Estudo da Ativaweb Inteligência Digital aponta desgaste nacional impulsionado por pautas como Anistia e PEC da Blindagem

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Do - Diário do Poder - Um estudo da Ativaweb Inteligência Digital revelou que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enfrentou sua maior crise de imagem nas redes sociais entre 26 de julho e 19 de setembro de 2025.
Nesse período, foram registradas 32.989.554 menções ao deputado, sendo 76,9% críticas negativas.
O desgaste teve início com o debate sobre a chamada “Taxação BBB” (bilionários, bancos e bets), mas ganhou força com a proposta da “Anistia” para condenados pelo 08 de Janeiro e, posteriormente, com a apresentação da “PEC da Blindagem”, vista como tentativa de proteção política.
A repercussão negativa foi nacional, com destaque para capitais como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e até João Pessoa, base eleitoral de Motta.
O estudo aponta que as críticas vieram de diferentes espectros ideológicos, associando o deputado ao Centrão e a um suposto distanciamento dos interesses populares.
A análise demográfica indica que a faixa etária mais engajada nas críticas tem entre 25 e 44 anos. Embora a maioria dos seguidores de Motta seja feminina (52,3%), 66,6% das interações negativas vieram de homens.
A Ativaweb conclui que o período representa a maior crise digital já enfrentada pelo parlamentar.
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