Fraude foi revelada por reportagens investigativas dos jornais alemães "Bild" e "Süddeutsche Zeitung"
![]() |
| Crianças aparecem esquálidas (nunca os adultos) por doença pré-existente e não por fome, segundo apuraram os jornais alemães |
Do - Diário do Poder - Os terroristas do Hamas têm manipulado imagens de “fome e desespero” na Faixa de Gaza para influenciar a opinião pública internacional, segundo revelou reportagem investigativa do jornal alemão Süddeutsche Zeitung na edição nesta terça (5).
De acordo com a denúncia, fotógrafos profissionais, incluindo um colaborador da agência estatal turca Anadolu, orientam civis palestinos a posar com panelas vazias, simulando filas por comida. Inúmeras fotos de crianças desnutridas seriam antigas ou retratariam pacientes com doenças crônicas pré-existentes, sem relação direta com a guerra.
O Süddeutsche Zeitung reconhece a escassez de alimentos na Faixa de Gaza, mas advertiu que muitas imagens amplamente divulgadas foram encenadas ou tiradas de contexto.

Reportagem investigativa do alemão “Bild” não deixa dúvidas sobre a manipulação.
Especialista explicou ao jornal que muitas dessas imagens não são falsas, mas têm enquadramentos manipuladores ou legendas enganosas, remetendo a cenas de sofrimento extremo. O objetivo, segundo ess especialista, seria “substituir na memória coletiva as imagens brutais do ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023”.
Outro jornal alemão, Bild, também investigou confirmou que o fotógrafo Anas Zayed Fatiyeh, trabalha a serviço da propaganda dos terroristas do Hamas, sendo responsável por imagens publicadas por veículos como BBC, CNN e New York Magazine. Fatiyeh é ativista anti-Israel nas redes sociais.
Segundo o Bild, o fotógrafo ativista dispõe do suoorta da agência Anadolu e do ditador turco Recep Tayyip Erdoğan, aliado do grupo terrorista. A reportagem da publicação alemã questiona por que veículos ocidentais seguem usando imagens de fontes sabidamente enviesadas ou manipuladas, contribuindo para a disseminação de uma narrativa construída politicamente.

Nenhum comentário:
Postar um comentário