sexta-feira, 30 de maio de 2025

Ilhéus em notícias

Prefeitura publica contrato emergencial com nova empresa de transporte coletivo

Empresa selecionada atendeu às exigências do município e começará a operar no dia 1º de junho

A Prefeitura de Ilhéus publicou, na noite desta quarta-feira (28), a celebração de contrato com a empresa Atlântico Transportes Ltda para a prestação temporária e provisória do serviço público de transporte coletivo no município. O anúncio foi feito por meio da Autarquia de Transporte, Trânsito e Mobilidade (SUTRAM), através do Contrato Administrativo nº 025/2025, firmado por Dispensa de Licitação nº 014/2025.

A empresa selecionada atendeu às exigências técnicas estabelecidas pela prefeitura, entre elas a operação com 40 veículos ano 2025 e 20 veículos ano 2024, todos equipados com acessibilidade, bilhetagem eletrônica, câmeras de segurança e rastreamento por GPS. A Atlântico assumirá parte do transporte coletivo a partir deste domingo, 1º de junho, pelo período de 12 meses. A Via Metro, que tem contrato em vigor, segue com suas linhas normalmente.

O processo teve início em 02 de abril de 2025 e foi concluído no dia 28 de maio, após todo trâmite legal, garantindo o cumprimento dos princípios que regem a administração pública, notadamente, a transparência.

Com a celebração do contrato emergencial, a gestão municipal inicia um novo ciclo para o transporte público de Ilhéus, com foco na superação dos problemas enfrentados pela população nos últimos anos, em especial pelos moradores da zona rural. A medida reforça o compromisso da administração com a oferta de um serviço mais eficiente, seguro e digno para cada cidadão ilheense.

Ilhéus implanta Ronda Maria da Penha para reforçar proteção às mulheres

Iniciativa marca avanço no combate à violência doméstica e reforça o compromisso com a segurança feminina

.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, participou, nesta quarta-feira (28), da implantação da Ronda Maria da Penha no município. A ação foi realizada pela Polícia Militar da Bahia, por meio da 68ª Companhia Independente de Ilhéus, na sede da Secretaria da Mulher, no bairro Cidade Nova.

O evento contou com a presença da prefeita em exercício e secretária de Políticas para Mulheres, Wanessa Gedeon, demais secretarias municipais, representantes de órgãos de segurança pública, autoridades locais e membros da sociedade civil. A união reforça o compromisso da gestão com a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Nosso compromisso é mudar a realidade de Ilhéus para as mulheres. Implantar a Ronda Maria da Penha é garantir dignidade, acolhimento e resposta efetiva diante da violência. Estamos avançando rumo a uma cidade mais justa e humana”, afirmou Wanessa Gedeon.

A implantação da Ronda Maria da Penha representa um marco na luta contra a violência doméstica, com foco no cumprimento das medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. A iniciativa visa oferecer segurança, acompanhamento e atuação imediata em casos de ameaça ou agressão.

Com essa ação, Ilhéus se alinha a outras cidades que já adotaram a Ronda Maria da Penha, reafirmando seu compromisso com políticas públicas que valorizam e protegem a vida das mulheres. Sucom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitor...