sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Materno-Infantil de Ilhéus celebra os 35 anos do SUS com reconhecimento aos trabalhadores

Única maternidade com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no sul da Bahia, construída pelo Governo do Estado e gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, comemorou, na manhã desta sexta-feira (19), os 35 anos do SUS, uma das maiores conquistas do povo brasileiro, garantida na Constituição de 1988 e regulamentada em 1990.

A celebração ocorreu no pátio da unidade, com hasteamento solene de bandeiras e a presença da assessora especial do governador Jerônimo Rodrigues e ex-secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro. O momento contou ainda com aplausos dos colaboradores do hospital, em reconhecimento à instituição como referência na saúde da mulher e da criança na região.

Inaugurado em 2021, o HMIJS é referência no atendimento a gestantes e crianças de até 15 anos, 11 meses e 29 dias. Projetado para atender prioritariamente a população de 20 municípios do sul e do baixo sul da Bahia, o hospital também acolhe pacientes de outras regiões do estado e de 17 unidades da federação, demonstrando a confiança nacional nos serviços gratuitos oferecidos.

A unidade dispõe de ampla infraestrutura, com leitos de internação, incluindo terapia intensiva neonatal, semi-intensiva e terapia intensiva pediátrica. Conta ainda com um Centro de Parto Normal e está preparada para atender urgências e emergências, funcionando 24 horas, tanto para demanda espontânea quanto por encaminhamento.

O atendimento ambulatorial também é destaque, com consultas especializadas em pré-natal de alto risco e em áreas como obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. Além disso, o hospital é um importante polo de ensino, pesquisa e produção de conhecimento científico.

Desde a inauguração, o HMIJS já realizou mais de 11 mil partos, incluindo de mulheres indígenas e é a única unidade na Bahia habilitada pelo Ministério da Saúde para atender os Povos Originários, consolidando-se como agente de inclusão e respeito à diversidade cultural.

Atendimentos

Só em 2025, Materno-Infantil de Ilhéus já atendeu pacientes de mais de 17 estados brasileiros

Os princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) são: Universalização, que garante o acesso à saúde como direito de todos; Integralidade, que prevê um atendimento completo, da prevenção à reabilitação; e Equidade, que trata cada indivíduo conforme suas necessidades, promovendo a igualdade.

Por isso, projetado para atender prioritariamente à população de 20 municípios do sul e baixo sul da Bahia, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, unidade do Governo da Bahia gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), tornou-se referência pela qualidade da assistência.


De janeiro a agosto de 2025, a unidade acolheu não apenas moradores dessas regiões, mas também gestantes e crianças de diversas partes da Bahia e até de 17 outros estados brasileiros, o que demonstra a confiança nacional nos serviços ofertados e reforça o papel de Ilhéus como destino turístico com suporte hospitalar de excelência.

Neste ano, além de milhares de baianos, já passaram pela unidade moradores de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraíba, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Pará e Distrito Federal. 

O crescimento da demanda é contínuo. Em 2023, o hospital recebeu pacientes de 14 estados. Já em 2024, foram 17 estados. Desde a inauguração, em dezembro de 2021, até 31 de agosto de 2025, o Materno-Infantil já realizou 11.506 partos, sendo 450 de mulheres indígenas,  população atendida de forma exclusiva na Bahia. Nesse período, foram registradas mais de 25 mil internações, 69 mil atendimentos, 229 mil exames e seis mil cirurgias.

Sobre a unidade

A estrutura conta com 105 leitos de internação, sendo 10 de UTI Neonatal (UTI Neo) e 25 de semi-intensiva, além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. O hospital é referência para urgências e emergências de toda a região e está preparado para partos de risco, gestações de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal, além de assistência clínica e intensiva às crianças. O funcionamento é 24 horas, com atendimento por demanda espontânea e referenciada, integrado à rede de atenção primária.

A maternidade possui porta aberta, leitos de UTI neonatal, semi-intensiva e de método canguru, além de uma ala pediátrica com 23 leitos clínicos e 10 leitos de UTI pediátrica, 100% regulados. Além dos partos e internações, a unidade oferece atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. O hospital também atua como polo de ensino, pesquisa e inovação, reunindo formação acadêmica e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde. Ascom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitor...