Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio natural. Não jogue lixo em seu leito.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

FORTES CHUVAS NA REGIÃO

ITAPÉ: EMBASA NEGA RISCO DE BARRAGEM TRANSBORDAR

barragem 2

Do Políticos do Sul da Bahia - A Embasa, empresa responsável pela construção da barragem do Colônia, informa que, se o nível da água chegar à cota máxima da barragem, ela vai passar pelo vertedouro. O controle de vazão do rio, no caso de chuvas intensas, foi previsto no projeto de forma a não gerar impacto nas populações que habitam às margens do rio Colônia depois da barragem.

ibicaraiaaaaaaaaaaaaaa

A Prefeitura de Ibicaraí está avaliando a possibilidade de decretar situação de calamidade por conta das fortes chuvas que têm caído na cidade nas últimas horas.

A secretaria de assistência social está realizando o levantamento, mas a expectativa é de aproximadamente 100 famílias  estão desabrigadas.

Na prática, o decreto permite a tomada de ações emergenciais e ajuda à população afetada de forma mais rápida.

barragem

As constantes chuvas que caíram na região nas últimas horas fizeram com que a barragem da Colônia, em Itapé, tivesse sua capacidade de água quase superada.

A barragem tem 21,4 metros de altura e capacidade de volume de água armazenado de 62,6 milhões de m³.

Nas fotos da manhã desta terça-feira ficou evidente que por pouco a barragem não transbordou. Esse risco tem causado preocupação na população de Itapé.

barragem 2
fgggggggggggggggggggggggggggg

Na manhã desta terça-feira a Ponte do Marabá, centro de Itabuna, foi interditada pela prefeitura para a retirada de um grande volume de baronesas retidas a montante do Rio Cachoeira.

O prefeito Fernando Gomes, sem partido, esteve no local para vistoriar a operação da prefeitura. Ele declarou que a solução deste problema é a derrubada desta ponte e a construção de uma nova:

“ Toda vez que chove tem esse problema em Itabuna por conta dessa ponte, que foi feita na época pelo banco econômico e tem 16 pilares, que segura as baronesas. Vamos ter que gastar o dinheiro que não temos para retirar essas baronesas. Mas estou lutando com o governo federal para construir uma nova ponte para resolver logo esse problema”, declarou o prefeito ao radialista Hélio Fonseca.

ponte 2

Nenhum comentário: