Serviços de roçagem e capinagem no Banco da Vitória
Ações garantem mais limpeza, bem-estar e valorização dos espaços públicos
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), realizou serviços de roçagem e capinagem no Banco da Vitória. A ação tem como objetivo promover a limpeza do espaço público, que contribui para o bem-estar da comunidade.
O serviço faz parte do cronograma regular de manutenção do espaço público. Além de melhorar a aparência do bairro, a ação tem papel essencial no combate à proliferação de insetos peçonhentos, garantindo segurança para a comunidade, reforçando o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida da população e a preservação do espaço público.
Com a ação, a Prefeitura de Ilhéus demonstra o cuidado com a cidade e com as pessoas, mantendo os bairros organizados e prontos para receber moradores e visitantes com mais conforto e bem-estar.
Projeto “Samuzinho na Escola” leva aprendizado sobre primeiros socorros a alunos da Escola Nelson D’Oliveira
Iniciativa do NEP do SAMU desperta o interesse das crianças e estimula a educação em primeiros socorros
As crianças da Escola Municipal Nelson D’Oliveira viveram uma manhã e tarde diferentes e cheias de aprendizado com a visita da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Ilhéus. A ação faz parte do projeto “Samuzinho na Escola”, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), que tem como objetivo aproximar os estudantes do funcionamento do serviço e ensinar noções básicas de primeiros socorros e suporte à vida.
De acordo com Laís Cardoso, enfermeira do NEP, o projeto tem sido muito bem recebido pelas escolas e pelas crianças.
“As crianças sempre recebem o projeto com empolgação. Elas têm grande admiração pelos profissionais e pela farda do SAMU, o que desperta ainda mais o interesse. Aproveitamos esse atrativo para levar informações sobre primeiros socorros e suporte básico de vida, entendendo que as crianças são grandes multiplicadoras desse conhecimento dentro de casa”, destacou.
Durante o ano, o projeto já percorreu cerca de dez escolas da rede municipal, levando simulações, demonstrações e atividades práticas que envolvem os alunos.
“Temos sido muito bem recebidos por toda a comunidade escolar. Além das orientações sobre primeiros socorros, reforçamos também a importância do acionamento correto do SAMU, pelo número 192, e o combate aos trotes telefônicos, conscientizando desde cedo sobre a responsabilidade no uso do serviço”, completou Laís.
O diretor da Escola Nelson D’Oliveira, Cézio Galo de Souza, ressaltou a importância da iniciativa para o aprendizado dos alunos.
“São turmas do primeiro ao quinto ano que participaram com muito entusiasmo. Essa proposta agrega conhecimento e desperta nas crianças a noção de como agir em situações de emergência. É algo que elas levam para a vida, aprendendo desde cedo o que fazer e a quem recorrer quando necessário”, afirmou o diretor.
O “Samuzinho na Escola” é uma das ações educativas promovidas pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o propósito de aproximar o SAMU da comunidade e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para agir diante de situações de urgência.Por ASCOM SESAU
Roçagem, capinagem e limpeza em torno do Viaduto Catalão
Ação reforça o cuidado com a cidade e garante mais segurança e mobilidade
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), realizou serviços de roçagem, capinagem e limpeza em torno do Viaduto Catalão, uma importante via de acesso da cidade. A ação faz parte do cronograma de manutenção da cidade, que visa manter os espaços de convivência seguros e organizados.
Durante o serviço, os operadores realizaram a remoção da vegetação presente na via, além da limpeza do espaço, promovendo uma melhor visibilidade e fluidez no tráfego de veículos e pedestres, proporcionando uma cidade mais agradável para a população.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Ilhéus reafirma o compromisso com a manutenção do espaço público e a qualidade de vida da população.
Avança em Regularização Fundiária e melhorias habitacionais no Salobrinho
Ação integrada entre secretarias municipais e empresa parceira vai beneficiar cerca de 700 famílias
![]() |
A Prefeitura de Ilhéus realizou uma reunião estratégica com representantes de secretarias municipais, da Procuradoria-Geral do Município e da empresa ABM Engenharia, com o objetivo de avançar nas ações de regularização fundiária e melhorias habitacionais no bairro Salobrinho.
A articulação foi conduzida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem, no último dia 17, e contou com a presença dos secretários Vinícius Ibrann (Casa Civil), Sayonara Machado (Promoção Social e Combate à Pobreza) e Cristiano Carvalho (Gestão), além do Procurador-Geral do município Jorge Cajueiro e do chefe do Gabinete Caio Garcia. Participaram ainda, pela SDEI, o Superintendente Jurandir Hentler, os diretores Ricardo Moreno e Rosivaldo Sousa e a servidora Ducinéa Moreno. Pela Secretaria da Fazenda, estiveram presentes os diretores de tributos Celimarcos e Roberto.
Durante o encontro, foram definidos que cerca de 700 famílias serão identificadas para participar do processo de Regularização Fundiária Urbana (REURB) gratuita de seus imóveis. Destas, até 140 famílias que atendam aos critérios sociais poderão receber o benefício de reforma de suas moradias, com investimento de até R$ 15 mil por residência. Também foi confirmado um curso, através da CONDER, para capacitação sobre a implantação do REURB, previsto para os dias 13 e 14 de novembro.
O secretário Paulo Ganem frisou o compromisso do prefeito Valderico Junior com as famílias de baixa renda: "Essa é uma ação que reflete o empenho do nosso prefeito em garantir moradia digna e segurança jurídica para quem mais precisa".
Com a iniciativa, a Prefeitura de Ilhéus reforça o compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável, promovendo políticas públicas que ampliam o acesso à moradia, valorizam os territórios e garantem mais oportunidades para as famílias ilheenses.
FLI encerra o Mês do Livro e da Leitura com show gratuito de Armandinho
Evento celebra a literatura, a arte e a cultura na Praça Dom Eduardo, nesta sexta-feira (31), às 19h30
A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Comunidade Tia Marita e a Fundação Pedro Calmon da Secrataria de Cultura da Bahia realizam, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, o encerramento do Mês do Livro e da Leitura, com um show gratuito de Armandinho e Banda, nesta sexta-feira (31), a partir das 19h30, na Praça Dom Eduardo, no Centro.
A apresentação integra a programação da Festa Literária de Ilhéus (FLI), realizada em julho deste ano, que ao longo de outubro seguiu celebrando o Mês do Livro e da Leitura com diversas ações voltadas à valorização da literatura, da arte e da cultura.
Com o tema “Ler é viver arte todos os dias”, a iniciativa reforça o papel da leitura como ferramenta de transformação social e de incentivo à formação de novos leitores. O encerramento com Armandinho simboliza a conexão entre a arte literária e a musical, marcando o fim de um período dedicado à cultura e à democratização do acesso às artes.
Com o apoio, a Prefeitura de Ilhéus através da secretaria de cultura reafirma seu compromisso com a promoção cultural e o fortalecimento do calendário artístico do município.
Superliga Ilheense de Futsal tem início nesta sexta-feira (31), no Ginásio Herval Soledade
Competição fortalece o esporte local e incentiva a integração entre atletas amadores
Com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, começa nesta sexta-feira (31), a Superliga Ilheense de Futsal, realizada no Ginásio de Esportes Herval Soledade. A competição incentiva a prática esportiva e a valorização do futsal amador da cidade.
Com oito equipes participantes, o sistema de disputa é dividido em dois grupos (A e B). Classificam-se para a próxima fase os dois primeiros colocados de cada chave.
A realização da Superliga representa um importante passo para fortalecer o futsal no município, além de estimular a prática esportiva entre jovens e adultos.
Ilhéus representa o Brasil com stand próprio no Salon du Chocolat, em Paris
Presença reforça o município como referência em turismo de experiência, cultura e economia criativa
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), participa pela primeira vez como expositora no Salon du Chocolat Paris 2025. Esse é um dos maiores eventos do mundo dedicados ao cacau e ao chocolate e segue até domingo (02), na capital francesa. O objetivo é fortalecer a presença de Ilhéus no cenário internacional e destacar o município como referência em turismo inteligente, cultura, gastronomia e produção sustentável.
O Brasil foi homenageado no evento, que contou com o workshop “Bahia, Brasil: um Destino de Oportunidades”. Dentro dessa celebração, Ilhéus ganhou destaque com um stand próprio, localizado próximo ao espaço Brasil Origem Week, que tem atraído o público internacional pela combinação de tradição, criatividade e sustentabilidade.
Durante a cerimônia de inauguração do Espaço Brasil, a Prefeitura promoveu ações de divulgação cultural e gastronômica, com destaque para o lançamento do chocolate de camarão e dendê, da Benevides Chocolates Finos, e para o Welcome Drink com licor de cacau, chocolate e nibs da Licor Iracema, apresentado por “Gabriela”, personagem símbolo da cidade criada por Jorge Amado.
Com essa participação, a gestão municipal reforça a vocação histórica e econômica de Ilhéus, ligada ao cacau e ao turismo sustentável, consolidando o município como referência internacional em cacau de origem e gastronomia de identidade.- Sucom. Fotos Gabriel Barbosa












Nenhum comentário:
Postar um comentário