Atividades com adolescentes reúnem esporte, cultura, tecnologia e ações ambientais em comemoração ao primeiro ano do projeto
A Prefeitura de Ilhéus está apoiando uma série de atividades esportivas e culturais promovidas pelo Instituto Inspire ao longo do mês de outubro. A iniciativa, voltada para adolescentes do município, tem o objetivo de incentivar a prática esportiva, a convivência comunitária e a conscientização social e ambiental.
A programação conta com torneio de futsal, campeonato gamer, cinema drive-in e ações de sustentabilidade, que vêm movimentando diferentes pontos da cidade. As atividades fazem parte da celebração de um ano de atuação do Instituto Inspire, idealizado pelo influenciador João Philipe.
Com o apoio da Prefeitura, o projeto tem alcançado um número expressivo de jovens, fortalecendo o esporte e ampliando o acesso a atividades de lazer e formação cidadã. A gestão municipal destaca que parcerias como essa são fundamentais para promover oportunidades e contribuir com o desenvolvimento social e educacional da juventude ilheense.
A iniciativa integra o conjunto de ações apoiadas pela Prefeitura de Ilhéus que buscam valorizar o protagonismo juvenil e incentivar práticas que unem inclusão, esporte e responsabilidade social.-
Operação tapa-buraco na Morada do Porto e Hernani Sá
Ação promove melhoria viaria e segurança para a comunidade
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (SEINFRA), realiza operação tapa-buraco no Residencial Morada do Porto e no Bairro Hernani Sá. A ação restaura pontos da via que foram danificados e promove melhores condições de deslocamento.
A atividade envolveu a aplicação de um material de preenchimento e compactação, para nivelar e garantir firmeza e segurança para pedestres e automóveis que trafegam no local. O intuito é melhorar a mobilidade urbana e previnir acidentes, promovendo mais qualidade de vida para as pessoas.
Com a ação, a Prefeitura de Ilhéus reforça seu compromisso com a manutenção da infraestrutura urbana e valorização dos bairros. - Fotos: Nadson Carvalho/ SUCOM
Policlínica Municipal de Ilhéus inicia tratamento de varizes com espuma guiada por ultrassom
Procedimento gratuito melhora a circulação e a qualidade de vida dos pacientes.
A Policlínica Municipal Halil Medauar, em Ilhéus, passou a oferecer neste mês o tratamento de varizes com espuma guiada por ultrassom, um procedimento moderno e minimamente invasivo, agora disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos acontecem às segundas e quintas-feiras, sob a responsabilidade da médica angiologista e cirurgiã vascular e endovascular, Dra. Ana Paula Simões.
Segundo a especialista, o objetivo do tratamento é eliminar os vasos doentes que prejudicam a circulação, permitindo que o sangue flua apenas pelas veias saudáveis.
“O tratamento visa extinguir as varizes, ou seja, fazer com que os vasos comprometidos parem de funcionar. Assim, a drenagem da perna melhora, o inchaço diminui, as dores reduzem e até feridas antigas podem cicatrizar”, explica a médica.
O método é indicado para pacientes com varizes calibrosas, escurecimento nas pernas, dores e inchaços, além daqueles que já tiveram feridas por má circulação. O tratamento tem duração média de até dois meses, com acompanhamento contínuo.
Dra. Ana Paula destaca a importância de oferecer esse tipo de procedimento na rede municipal de saúde:
“É a primeira vez que realizo esse tratamento aqui em Ilhéus, e é uma grande satisfação poder contribuir com a minha cidade. É uma realização pessoal e profissional poder oferecer um tratamento de qualidade e seguro pelo SUS”.
A Juliana Lima, enfermeira do programa vascular, explica que esta é a primeira vez que o tratamento é oferecido na Policlínica, unidade da rede própria do município.
“Nesta primeira semana, atenderemos 30 pacientes, mas a meta é chegar a 50 atendimentos por dia. Pedimos que os pacientes venham com roupas confortáveis, que deixem as pernas livres, para facilitar o procedimento”, orienta.
Juliana também detalha o fluxo de acesso ao serviço.
“Qualquer morador de Ilhéus pode participar. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima para preencher uma ficha de pré-cadastro, feita por um enfermeiro ou médico. Depois, o paciente deve levar a documentação até a Central de Regulação, que agenda a consulta de triagem. Caso seja habilitado, ele inicia o tratamento na Policlínica”.
Os primeiros pacientes atendidos nesta segunda feira(13) celebraram a novidade e destacaram a importância da oferta do tratamento na rede pública.
A recepcionista Naiara Cecília da Silva afirmou. “É a primeira vez que faço o procedimento. A maioria das pessoas não pode pagar, então é um privilégio ter acesso pelo SUS. Que o serviço continue”.
Já a dona de casa Magnailza Lopes de Barros elogiou o atendimento e a agilidade no agendamento. “A equipe está de parabéns. O procedimento é tranquilo e o tratamento pelo SUS é ótimo. A Central de Regulação foi rápida e deu tudo certo”.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria Municipal de Saúde amplia o acesso da população a um tratamento seguro, eficaz e de alta resolutividade. “Estamos reforçando o compromisso com a saúde vascular e a qualidade de vida dos ilheenses”, afirma Sonilda Mello, Secretária de Saúde de Ilhéus. - Por ASCOM SESAU
Aritaguá recebe manutenção viária na estrada do cemitério
_Serviço garante melhor trafegabilidade para frequentadores da área_
A Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (SEINFRA), realizou o patrolamento da estrada do cemitério de Aritaguá de Aritaguá. A ação tem o intuito de assegurar um deslocamento com mais conforto para familiares que vão ao local prestar homenagens aos seus entes queridos.
O patrolamento serve para manter a trafegabilidade das estradas de terra, nivelando o terreno para eliminar buracos e desníveis com o uso de máquinas como as motoniveladoras.
Com a ação, a Prefeitura de Ilhéus reforça o compromisso de cuidar do espaço urbano e promover um espaço ordenado e seguro, assegurando acessibilidade às áreas mais afastadas da cidade.
Prefeitura de Ilhéus intensifica serviços de roçagem em diversos pontos da cidade
Trabalho garante mais limpeza, segurança e bem-estar à população em áreas públicas e unidades municipais
![]() |
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, segue realizando serviços de roçagem em diversos pontos do município. As ações visam manter os espaços públicos limpos, seguros e agradáveis para a comunidade, reforçando o compromisso da gestão com a manutenção e o cuidado com a cidade.
Entre os locais que receberam os serviços estão a Escola Dom Valfredo Tepe, no bairro Nossa Senhora da Vitória; o Colégio Jardelina, no Salobrinho; o paredão da Avenida Itabuna; o posto de saúde do bairro Hernani Sá; e o prédio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, situado na Conquista.
As equipes continuam atuando em um cronograma permanente de limpeza e manutenção, contemplando tanto áreas escolares quanto unidades de saúde e vias de grande circulação. A iniciativa integra as ações contínuas da Prefeitura de Ilhéus para garantir mais qualidade de vida e bem-estar aos moradores.
Outubro Verde reforça importância do diagnóstico precoce e tratamento da sífilis em gestantes
Ações educativas nas unidades de saúde de Ilhéus buscam sensibilizar equipes e ampliar o combate à sífilis congênita
Durante o mês de outubro, a campanha Outubro Verde – Mês do Combate à Sífilis Congênita mobiliza profissionais de saúde em todo o país para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da sífilis em gestantes. Em Ilhéus, a Vigilância Epidemiológica tem realizado uma série de palestras nas unidades de saúde, conduzidas pela enfermeira Alessandra Farias, responsável pelo agravo de sífilis no município.
As atividades já contemplaram as unidades de saúde Basílio é II, ESF Nossa Senhora da Vitória II e III, UBS Euler Ázaro e ESF Nelson Costa I e II. O objetivo é sensibilizar as equipes de saúde sobre o diagnóstico, o tratamento e o acompanhamento das gestantes e seus parceiros, prevenindo a transmissão da doença para o bebê durante o parto.
“Quando a gestante realiza o pré-natal, tem acesso ao exame e é tratada adequadamente, ela não transmite a sífilis congênita para o bebê. Por isso, é essencial que os profissionais estejam atentos desde a atenção básica, orientando e acompanhando essas mulheres”, destacou Alessandra Farias.
A enfermeira reforça ainda a importância de envolver toda a equipe l, dos agentes comunitários aos profissionais das unidades de saúde, na realização de ações educativas e orientações em sala de espera, estimulando o diagnóstico e o tratamento precoce.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Inicialmente, manifesta-se com uma pequena ferida nos órgãos genitais, que desaparece com o tempo, levando muitas pessoas a acreditarem que estão curadas. No entanto, sem tratamento, a doença pode evoluir e causar complicações neurológicas, cardíacas e auditivas, inclusive muitos anos depois.
No caso da sífilis congênita, quando a infecção é transmitida da mãe para o bebê, as consequências podem ser graves: aborto, parto prematuro, baixo peso ao nascer, lesões ósseas e de pele, distúrbios auditivos e visuais, e até óbito fetal.
De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento de casos no país é preocupante e reflete falhas no diagnóstico e no tratamento durante o pré-natal que oferece testagem para sífilis, permite tratar a mãe e impedir que a infecção chegue ao feto. O prognóstico está diretamente ligado à rapidez do tratamento. O tratamento da sífilis é gratuito e disponível nas unidades de saúde. A gestante deve ser acompanhada durante todo o pré-natal e o parceiro também precisa ser tratado, evitando reinfecções.
O Outubro Verde é, portanto, um chamado à conscientização sobre o cuidado integral da gestante e à valorização do pré-natal como um ato de prevenção e de amor, protegendo duas vidas ao mesmo tempo. - Por ASCOM SESAU
SUTRAM realiza reunião de alinhamento para início da temporada de cruzeiros
Encontro reuniu órgãos municipais, forças de segurança e representantes do trade turístico para planejar o atendimento aos turistas
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte e Trânsito SUTRAM, participou na tarde desta segunda-feira (13), de uma reunião de alinhamento na sede da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). O encontro teve como objetivo planejar as ações voltadas ao receptivo da temporada de cruzeiros 2025, que será iniciada no dia 22 de outubro, com a chegada do primeiro navio ao município.
Estiveram presentes representantes da gerência e diretoria da Codeba, da Polícia Militar, do Centro de Convenções, da Secretaria de Turismo, da empresa Encantur, agência oficial de turismo, além de outras instituições e empresas ligadas ao setor de receptivo.
Durante a reunião, foram discutidas medidas para garantir a segurança, a fluidez do trânsito e o bom atendimento aos visitantes que desembarcam na cidade. A SUTRAM terá participação direta na operação receptiva, com ações de ordenamento do tráfego, apoio à mobilidade e monitoramento dos principais pontos de embarque e desembarque de turistas.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Ilhéus em promover uma temporada organizada, segura e acolhedora, fortalecendo o turismo e consolidando o município como um dos principais destinos do litoral sul da Bahia. - Sucom.













Nenhum comentário:
Postar um comentário