(Três anos de saudade e grandes lembranças)
![]() |
| Fernando Gomes: Tinha palavra! |
Neste dia 24, completam-se três anos do falecimento do líder político grapiúna Fernando Gomes Oliveira. Figura marcante na história de Itabuna, Fernando foi prefeito da cidade por cinco mandatos e deputado federal por três legislaturas, incluindo a participação como constituinte. Também presidiu a Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (AMURC) por duas vezes, sendo um dos seus fundadores ao lado de Armando Uzêda e Jabes Ribeiro.
Fernando Gomes também se destacou por sua ousadia política ao idealizar a criação de um novo estado — inicialmente chamado de Santa Cruz, mais tarde rebatizado como Bahia do Sul — um projeto que, mesmo sem ter sido concretizado, permanece em debate até os dias de hoje.
Com o maior número de mandatos executivos em Itabuna, Fernando é lembrado como o gestor que mais realizou obras estruturantes no município. Entre elas, destacam-se o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e, já em seus últimos anos de vida pública, o Teatro Municipal Candinha Dórea — este último, segundo informações recentes, encontra-se necessitando de manutenção adequada.
Hoje, o povo de Itabuna recorda, com saudade, a ausência de seu maior líder político, um homem que fez da cidade o maior dos seus amores e dedicou a ela sua vida pública e pessoal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário