segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Reitor destaca o papel da Uesc na formação de quadros para as gestões municipais

Ao desejar sucesso às técnicas universitárias Sayonara Machado e Evani Cavalcante, que foram cedidas para exercerem o cargo de secretárias municipais na atual administração da Prefeitura de Ilhéus, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, destacou o importante papel da Instituição na qualificação de quadros, em nível de graduação e/ou pós-graduação, que estão presentes nas gestões municipais de toda a região de abrangência da Universidade.

A servidora Sayonara Machado, que exercia a chefia da Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH), assumiu o cargo de secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Ilhéus; e a técnica Evani Cavalcante, que integrava a equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), agora é secretária municipal de Educação. Ambas as cessões foram feitas por solicitação do prefeito Valderico Júnior.

Nomeado pelo prefeito Augusto Castro como secretário de Governo, em Itabuna, Luciano Rodrigues Veiga é pós-graduado em Planejamento de Cidades e foi representante da Amurc no Conselho Superior (Consu) na Uesc.

O reitor também citou a eleição do atual vice-prefeito de Itabuna, Josué Brandão Júnior, professor da Uesc aposentado nos últimos dias, e da vice-prefeita de Ilhéus, Wanessa Gedeon, graduada em Administração na Universidade, além de prefeitos, vereadores e indicados para cargos na gestão pública no Sul da Bahia.

Ao longo de sua história, desde a existência da Fespi, a Uesc se notabiliza pela formação de profissionais especializados que prestam serviços em grandes empresas e em cargos públicos do Governo da Bahia e em órgãos da estrutura do Governo Federal e do Poder Judiciário.

Conforme o reitor Alessandro Fernandes, “a Uesc cumpre assim o seu papel social também, em mais uma etapa, além das suas atividades acadêmicas. E é importante essa relação com os municípios da região porque a Uesc tem um protagonismo regional através de suas relações institucionais, independente de partidos políticos. A universidade é suprapartidária e atua em prol do desenvolvimento da região”, acrescenta ele.

Fernandes salienta que a Universidade pretende ampliar essa parceria com os municípios regionais. “No final do ano, realizamos um evento em Ilhéus, juntamente com a Amurc e o Sebrae, quando fizemos um acolhimento aos prefeitos e prefeitas, que foram eleitos e reeleitos, e a partir agora, no início de 2025, estreitaremos as relações. Com o Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras (Agir+) e estaremos presentes em todos os municípios, mais ainda”, ressaltou.

Para o vice-reitor, professor Maurício Moreau, a Uesc, ao longo da sua existência, tem cumprido um papel fundamental, tanto na área de Ensino, Pesquisa e Extensão, como, cada vez mais, na interlocução de políticas públicas para a região. Então, essa articulação da Universidade Estadual de Santa Cruz com os municípios, com as outras Instituições de Ensino Superior aqui da região, tem trazido muitos benefícios para toda a sociedade.

 Ascom/UESC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Junior participa de palestra

Prefeito Valderico Junior participa de palestra sobre práticas de gestão com Ministro Augusto Nardes Evento abordou temas fundamentais para ...