quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Prefeitura de Itabuna entrega 5 mil mudas de cacau para fortalecer agricultura familiar

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), realizou nesta quinta-feira, dia 21, a entrega de cinco mil mudas de cacau doadas pelo Instituto Biofábrica da Bahia. A ação busca fortalecer a agricultura familiar e garantir mais oportunidade às comunidades rurais do município.

Desse total, cerca de 4.200 mudas foram destinadas ao Assentamento Rural Manoel Chinês. As demais serão entregues às associações Bela Flor, Serrado e Piaçaveira, ampliando o alcance do projeto e beneficiando ainda mais agricultores de acordo com o programa da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) de fortalecimento da lavoura cacaueira da agricultura familiar e pequena produção.

Além das mudas, os agricultores receberão suporte técnico da equipe da SEAGRIMA, com acompanhamento especializado de extensionistas e insumos como calcário, que ajudarão no preparo do solo e no desenvolvimento das plantações de cacau.

Para o agricultor João Bispo, que recebeu 200 mudas no Assentamento Manoel Chinês, a iniciativa da Prefeitura de Itabuna representa um novo ciclo de esperança. “Nós vamos plantar, zelar e colher no futuro. Tudo o que a Prefeitura faz é para ajudar a gente. É a nossa felicidade. Nós nunca recebemos tanto apoio assim”, destacou.

Já a presidenta do Assentamento, Rosanete Gonçalves, ressaltou a importância da ação para a recuperação da produção cacaueira.

Viemos de uma estiagem em 2015-2016 que acabou com nosso cacau. Essas novas mudas são importantes para nossa comunidade. Toda ajuda beneficia as 40 famílias do nosso assentamento”, afirmou.

Com a entrega, a SEAGRIMA reafirma seu compromisso em apoiar a agricultura familiar e incentivar a retomada da lavoura cacaueira no município. A iniciativa é o primeiro passo de um projeto mais amplo da Secretaria, que tem como objetivo planejar e executar técnicas agrícolas que aumentem e melhorem a produção de cacau em toda a zona rural, fortalecendo a economia e promovendo geração de renda e qualidade de vida no campo. Secom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitor...