Rua Coronel Paiva será temporariamente interditada para instalação da decoração de Natal em Ilhéus
Trecho entre o Ponto Chic e o Edifício Cidade de Ilhéus será fechado de quinta (13) a domingo (16)
A Prefeitura de Ilhéus informa que a Rua Coronel Paiva será interditada temporariamente para a instalação da ornamentação natalina no centro da cidade. O trecho compreendido entre o Ponto Chic e o Edifício Cidade de Ilhéus será fechado na noite desta quinta-feira (13) e reaberto no domingo (17).
A intervenção é necessária para garantir a segurança das equipes responsáveis pela montagem e para agilizar os preparativos do Natal Ilhéus 2025, que promete atrair moradores e visitantes com uma programação especial e ambientes temáticos.
A gestão municipal pede a colaboração de motoristas, comerciantes e pedestres que circulam pela região, reforçando que a medida é temporária e essencial para a finalização da decoração festiva.
Servidores municipais participam de capacitação sobre Regularização Fundiária Urbana
Curso é ministrado pela CONDER e viabiliza capacidade técnica para avançar nos processos da REURB
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, realiza curso sobre Regularização Fundiária Urbana (REURB). A capacitação iniciou na quinta-feira (13) e continua nesta sexta (14) no auditório da empresa A Parceria Soluções em Contábilidade e Consultoria. O curso é ministrado por técnicos da Companhia de Desenvolvimento Regional (CONDER), do Governo da Bahia. O objetivo é regularizar as áreas ocupadas de maneira informal, para garantir o direito à moradia digna, promover a inclusão social e assegurar segurança jurídica por meio da titulação dos ocupantes.
Participaram servidores e comissionados das Secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil, Projer, Secretaria da Fazenda e Orçamento, Secretaria de Gestão, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria da Casa Civil, além de representantes da OAB, por meio da Comissão de Direito Imobiliário. A iniciativa ressalta a importância da atuação municipal na aplicação da REURB, uma vez que os municípios são responsáveis pela análise e condução dos processos, e por integrar a política ao planejamento urbano.
A REURB, instituída pela Lei Federal nº 13.465/2017, é uma política pública fundamental para garantir o direito à moradia e promover inclusão social e desenvolvimento urbano sustentável. Considerada um procedimento formal com base legal e institucional definida, ela reúne medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais voltadas à incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial, assegurando segurança jurídica, dignidade e acesso a serviços essenciais para os ocupantes.
Com a realização do curso, a Prefeitura de Ilhéus fortalece sua capacidade técnica para avançar nos processos de regularização fundiária, aprimorando a execução de uma política fundamental para a garantia de direitos e melhoria da qualidade de vida dos municipes.
Audiência pública em Ilhéus discutirá a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2026
Debate ocorrerá na segunda-feira (17), às 09h, na Câmara de Vereadores de Ilhéus
Na segunda-feira (17), às 09h, a Câmara de Vereadores de Ilhéus realizará audiência pública para apresentação e discussão do Projeto de Lei nº 182/2025, que estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2026.
A LOA é o instrumento oficial que reúne as metas e prioridades referente à destinação de verbas da gestão municipal, bem como os recursos necessários para seu cumprimento. A audiência pública contará com a presença da Prefeitura da Ilhéus, através de secretários municipais.
A gestão municipal ressalta que a participação da comunidade é essencial para fortalecer a transparência na definição das prioridades de investimentos e serviços públicos, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Ilhéus intensifica ações do Novembro Vermelho com foco na prevenção do câncer de boca
Unidades de saúde, CEO e Secretaria Municipal promovem orientações, triagens, autoexame e encaminhamentos durante todo o mês
A Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde está mobilizada ao longo de todo o mês de novembro para reforçar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca, dentro da campanha Novembro Vermelho. A iniciativa integra unidades básicas de saúde, a Coordenação de Saúde Bucal e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com uma série de ações educativas, triagens e orientações à população. As ações especiais acontecem nos dias 27 e 28 de novembro.
De acordo com Louise Tainá, coordenadora de Saúde Bucal do município, o Ministério da Saúde definiu a primeira semana de novembro como o período voltado especificamente para a prevenção do câncer de boca. Em Ilhéus, a campanha se estende por todo o mês, com enfoque no alerta sobre sinais, sintomas e formas de prevenção.
“Estamos realizando mobilizações, distribuindo materiais informativos e orientando a população sobre como fazer o autoexame. Nas unidades de saúde, especialmente no CEO - Centro de Especialistas Odontológicas, banners e informativos reforçam a importância de observar lesões que não cicatrizam, aftas persistentes por mais de 15 dias, feridas na língua, mucosa ou bochechas, além da relação com o consumo de álcool, cigarro e problemas estomacais”, explicou Tainá.
A coordenadora destaca que, ao identificar qualquer alteração, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde-UBS. De lá, quando necessário, é feito o encaminhamento para o CEO, que realiza atendimento especializado. “O fluxo funciona assim: a pessoa procura a unidade, é avaliada pelo dentista e, caso haja suspeita, é encaminhada para o CEO, onde será avaliada de forma mais detalhada”, completou.
Participação nas ações do Novembro Azul – Dia 27
No dia 27 de novembro, durante a grande ação do Novembro Azul voltada para a saúde do homem, realizada no centro de Ilhéus, na Praça JJ Seabra- em frente à Câmara de Vereadores, a equipe de Saúde Bucal também participará com orientações sobre o câncer de boca. Serão realizadas triagens, autoexames assistidos e distribuição de panfletos.
“O câncer de boca é o quinto tipo de câncer mais recorrente e afeta principalmente os homens. Por isso, vamos unir forças e levar informação diretamente à população”, disse Tainá.
Acolhimento e biópsias no CEO – Dia 28
A coordenadora do CEO, Gabriela Grijó, destacou que o acolhimento a pacientes com lesões bucais suspeitas ocorre durante todo o ano. Após avaliação na UBS, caso seja identificada alguma alteração que possa se tornar ou já ser um câncer de boca, o paciente é encaminhado ao CEO, onde dentistas especializados realizam exames, incluindo biópsias.
“No CEO, acolhemos todos os pacientes encaminhados. Fazemos o recebimento, avaliamos a necessidade de biópsia e encaminhamos o material para o laboratório, que identifica se é uma lesão benigna ou maligna. A partir disso, direcionamos o paciente para o tratamento adequado”, explicou Gabriela.
Especificamente no dia 28 de novembro, o CEO vai receber todos os pacientes encaminhados durante o mês para uma ação especial. Haverá sala de espera educativa, demonstração do autoexame e avaliação direcionada, incluindo encaminhamento imediato para biópsias quando necessário. Para participar, é obrigatório que o paciente leve cartão do SUS, documento de identidade e a requisição do dentista da unidade de saúde.
Compromisso com a prevenção
A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, reforçou a importância da campanha e o compromisso da gestão com o cuidado integral da população.
“A prevenção é fundamental. Muitas vezes o câncer de boca é silencioso, e as pessoas não percebem. Por isso, estamos intensificando ações nas unidades e nos dias 27 e 28, orientando sobre qualquer ferimento ou afta que não cicatriza, e encaminhando ao CEO para avaliação especializada. Esse é um compromisso da gestão do prefeito Valderico Júnior e da vice-prefeita Wanessa Gedeon, que priorizam o cuidado e a informação como forma de proteger a população”, destacou. - Por ASCOM SESAU
Prefeitura de Ilhéus isola ponto de ônibus e inicia manutenção da estrutura*
_Equipes agiram imediatamente para garantir a segurança da população_
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, informa que, ao tomar conhecimento da inclinação de um ponto de ônibus no Centro da cidade (Paredão), adotou medidas imediatas para garantir a segurança da população. A área foi prontamente isolada e a equipe técnica iniciou os procedimentos necessários para a manutenção e recuperação da estrutura.
Durante a ação, equipes da Seinfra realizaram também a vistoria de outros pontos de ônibus do local, com o objetivo de identificar possíveis situações de risco e evitar incidentes semelhantes.
A gestão municipal reforça que já foi assinada pelo prefeito Valderico Junior a ordem de serviço que autoriza a instalação de novos pontos de ônibus em diversos bairros de Ilhéus, fortalecendo o compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana e a segurança de todos. - Sucom.







Nenhum comentário:
Postar um comentário