sábado, 31 de maio de 2025

CINEMA DIVERTEM PACIENTES DA ONCOLOGIA

SESSÕES DE CINEMA DIVERTEM PACIENTES DA ONCOLOGIA NA SANTA CASA DE ITABUNA

O olhar atento para a tela, um pacote de pipoca na mão, muitas gargalhadas, uma viagem ao mundo da fantasia e, em muitos casos, medicamentos na veia. Essa tem sido a receita para amenizar a tensão de crianças e pré-adolescentes na unidade de Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Itabuna, que desde o ano passado desenvolve o projeto Cineterapia.

As sessões com filmes infantis e desenhos animados visam proporcionar aos pequenos e pequenas um momento de diversão e interatividade enquanto aguardam para serem atendidos por um dos profissionais da unidade, que conta com médicos, assistente social, nutricionista, psicólogo, dentista e equipe de enfermagem.

.O projeto Cineterapia busca assegurar não somente diversão, mas também reflexão sobre empatia, preservação do meio ambiente, respeito e valorização da vida. Além disso, passa a mensagem de que é preciso união para o alcance do bem comum. Ao final de cada sessão são promovidos questionamentos sobre os temas levantados no filme exibido.

projeto Cineterapia é realizado a cada trimestre, com sessões durante cinco dias de uma semana. O destaque desta semana é o desenho “UP: Altas Aventuras”, que traz como personagens principais um idoso de 78 anos, o Carl Fredricksen, um escoteiro, o pequeno Russell, de 8 anos. “Eles não se entendem no início da história, mas se tornam grandes amigos”, destacou Sophia Souza, de 11 anos, moradora de Ilhéus.

Quem também acompanhou a história dos dois amigos aventureiros foi a pequena Isabela Lima, de 8 anos, moradora de Marau. Isabela observou o espírito de solidariedade e aventura do menino. “Eles enfrentam muitas aventuras juntos. Achei uma história interessante”, contou.

projeto Cineterapia no Serviço de Oncologia Pediátrica da Santa Casaconforme a psicóloga Adrielle Gomes, surgiu com intuito de tornar mais leve o tratamento das crianças. “Busca desmistificar a ideia na cabeça das crianças que só precisam vir aqui tomar medicação e furadinha no corpo. As exibições dos desenhos buscam fazer com que os pacientes se sintam mais à vontade”.

Adrielle Gomes explica ainda que os temas trazidos nos desenhos são com intuito de provocar e mostrar para as crianças que existem caminhos para enfrentar as adversidades. “Tentamos mostrar que a vida é cheia de desafios, que eles podem lutar e vencer as batalhas que surgem pelo caminho. O “UP:Altas Aventuras” traz muito essa relação de amizade, da união, do cuidado com o outro”, finaliza. Ascom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Tarcísio tem a menor rejeição e maior potencial eleitoral para presidente: 41,3%

Pesquisa: governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas tem a menor rejeição entre os pré-candidatos a presidente e o maior potencial eleitor...