sábado, 10 de maio de 2025

Senado: centro e esquerda têm maioria ameaçada

Dos 25 senadores União, MDB, PSDB e Podemos, devem sobrar só seis

Plenário do Senado. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado).

Do - Diario do Poder - Dois terços dos senadores estão em fim de mandato, mas nos maiores blocos do Senado, de centro e esquerda, a situação é ainda mais grave. A partir de 2027, apenas nove dos 43 senadores têm os mandatos garantidos. No bloco “Democracia”, com 25 senadores do União, MDB, PSDB e Podemos, sobram só seis; e no “Resistência Democrática” continuam no mandato apenas três dos 18 do PSB e PSD. O PSD tem 14 , mas só três estão garantidos em 2027. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

No bloco PT-PDT, quatro senadores não vão enfrentar as urnas em 2026. Eles representam um terço da bancada de 12 parlamentares.

Já na oposição, o cenário é o contrário: 8 dos 15 senadores do bloco PL/Novo estão garantidos no Senado na próxima Legislatura.

Tanto PSB, quanto Podemos e PSDB não têm senadores garantidos em 2027. No MDB, que já foi o maior o Senado, vai sobrar apenas um.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitor...