sexta-feira, 28 de março de 2025

Wilson Cardoso toma posse como presidente da UPB

Cerimônia que ocorreu nesta sexta-feira (28) empossou a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal da UPB e da FECBAHIA para o biênio 2025/2026

Cerimônia histórica marca o fortalecimento do municipalismo baiano. Nesta sexta-feira (28), ocorreu o ato de aclamação e posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2025/2026, em cerimônia conjunta com a Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA). O novo presidente da UPB é o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, e da FECBAHIA é Sivaldo Rios, prefeito de Capim Grosso. O evento ocorreu na sede da UPB e contou com a presença de prefeitos e prefeitas da Bahia, do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de senadores, parlamentares e demais autoridades.

“Vamos trabalhar com o único objetivo que é o municipalismo forte. Vamos realizar os sonhos dos prefeitos, prefeitas e todos aqueles que acreditaram que nós podemos representá-los com honradez, trabalho e determinação. Eu não tenho dúvidas que avançaremos porque nós temos no governo da Bahia e federal amigos de todos os partidos que vamos precisar bater na porta. Só com união é que vamos, juntos, avançar nas pautas municipalistas”, resumiu o novo presidente da UPB e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso.

Quinho Tigre, que transmitiu o cargo ao prefeito de Andaraí, agradeceu a todos que contribuíram com a sua caminhada. “Minha gratidão eterna a cada um de vocês que me deu a chance de estar aqui dentro desta casa. Vocês definitivamente me deram uma oportunidade ímpar de poder demonstrar primeiro a Bahia e depois ao Brasil a força da UPB.

“A Bahia hoje é a sede do municipalismo brasileiro, porque são duas agendas importantes”, disse o governador Jerônimo Rodrigues, que se comprometeu com Wilson Cardoso e Sivaldo Rios em desenvolver um banco de projetos junto com as instituições.  “Nós estaremos de mãos dadas em nome dos prefeitos e prefeitas da Bahia”, completou.

De acordo com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, a administração municipal é responsável pela capilaridade que o governo federal precisa para desempenhar uma boa gestão. ”Não é possível melhorar a educação ou a saúde no país se o prefeito ou prefeita não estiverem engajados”, explicou.

O senador Jaques Wagner, que está em viagem com o presidente Lula ao Vietnã, foi representado por sua esposa, Fátima Mendonça, natural de Andaraí. Ela reforçou que “Wilson é sinônimo de luta municipalista”. Mesmo longe, Wagner enviou uma mensagem especial. “Desejo muita sorte e trabalho para você, Wilson, e Sivaldo também, que estão tomando posse hoje. Eu tenho certeza que vocês vão fazer um belo trabalho”, disse. Na sequência, o presidente Lula também saudou o novo presidente da UPB. “Pode contar com o governo federal, levar demandas porque lá na presidência você vai ter um amigo dos prefeitos. Boa sorte que Deus te ajude

“Wilson fez uma construção importante para que houvesse o entendimento e por unanimidade se fizesse hoje uma eleição com todos os prefeitos e prefeitas reunidos. Pela primeira vez, são 417 prefeitos unidos pela causa municipalista e eu estou no senado federal para auxiliá-los”, resumiu o senador, Otto Alencar. Mesma linha seguida pelo senador Ângelo Coronel.

A coordenadora da bancada da Bahia na Câmara, a deputada Lídice da Mata, reforçou que “a relação da bancada federal com os prefeitos do estado tem sido de solidariedade total em todas as questões que dizem respeito a fortalecer os municípios”. O Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, desejou tudo de melhor para os empossados e se colocou à disposição “para que a gente possa caminhar na solução dos problemas”.

Antes de transmitir o cargo, o presidente em exercício da FECBAHIAThiancle Araújo, agradeceu a todos que contribuíram para sua gestão. Araújo também falou sobre o novo desafio de ser superintendente da UPB, neste novo biênio. “Será um prazer estar ajudando o municipalismo. Quero agradecer a Wilson pelo convite e dizer a todos os prefeitos e prefeitas que estarei aqui à disposição entregando a experiência de minha vida”, concluiu.


Novo presidente da FECBAHIA, presidente do Consórcio Bacia do Jacuípe e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios. “É uma alegria enorme estar aqui hoje como presidente de consenso. Houve na realidade diversas candidaturas querendo trabalhar pela Bahia e consórcios públicos  O entendimento político, de convencimento, a gratidão e o carinho dos prefeitos que pleiteavam disputar a federação foi importante”

Nova diretoria da UPB

Além do presidente Wilson Cardoso, a diretoria executiva é formada por: Beto Pinto (MDB), vice-presidente institucional e prefeito de Medeiros Neto; Kitty Guimarães (Avante), vice-presidente administrativa e prefeita de Taperoá; Danillo Sales (PCdoB), 1º secretário e prefeito de Várzea da Roça; Vitor do Posto (MDB), 2º secretário e prefeito de Santanópolis; Arnaldo Oliveira (PSB), 1º tesoureiro e prefeito de Caém; e Regis Aragão (PP), 2º tesoureiro e prefeito de Ituberá.

Já os conselheiros titulares são os prefeitos de Anguera, Mauro Selmo Oliveira Vieira; Cocos, Clewton Domingues de Souza; Jussara, Taciano Mendes da Silva; Uaua, Marcos Henrique Lobo Rosa; e Araci, Maria Betivania Lima da Silva. Os cinco conselheiros suplentes são gestores de: Alcobaça, Givaldo Muniz; Itatim, Daiane Silva dos Anjos; Aporá, Carine Dantas de Menezes; Sobradinho, Regis Cleivys Sampaio Bento; e Wanderley, Camargo Antônio Pinto Crisóstomo.


Diretores regionais e operacionais

O primeiro ato de Wilson Cardoso como presidente da UPB foi realizar a assembleia para alteração do estatuto da entidade, o que permitiu a criação de diretorias regionais e operacionais para atuar no diálogo e articulação a favor dos municípios em áreas específicas da gestão pública.

“Nós fizemos uma reforma estatutária onde, sem dúvida nenhuma, ficou a melhor reforma das associações Brasil. Pensamos em tudo, trocamos ideias, discutimos com prefeitos e prefeitas, depois enviamos no email de todos, demos sete dias para eles se manifestarem para aí a gente poder aprovar aqui essa reforma. Com isso vocês me deram a oportunidade de ter uma diretoria robusta de prefeitas e prefeitos comprometidos”, explicou o presidente da UPB, Wilson Cardoso.

Os novos diretores da UPB são:

Diretoria Regional

Diretor Regional Norte, Prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Muniz de Azevedo Junior;

Diretor Regional Leste, Prefeito de Entre Rios, Manoelito Argolo dos Santos Junior;

Diretor Regional Oeste, Prefeito de Santa Maria da Vitória, Antônio Elson Marques da Silva;

Diretor Regional Sul, Prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha Dias;

Diretoria Operacional:

Diretora das Mulheres Municipalistas, Prefeita de Ibicaraí, Monalisa

Diretor de Direitos Humanos, Cidadania e Igualdades Racial, Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus;

Diretor de Municípios de Pequeno Porte (até de 22 mil habitantes), Prefeito de Ipecaetá, Elcydes Piaggio de Oliveira Júnior;

Diretor de Municípios de Porte Médio (de 22.001 a 100.000 habitantes), Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro;

Diretor de Municípios de Grande Porte ( a partir de 100.001 habitantes), Prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano;

Diretor de Projetos, Prefeito de Inhambupe, Hugo Cavalcanti Reis Simões;

Diretor de Comunicação, Prefeito de Alagoinhas, Gustavo Augusto De Souza Carmo;

Diretora de Serviços, Prefeita de Mucugê, Ana Olimpia Hora Medrado;

Diretor de Relações Institucionais e Governo, Prefeito de Itabuna, Augusto Narciso Castro;

Diretor Parlamentar, Prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana;

Diretor das Entidades Municipalistas, Prefeito de Riachão do Jacuípe, José Carlos de Matos Soares;

Diretora da Saúde, Prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina batista silva morais sampaio;

Diretor de Segurança Pública, Prefeito de Paramirim, João Ricardo Brasil Matos;

Diretor da Juventude, Prefeito de Saubara, Felipe Suzart da Silva;

Diretor de Educação, Prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo Bispo da Conceição Dos Anjos;

Diretor de Meio Ambiente, Prefeito de Cairu, Hildécio Antônio Meireles Filho;

Ascom/UPBm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Vigilância Sanitária apreende cerca de 60kg de muçarela em pizzaria em Itabuna

Mais de 60 quilos de queijo muçarela foram apreendidos por uma equipe da Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, d...