Autoridades acusam o Hamas de lançar ofensiva contra tropas israelenses
![]() |
| Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. (Foto: Reprodução/Instagram/@b.netanyahu). |
Do - Diário do Poder - A frágil trégua em Gaza foi colocada à prova neste domingo (19), após o Exército de Israel realizar ataques aéreos precisos na área de Rafah, em resposta direta a uma violação do cessar-fogo por parte de militantes do Hamas.
Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), os ataques ocorreram após terroristas abrirem fogo contra tropas israelenses, utilizando granadas propelidas por foguetes e disparos de franco-atiradores, uma grave infração do acordo firmado há apenas nove dias com a mediação dos Estados Unidos.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel não hesitará em responder com força a qualquer agressão:
“O cessar-fogo é um compromisso que precisa ser respeitado. Quando nossos soldados são atacados, responderemos com determinação para garantir sua segurança e a do povo israelense”.
Para o IDF a ação é clara:
“Esta foi uma clara e descarada violação do cessar-fogo. Israel permanece comprometido com a estabilidade na região, mas não tolerará ataques contra suas forças sob qualquer pretexto.”
Apesar das alegações do Hamas de desconhecimento sobre os confrontos, autoridades israelenses contestam a versão do grupo, apontando que os ataques foram coordenados e ocorreram dentro de uma área que, segundo o próprio Hamas, estaria sob controle de Israel, o que contradiz a versão de que o grupo estaria completamente alheio aos eventos.
Nos últimos dias, tanto Israel quanto o Hamas trocaram acusações sobre supostas violações do cessar-fogo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário