Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

terça-feira, 16 de julho de 2019

Faltam 10 dias para a inauguração do Teatro Municipal de Itabuna




Dentro de 10 dias Itabuna será palco de um acontecimento histórico que marcará o cenário cultural da Bahia. No próximo dia 26, em meio a Semana de Comemorações do aniversário de emancipação política e administrativa de Itabuna (109 anos), será inaugurado o Teatro Municipal de Itabuna – Candinha Dória. A inauguração deste moderno equipamento contará com apresentações da Orquestra Sinfônica da Bahia e do Balé do Teatro Castro Alves (TCA).

Com obras que ficaram paralisadas por mais de 10 anos, o Teatro Municipal teve sua construção retomada graças à viabilização um convênio entre o município e o Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), que viabilizou a destinação de recursos à construção. Para garantir o cumprimento de todas as cláusulas contratuais junto à empresa contratada para a edificação, o Prefeito Fernando Gomes esteve acompanhando e vistoriando a obra durante os últimos meses. Dessa forma, o que se vê no local é um belíssimo patrimônio para o município de Itabuna, com estrutura moderna, imponente, e que se tornará um dos mais belos cartões postais do interior da Bahia.


Apto a receber espetáculos nacionais e internacionais, o Teatro, em sua estrutura física, atende todas às normas ambientais, de segurança e de acessibilidade. Com capacidade para aproximadamente 600 pessoas, o local possui uma moderna estrutura de iluminação, sonorização, mecânica, cênica, acústica, além de um amplo foyer que também poderá ser utilizado para exposições, camarim, sanitários, salas de apoio e administração. É, de fato, um patrimônio cultural que está preparado para colocar Itabuna na rota dos grandes eventos, incluindo apresentação de peças teatrais, shows e outros eventos artísticos, apresentação de orquestras, eventos de formatura, congressos e eventos particulares.

A inauguração do Teatro Municipal de Itabuna complementa uma série de medidas da Prefeitura para a retomada das tradições culturais no município. Nos últimos anos houve o resgate do Carnaval Antecipado, a realização da tradicional festa de São Pedro (O Forró do Povo), além do espetáculo A Paixão de Cristo, dentre outros eventos. “Estou muito feliz que o nosso Teatro está prestes a ser inaugurado, dando um salto na cultura do município. Falta muito pouco para que Itabuna receba este grande equipamento de cultura e turismo que beneficiará toda região”, destacou o prefeito. 
Ascom
Fotos: Pedro Augusto

Nenhum comentário: