Francisco é o primeiro pontífice em cerca de um século a ser enterrado fora do Vaticano
![]() |
| O caixão foi lacrado em uma cerimônia privada. (Foto: Vaticano). |
Do - Diario do Poder - O corpo do papa Francisco foi sepultado neste sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maggiore, localizada em Roma, durante uma cerimônia que entrou para a história da Igreja Católica.
Francisco é o primeiro pontífice em cerca de um século a ser enterrado fora do Vaticano.
O cortejo fúnebre levou o caixão do papa até a basílica, onde foi realizada a Missa de Exéquias — rito tradicional dedicado aos fiéis falecidos. A celebração contou com a participação de aproximadamente 220 cardeais, 750 bispos e padres, além de cerca de 4 mil sacerdotes reunidos na Praça de São Pedro.
O funeral teve início às 10h (horário local) e se estendeu por 2 horas e 10 minutos.
De acordo com a Santa Sé, mais de 250 mil pessoas estiveram presentes, entre elas dezenas de chefes de Estado e representantes de diferentes religiões e nações.
O caixão foi lacrado na sexta-feira (25), em uma cerimônia privada com a presença de cardeais. O enterro marca o início do período de nove dias de luto oficial da Igreja Católica
Nos próximos dias, o Vaticano deve anunciar a data do conclave que elegerá o novo papa. A expectativa é de que a votação comece entre os dias 6 e 11 de maio.
Veja tambem:
Bonde de Lula’ ao funeral fez lembrar turma de penetras
![]() |
![]() O desembarque patético da comitiva foi iniciado por Lula e não paravam de descer não convidados ao funeral. |
O argentino Javier Milei chegou sozinho ao Vaticano, na sexta (25), para o início das despedidas do papa Francisco. Desceu de um carro modesto e seguiu o protocolo. Essa discrição contrastou com a espalhafatosa comitiva batizada por peregrinos brasileiros de “bonde de Lula”. O petista parecia o sujeito que leva penetras a um evento onde só ele é convidado. O convite para o funeral é dirigido só a chefes de Estado e de Governo, por isso Milei estava sozinho e até a anfitriã, a premiê Giorgia Meloni. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Na sexta (25), Milei chegou sozinho, em um carro modesto.
Lula exagerou, até se ajoelhou, fez o sinal da cruz, e posou para fotos com as mãos postas, como se rezasse. Sempre há uma primeira vez.
Dilma apareceu com expressão facial transfigurada, talvez em razão da morte do Papa ou por sua conhecida aversão a cerimônias religiosas.
Assim como monarcas e chefes de governo respeitáveis, Donald Trump apareceu com a mulher, sempre elegante, e reduzidíssima comitiva.


Nenhum comentário:
Postar um comentário