC, Aldo Rebouças, o projeto “Não FICC Parado, Dance!” sem dúvidas vai difundir a cultura da dança e seu valor educativo entre os cidadãos itabunenses, entendendo-a como uma expressão cultural marcante, preservando assim a nossa identidade cultural”.
_____________________________

Diretoria Defesa Civil vistoria obras de contenção

de encostas 

A diretora da Defesa Civil da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Eliciane Reis, vistoriou hoje, dia 8, as obras de contenção de encostas que estão sendo executadas pela Prefeitura de Itabuna em dois pontos da cidade: Bairros Castália e Novo Mangabinha. Estão sendo aplicados recursos de R$ 370 mil da parceria entre município de Itabuna e a Secretaria Nacional da Defesa Civil, depois de solicitação do prefeito Augusto Castro (PSD).

A diretora da Defesa Civil, explica que as obras estão acontecendo nestas localidades depois de sofrerem deslizamento de terra em novembro do ano passado, após fortes chuvas. Além disso, apresentavam riscos para as residências no entorno, transeuntes e veículos.


“A obra do Bairro Novo Mangabinha, que fica na 4ª Travessa, foi concluída no final de semana. Hoje fizemos uma vistoria para verificar se está tudo de acordo com o projeto. Já em relação à contenção do Bairro Castália, na Rua B, a previsão é que esteja concluída em no máximo dois dias”, informou a diretora da Defesa Civil.

Ane Reis explica que a parceria entre o município e a Secretaria Nacional da Defesa Civil para a contenção de encostas, incluiu ainda a limpeza de canais de macrodrenagem nos bairros Fátima, São Roque e Antique .

“Foi uma ação em resposta a uma verba que o Governo Federal havia enviado na gestão anterior. O prefeito Augusto Castro conseguiu junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional e à Defesa Civil prorrogar o prazo de utilização deste recurso. Por isso, finalizamos as obras em menos de 30 dias”, comemora.
_________________________

Advogado é eleito o presidente do Conselho

Municipal de Políticas sobre Drogas



O advogado Paulo Bernardo da Costa Neto, representando a sociedade civil organizada, por meio da subseção de Itabuna da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi eleito nesta quarta-feira, dia 8, presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod), cujos novos membros foram empossados durante cerimônia simples na Casa dos Conselhos, bairro São Caetano. Ele concorreu com Ansielmo Prates Santana, representante da Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis.

Todos os integrantes do Conselho já haviam sido escolhidos e nomeados pelo prefeito Augusto Castro (PSD) e nomeados através de Decreto. Agora empossados, eles têm a missão de trabalhar a prevenção ao uso, tratamento, reabilitação e reinserção na sociedade dos usuários de álcool e drogas, além de cooperar na elaboração de políticas públicas.

A cerimônia, que contou com a presença da gestora do SUAS, Susy Meire Martins Azevedo, que representou o prefeito Augusto Castro e a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andréa Castro, foi presidida pelo secretário municipal de Governo, Josué Brandão Júnior, que também integra o Compod, como representante do poder público.

Para Susy Meire, a reativação do Conselho é mais um avanço da atual Administração municipal. “Principalmente no atendimento a uma parcela da população que encontra-se em extrema situação de vulnerabilidade. O nosso papel com a representação por meio de um Conselho, é trabalhar intensamente para dar uma resposta aos anseios e necessidades dessas pessoas”, comentou.

O presidente do Compod, Paulo Bernardo, ressaltou a importância do suporte que será dado aos órgãos e pessoas que dedicam suas vidas cuidando daqueles que possuem algum tipo de dependência química e também de suas famílias. “Precisamos dar voz a estas pessoas, inclusive com participação direta na elaboração de políticas públicas que venham ter resultado direto para toda as famílias de usuários de drogas e álcool”, afirmou.

O CONSELHO
Primeiro presidente

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas foi instituído com base na Lei nº 2216/2008, mas sofreu algumas mudanças diante da necessidade de se adequar às necessidades de políticas públicas voltadas para a questão da dependência química. O vereador Israel Cardoso (PTC) disse que é uma satisfação muito grande.

“Ver sendo cumprida uma lei em que tive participação na sua elaboração ou alteração é gratificante. Sou Assistente Social de formação e estarei sempre defendendo políticas públicas”, comentou o vereador. Israel Cardoso é o autor do projeto de lei de nº 21/2021 que reativa e amplia o número de membros do Conselho, passando de 22 para 28 conselheiros.

Ao todo, o Compod destina 14 assentos para as instituições da sociedade civil. No entanto, apenas nove se inscreveram no processo de reativação, dentre elas, a subsecção da OAB/Itabuna, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Regional de Psicologia, representantes de igrejas evangélicas.

_________________________________________


Prefeitura poda de árvores próximo a agência

do INSS
Atendendo a um pedido da gerência executiva da agência da Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), localizada na Avenida Ilhéus, centro de Itabuna, a Diretoria de Limpeza Pública da Superintendência de Serviços Públicos, com o apoio da Coelba, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 8, a poda de galhos das árvores que apresentavam riscos à rede de distribuição de energia elétrica.

Os serviços de poda urbana são fundamentais para evitar o rompimento de cabos condutores de energia, perda da iluminação pública e mesmo a interrupção no fornecimento de energia por ação dos ventos. Por isso, os cuidados devem ser redobrados onde a vegetação se sobrepõe à fiação elétrica e a poda deve ser executada por profissionais habilitados, devidamente equipados com EPIs.

Periodicamente, a equipe da Diretoria de Limpeza Pública realiza fiscalização da arborização das vias públicas aplicando técnicas apropriadas que evitam riscos de acidentes e respeitam o meio ambiente. No final da ação de hoje, o diretor da Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, informou que o local ficou limpo, tendo havido a remoção dos resíduos.
_______________________________

Campanha do Setembro Amarelo

marcado por atividades

A Campanha de Prevenção ao Suicídio, intitulada Setembro Amarelo, está sendo marcada em Itabuna por atividades programadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Mental. Nesta sexta-feira, dia 10, acontece o “Dia D de Combate ao Suicídio”, com a mobilização dos profissionais do atendimento psicossocial, que estarão em um estande, na Praça Olintho Leone, dando orientações à população no período das 9 às 16 horas.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, durante todo o mês, às quartas-feiras, também acontecem pit-stops no cruzamento da Avenida do Cinquentenário (imediações da Praça Otávio Mangabeira) com a Rua Professor Alício de Queiroz. “Durante estas ações, são distribuídos panfletos informativos sobre a prevenção ao suicídio e como e onde buscar ajuda para pessoas que manifestam sinais de depressão ou a ideação suicida”, frisou.

Lívia Mendes disse que durante a campanha do Setembro Amarelo são divulgados vídeos mostrando o fluxo de atendimento psicossocial no município, bem como os fatores de risco e os sinais de alerta que devem ser levados em conta pelas pessoas quando um familiar ou um amigo apresentar sintomas depressivos.

A secretária de saúde informou ainda que, para além destas ações, nas unidades de saúde da Rede de Atenção Básica, no Caps-AD e nas instituições de ensino superior vão acontecer ciclos de rodas de conversa sobre a temática do suicídio, com a participação de profissionais de Psicologia. “O nosso objetivo é sensibilizar a comunidade para a importância do combate ao suicídio e, consequentemente, salvar vidas”, finalizou Lívia Mendes.

______________________________

Prefeito Augusto Castro reverte ao patrimônio

público terreno doado no Conceição

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), determinou a reversão ao patrimônio público municipal da área de terra de 4.900,95 m² doada por meio de escritura pública à empresa Tel Telemática e Marketing Ltda., que havia assumido o compromisso de construir no local onde funcionou a feira livre coberta do Bairro Conceição, o Centro de Prestação de Serviços de Telemarketing, Teleatendimento, Teleserviços, Call Center e Contact Center. A decisão se deu após parecer jurídico emitido pela Procuradoria-Geral do Município.

A decisão foi tomada por meio do Decreto Municipal nº 14.629, publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município desta quarta-feira, dia 8. Segundo o parecer da Procuradoria Jurídica, a empresa deixou de cumprir o prazo concedido para a construção do empreendimento, que havia sido estabelecido na Escritura Pública de Doação, que de acordo a Lei n º 2.385, de 02 de março de 2017, inicialmente seria de dois anos e foi alterado para três.

A área de terra revertida ao patrimônio público do município de Itabuna fica localizada entre as ruas Santo André, Aurora e Travessa Aurora, no Bairro da Conceição. No espaço já funcionou a antiga feira livre, ateliês de costura, bares e restaurantes e casas comerciais que atendiam as demandas da comunidade, relativas a hortigranjeiros, produtos e serviços.

_____________________________

Boletim Covid-19


Por problemas técnicos no E-SUS, o Boletim Covid-19 não será divulgado hoje. Apesar das tentativas, foram inúteis as  ações para extrair informações no sistema por parte dos profissionais da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento  de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Espera-se que tudo volte à normalidade, o mais breve possível.

Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Eleições da OAB-BA acontecem nesta terça (19)

Pleito será realizado das 9 às 17h, exclusivamente em formato presencial, no Shopping da Bahia, em Salvador, e nas 37 subseções da OAB-BA Ne...