"Raí Eterno": Tom da Bahia lança música em homenagem ao campeão mundial e faz show em Rolland Garros
Por- Paulo Fumaça- Single do artista baiano estará nas plataformas a partir do dia 19 de abril; em junho, faz apresentação em Torneio de TênisAlém da paixão pelo futebol como laço em comum, o cantor e compositor Tom da Bahia e o camisa 10 da Copa do Mundo de 94, Raí, agora também estão unidos pela música. O artista lança no dia 19 de abril nas plataformas digitais o single 'Raí Eterno', uma homenagem ao ex-jogador que conquistou o tetracampeonato da seleção brasileira. A faixa já está disponível para pré-save através do link:https://found.ee/TomdaBahiaRaEterno
Amigos de longas datas, Tom e Raí se conheceram na França - onde atualmente ambos residem. Há mais de 20 anos no país, o cantor, que é natural de Itabuna, também já foi jogador profissional e conta que a ideia de compor a letra veio de um desejo do ex-meio-campista e fundador da Associação Gol de Letra.
"Há um ano, Raí me viu cantando a música 'Reconvexo', de Caetano Veloso, onde um trecho cita Bobô, grande jogador do Bahia e da seleção. E com isso ele demonstrou interesse em também ser homenageado um dia com uma música. Um ano se passou e agora quero surprendê-lo com essa canção. Raí tem uma grande importância na minha carreira, ele abraçou meu trabalho desde o início, me deu grandes oportunidades, então é uma homenagem merecida", revelou Tom.
A nova música estará no repertório de Tom da Bahia em seu show em Rolland Garros, no dia 24 de junho. Essa será a estreia do artista no evento integrado ao Torneio Mundial de Tênis, que acontece anualmente em Paris. Na ocasião, haverá a edição do 'Ano do Brasil na França', festa que celebra a relação entre os dois países.
"Vai ser um grande dia! Recebi com muita alegria o convite da Federação Francesa de Tênis e vou representar o Brasil, levando o swing afro-brasileiro para o evento, com banda completa, ballet e muita música", disse.
Além de músico, Tom é um dos principais difusores da cultura baiana na Europa. Fundador da Associação Odoya Paris, ele foi pioneiro em realizar a Festa de Iemanjá na capital francesa, além de promover ações formativas e culturais através de sua instituição. Sobre esse legado, o baiano afirma que construiu com grande esforço.
"Fico feliz com essa crescente de brasileiros na Europa, que assim como eu e Raí, querem construir uma vida aqui. Mas é um trabalho de formiguinha, porque não é fácil ganhar espaço fora do seu país de origem. Atualmente faço shows do norte ao sul da França, Alemanha, Portugal, e sempre levo a Bahia, o axé music, o samba-reggae e a nossa cultura afro-brasileira comigo. São 20 anos de história, trabalho e dedicação, e estou feliz com o andamento da minha carreira", disse o artista que volta à Bahia em abril para visitar a família.
SERVIÇO
Lançamento da música 'Raí Eterno'
Quando: 19 de abril de 2025
Onde: principais plataformas digitais
Pré-save:https://found.ee/TomdaBahiaRaEterno
Ficha técnica:
Autor: Tom da Bahia
Composição: Tom da Bahia, Acelino de Paula, Toninho do Carmo.
Arranjos | Piano | Bass: Acelino de Paula
Estúdio de Gravação: Cross Liner Paris
Voz: Tom da Bahia
Violão: Tom da Bahia
Guitarra: Toninho do Carmo
Bateria: Thiago Centurião
Percussão: Cássio Barreto
Show em Rolland Garros
Quando: 24 de junho
Onde: Quadra Philippe Chatrier, Stade Roland Garros, Paris, França
Entrada: Ingressos no local
Foto: camisa branca - Cássia Santos
Foto: camisa azul - Éric Bhome
Sobre Tom da Bahia
Considerado um dos maiores propagadores da cultura baiana na Europa, Tom nasceu e cresceu em Itabuna e desde cedo a música e o futebol fizeram parte de sua trajetória. Aos 17 anos se profissionalizou como jogador de futebol e conquistou os gramados internacionais, defendendo clubes de países como Dinamarca, França, Catar e Emirados Árabes Unidos. Aos 27, uma lesão viria a pendurar suas chuteiras, e o baiano passou a se dedicar inteiramente aos palcos.
Sua estreia foi em 2018 com o EP 'Xa Lá Lá', que rendeu mais de um milhão de reproduções. Nesse período, o cantor se apresentou ao lado do conterrâneo Pablo e abriu shows para artistas nacionais como Maria Rita, Fábio Júnior e Leonardo. Durante a pandemia lançou o seu primeiro DVD 'Tom Dantas da Bahia Ao Vivo In Paris', com músicas autorais e releituras.
Em 2023 o artista se lançou como produtor cultural e fundou a Associação Odoyá Paris, que promoveu a 1ª Festa de Yemanjá, na capital francesa. Ainda no ano passado, o cantor foi o único representante brasileiro em um show comemorativo das Olimpíadas de Paris e fez uma apresentação especial na sede das Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Em 2024 produziu a segunda edição da Festa de Iemanjá, em Saint-Ouen, e lançou o álbum "Um Tom A Mais", o terceiro da sua carreira.
Saiba mais: https://www.instagram.com/tomdbahia?igsh=MWdvamZ6Y3NzODV1Yg==
Foto: camisa branca - Cássia Santo
Foto: camisa azul - Éric Bhome
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável