terça-feira, 2 de setembro de 2025

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Prefeitura promove 3ª edição do “Quintal do Museu” na Maramata

Evento destacou a biodiversidade marinha e contou com participação especial do projeto Vunje – Criança Fazendo Arte

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Maramata, realizou neste domingo (31) a 3ª edição do “Quintal do Museu”, um evento dedicado à valorização da biodiversidade marinha e à preservação cultural. A programação, realizada na sede da Maramata, reuniu famílias, educadores, artistas e amantes da natureza em uma tarde repleta de arte, educação ambiental e integração comunitária.

Um dos destaques do encontro foi a apresentação do projeto Vunje – Criança Fazendo Arte, que encantou o público com performances inspiradas na ancestralidade e na preservação dos mares. Oficinas educativas, exposições sobre fauna e flora costeira, atividades lúdicas e rodas de conversa com especialistas ambientais também fizeram parte das atrações.

Além da programação cultural e pedagógica, os visitantes puderam prestigiar uma feira de artesanato local, degustar comidas típicas e participar de atividades de conscientização sobre os impactos humanos nos oceanos.

Com o objetivo de aproximar a população da educação ambiental e fortalecer práticas sustentáveis, o “Quintal do Museu” vem se consolidando como um espaço de integração entre cultura, meio ambiente e comunidade. Nesta edição, a mensagem foi clara: preservar o mar é garantir vida e futuro para as próximas geraçõ

Ilhéus inicia a semana com mais de 9,5 mil animais vacinados contra a raiva

Meta é alcançar quase 20 mil animais vacinados até o final de setembro

A campanha de vacinação antirrábica em Ilhéus já imunizou 9.503 animais desde o início da mobilização. Foram vacinados 7.219 cães e 2.248 gatos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.

A meta do município é vacinar quase 20 mil animais até o dia 30 de setembro de 2025, garantindo a proteção dos pets e a prevenção da raiva, doença grave que pode ser transmitida aos humanos.

Durante todo o mês de setembro, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, no turno da manhã, no posto CAE III, localizado no antigo SESPI, na Avenida Canavieiras.

A Prefeitura reforça que os donos de cães e gatos devem levar seus animais para vacinar, contribuindo para a saúde dos pets e da comunidade.

Segundo Walkíria Cardeal, técnica de imunização da Rede de Frio de Ilhéus, a mobilização superou as expectativas:

“No sábado, dia D de vacinação, o movimento foi intenso nos sete pontos de vacinação. Alguns locais, como Nossa Senhora da Vitória, Hernani Sá (Urbis) e o Centro, tiveram maior procura, o que já era esperado por serem bairros mais populosos. A adesão tem sido muito boa desde o início da campanha, e já iniciamos a semana aumentando o número de vacinados”. 

Ela reforça ainda a importância da imunização:

“A vacina contra a raiva é fundamental não apenas para os animais, mas também para os seres humanos, já que a raiva é uma zoonose grave. Por isso, os tutores precisam ter a consciência de vacinar seus animais uma vez ao ano.”Sucom/Fotos: Nadson Carvalho Ilhéus Por ASCOM SESAU

Olivença ganha escola modelo com horta educativa e bebedouro de água tratada

Programa é uma parceria entre a Fundação Nestlé, Instituto Crescer, Água Camelo e a Prefeitura de Ilhéus; Confira as fotos

A Escola Municipal Sérgio Carneiro, em Olivença, tornou-se a primeira instituição de ensino do sul da Bahia a receber as ações do programa Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, que leva hortas educativas e bebedouros com água tratada para estudantes da rede pública. A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, foi apresentada na última quarta-feira (27), com apresentações culturais dos alunos, presenças de autoridades municipais, representantes da Fundação Nestlé e parceiros do projeto.

A vice-prefeita de Ilhéus, Wanessa Gedeon, destacou a importância da iniciativa para o futuro da cidade: “Não tenho palavras para expressar o momento que estamos vivendo hoje. Esse projeto é incrível. Tenho certeza que ele transforma vidas e é isso que queremos com a nossa gestão. Estamos construindo o futuro!”.

Desenvolvido pela Fundação Nestlé em parceria com a startup Água Camelo e o Instituto Crescer, o programa prevê contemplar 16 escolas da região sul da Bahia, beneficiando mais de 10 mil estudantes. A Escola Sérgio Carneiro inaugura o ciclo de implantação, marcando um passo pioneiro para Ilhéus.

A secretária municipal de Educação, Evani Cavalcanti, reforçou o simbolismo de a cidade ser escolhida para abrir o projeto: “É com muita honra que Ilhéus é a primeira cidade a implementar esse projeto no sul da Bahia. É uma iniciativa que fortalece a nossa missão na Secretaria de Educação. Tudo isso é por vocês, meninas e meninos”.

Representando a Fundação Nestlé, Noelle Rocha falou sobre os valores que a ação pretende semear nas crianças: “Muito obrigada por nos deixar entrar na sua escola. Buscamos com esse projeto desenvolver consciência ambiental, consumo consciente, agricultura regenerativa e proporcionar um legado duradouro”.

Também participaram do lançamento o cofundador da startup Água Camelo, João Piedrafita, além de representantes do Instituto Crescer e da comunidade escolar.

Com a implantação da horta e do bebedouro, a Escola Municipal Sérgio Carneiro se torna modelo para práticas de educação ambiental, saúde e bem-estar. A iniciativa abre caminho para que outras unidades escolares da região também fortaleçam a aprendizagem por meio da sustentabilidade e da promoção de hábitos saudáveis. Sucom/Fotos: Nadson Carvalho

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitor...