sexta-feira, 18 de julho de 2025

Carta de Trump a Bolsonaro: ‘espero que o governo do Brasil mude de rumo’

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Foto: Gage Skidmore/Flickr
Presidente americano envia carta de apoio ao ex-mandatário brasileiro e diz esperar que o governo brasileiro "pare de atacar oponentes políticos"

Do - Diario do Poder - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou carta aberta de apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, após diversas manifestações de apoio desde antes da decisão de impor tarifas de 50% a produtos brasileiros.

A carta foi publicada por Bolsonaro na rede social ‘X’ algumas horas após ser veiculada a entrevista de Lula (PT) à CNN americana. Veja a íntegra da carta e a tradução abaixo.

No texto com assinatura de próprio punho, o americano afirma testemunhar o “terrível tratamento” recebido por Bolsonaro e que também não se surpreende ao ver Bolsonaro “liderando nas pesquisas”.

“Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão”, disse Trump, que confirma ter se manifestado contra o avanço da censura no Brasil através de falas públicas e também com a decisão de impor barreiras tarifárias de 50%.

O presidente americano encerra sua carta de apoio ao brasileiro dizendo esperar que o governo brasileiro pare de atacar oponentes políticos, mude de rumo e “ponha fim ao seu ridículo regime de censura”. E avisa: “Estarei acompanhando de perto“.

Tradução da carta de Donald Trump:
Tenho testemunhado o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária.
Espero sinceramente que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e ponha fim ao seu ridículo regime de censura. Estarei acompanhando de perto.

STF impõe tornozeleira a Bolsonaro e até o proíbe de falar com o próprio filho

Ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/Facebook Jair Bolsonaro)

Operação da PF ocorre no dia seguinte à nova carta de Trump elogiando Bolsonaro

Polícia Federal cumpre mandados judiciais de busca e apreensão, nesta sexta-feira (18), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com “imposição de medidas restritivas” como tornozeleira eletrônica ao principal líder de oposição ao governo Lula (PT) por suposto “risco de fuga”. A ordem seria do ministro Alexandre de Moraes, que o proibiu até de falar com o filho, deputado exilado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

A operação policial ocorre no dia seguinte à divulgação de uma nova carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dirigida ao ex-presidente brasileiro e dizendo esperar a suspensão imediata do julgamento a que é submetido no Supremo Tribunal Federal (STF). A operação parece ser uma resposta a essa carta, mas há informações de que  se trata de inquérito sigiloso instaurado no dia 11 deste mês.

De acordo com o Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes/TV  BandNews, o ex-presidente está proibido de utilizar as redes sociais, é obrigado a permanecer em casa entre 19h e a manhã seguinte e também estão vetados contatos com diplomatas estrangeiros.

“Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (18/7), em Brasília, dois mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, em cumprimento a decisão do Supremo Tribunal Federal, no âmbito da PET n.º 14129”, diz a PF em nota.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitor...