HOSPITAL MANOEL NOVAES REGISTRA MAIS DE 400 ATENDIMENTOS EM ÚNICO FINAL DE SEMANA
O Hospital Manoel Novaes, unidade administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, em um único final de semana, fez mais de 400 atendimentos, com destaque para 16 procedimentos cirúrgicos e 242 atendimentos ginecológicos /obstétricos e 35 partos cesários/naturais. Do total, o percentual de 92% dos atendimentos foi ofertado aos usuários do SUS, demonstrando a importância da unidade hospitalar para a saúde materno-infantil e para a rede de urgência e emergência da região.
A demanda crescente reflete a complexidade dos casos atendidos. Dentre os registros no final de semana, a equipe médica do Manoel Novaes prestou assistência a um menor atingido por disparos de arma de fogo. Proveniente do município de Aurelino Leal, o menino recebeu alta da UTI Pediátrica na manhã de segunda-feira (24) e segue com quadro estável na enfermaria SUS.
O menino precisará de cuidados paliativos e necessita passar por mais uma cirurgia para a colocação de uma placa craniana. Outra ocorrência gravíssima foi de uma criança residente do município de Mascote. Ela chegou ferida por arma branca, passou por uma cirurgia delicada para a retirada do baço e segue internada na Unidade de Terapia Intensiva.
Ainda no final de semana, o hospital atendeu uma criança com politraumatismo. O menino, de apenas 4 anos, sofreu uma queda do terceiro andar de um prédio no bairro São Roque, em Itabuna, exigindo atuação ágil da equipe médica. Ainda em estado crítico, a criança recebe os cuidados da UTI PED do Hospital Manoel Novaes.
ESTRUTURA ESPECIALIZADA
Com uma estrutura que inclui UTIs Pediátrica e Neonatal, centro cirúrgico moderno e equipe altamente capacitada, o Hospital Manoel Novaes se destaca pela qualidade no atendimento de alta complexidade. A unidade é referência para dezenas de municípios baianos e desempenha um papel essencial na assistência a casos graves, que exigem suporte especializado e tecnologia de ponta.
A diretora técnica do HMN, a pediatra Fabiane Chavez, destaca a relevância da unidade para toda a região. “O Manoel Novaes é um hospital essencial para o atendimento pediátrico de alta complexidade. Nossa equipe trabalha com dedicação para garantir a melhor assistência às crianças que necessitam de cuidados especializados, muitas vezes em situações extremamente delicadas como é o caso dessas crianças que precisaram de um atendimento de alta complexidade, caso não tivéssemos essa estrutura aqui, seria difícil estabilizá-los, pois são casos complexos”, pontuou.
A Provedoria da Santa Casa de Itabuna reforça o compromisso de seguir investindo na ampliação dos serviços e na capacitação profissional, garantindo que o hospital continue sendo um pilar fundamental para a saúde da população infantil da região. Ascom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável