quinta-feira, 10 de outubro de 2024

ITABUNA EM FOCO:Mesmo com situação estável, Prefeitura de Itabuna mantém ações de combate ao Aedes aegypti

Pit-Stop dos Agentes de Combate às Endemias nas localidades de Itabuna - Fotos arquivo.

Itabuna continua com uma situação estável no que se refere à infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, zika e chikungunya. Mas, mesmo assim, não tem dado trégua e continua realizando ações de prevenção em domicílios.

A campanha “Itabuna contra a Dengue 10 Minutos Salvam Vidas” é uma das ações que vêm sendo realizadas desde o mês de junho, tendo como base ações preventivas e educativas, a exemplo de Pit-Stop sempre às sextas-feiras em várias localidades da cidade.

“A prevenção é feita com ações rápidas e simples, mas que tem resultados muito eficazes que evitam a reprodução do Aedes”, alertou a coordenadora do Departamento de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Lucimar Ribeiro.

O último Levantamento rápido de índices para Aedes Aegypti – LIRAa, realizado neste ano, aponta um índice de infestação de 0,68%. Com base nesse resultado, Lucimar frisou que Itabuna está em uma situação tranqüila. “Mas, não podemos descansar até porque o verão está se aproximando e este é o período em que devemos ter um maior cuidado”, completou.

A coordenadora do Departamento de Combate às Endemias ainda anunciou que em dezembro será lançada a Campanha “Verão sem Dengue”, cuja abertura contará com uma caminhada pelo centro da cidade.

“No verão, muitas pessoas viajam bastante para outras cidades em férias ou veraneio. Lá podem adoecer e trazer a doença para Itabuna, o que não é bom. Se adotarmos hábitos preventivos onde estivermos, estaremos cuidando para que o mosquito não se prolifere”, concluiu.

Leia tambem;

*MOÇÃO DE PESAR

Com grande pesar recebi a notícia da morte do jornalista José Carlos Teixeira , no início da tarde desta quinta-feira, dia 10, em nota distribuída por sua família. Ele esteva internado no Hospital do Subúrbio, em Salvador, depois de sofrer traumatismo craniano em decorrência de uma queda no  domingo passado, dia 6, em Madre de Deus, a 63 km da capital do estado. 

 Jornalista José Carlos Teixeira, ícone da imprensa baiana deixará legado para sua legião de amigos. Foto Informe Baiano.

A família divulgará hora e local do sepultamento, que ocorrerá amanhã.

Nascido em Feira de Santana, Teixeira, como era conhecido no meio do jornalismo e comunicação,  frequentou o Colégio Estadual da cidade e se formou em Comunicação na Universidade Federal da Bahia, cursando também uma pós-graduação em marketing político, mídia, comportamento eleitoral e opinião pública na Universidade Católica do Salvador.

Teve relevante papel como editor e repórter nos principais jornais baianos: A Tarde , Tribuna da Bahia e O Globo, mas principalmente na contribuição para a formação de jornalistas em Feira de Santana e Itabuna, onde foi assessor de Imprensa e Comunicação da Prefeitura, netre 1993 e 1995.

Contador de causos, tinha inigualável cultura sobre temas baianos, brasileiros e sobre a música popular brasileira. Contista, como escritor assinou o livro “Walmir Lima – Um Bamba da Bahia”, pelo selo editorial da Assembleia Legislativa da Bahia na  Coleção Gente da Bahia, em 2022 A obra traz um perfil biográfico do compositor do icônico “Ilha de Maré” e dezenas de outros sambas gravados por alguns dos intérpretes do gênero.

Desde 2017, Teixeira se dedicava à direção da empresa Tempo Exato Comunicação e à escrita de colunas nos sites Se ligue Bahia!, Informe Baiano e Camaçari Agora, onde abordava de forma engraçada e jocosa temas da cidade de Salvador e do reconcavo baiano. Deixará saudades eternas nos filhos Joana e João Pedro Pitombo, também jornalista, atualmente na  Folha de São Paulo, e na atual companheira, a jornalista Lenilde Pacheco, além de seus colegas que o tinham como um ícone do jornalismo culto, sério e inteligente. Que a todos Deus conforte. Que sua alma seja recebida em glória e luz.

Itabuna, 10 de outubro de 2024.

Augusto Castro

Prefeito

Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO:Mesmo com situação estável, Prefeitura de Itabuna mantém ações de combate ao Aedes aegypti

Pit-Stop dos Agentes de Combate às Endemias nas localidades de Itabuna - Fotos arquivo. Itabuna continua com uma situação estável no que se ...