quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Itabuna requalifica pontos de iluminação no município

Renato Rocha
Desde o início de 2017, a Prefeitura de Itabuna está realizando um trabalho para recuperar e requalificar os pontos de iluminação existentes no município. Através da atuação do Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Administração, a prefeitura já conseguiu realizar uma série de intervenções nos bairros e no centro da cidade, incluindo importantes avenidas, além de praças e áreas de lazer, como quadras poliesportivas e campos de futebol.

Dentre as localidades que receberam substituição dos materiais de iluminação está a avenida Garcia, no centro da cidade, onde, em toda a extensão da avenida foram substituídos os braços de iluminação, trocando os modelos curtos por longos (2m), e instaladas lâmpadas de 250 watts. De acordo com o Diretor do Departamento de Iluminação, José Renato da Rocha, o mesmo tipo de material foi utilizado na rua São Marcelo, bairro Zildolândia e na rua Nova, no bairro Califórnia, no trecho que compreende a praça da Califórnia até a praça do bairro Santa Inês. Segundo José Renato, além dessas localidades, foram trocadas lâmpadas em ruas do bairro Jardim Vitória, na rua do Prado, no bairro Conceição, onde lâmpadas de 70 watts foram substituídas por luminárias de 250 watts e, mais recentemente, nos bairros Ferradas, Nova Ferradas e Rua de Palha, que tiveram visitas da equipe de iluminação que substituíram as lâmpadas danificadas.


Uma das medidas determinadas pelo prefeito Fernando Gomes foi para a revitalização dos sistemas de iluminação nas quadras poliesportivas. O diretor josé Renato relatou que foram recuperados os refletores das quadras poliesportivas dos bairros Banco Raso e São Lourenço, além da quadra do colégio CAIC Jorge Amado, no bairro Jardim Primavera. Ele informa ainda que os campos de futebol também foram beneficiados com a recuperação da iluminação, a exemplo dos campos dos bairros São Pedro, Zizo, Pedro Jerônimo e Daniel Gomes. Já no campo de futebol do Núcleo Habitacional da Ceplac, que não possuía iluminação, foram instalados refletores, passando a possibilitar a prática esportiva no período da noite.

O diretor de iluminação ressalta ainda o trabalho integrado de todos os departamentos da Prefeitura, a exemplo do realizado na revitalização do Jardim do Ó e da praça dos Capuchinhos, no bairro Conceição. “Nessas localidades, após execução de obras de melhoria, foram instaladas lâmpadas novas, complementando o serviço, possibilitando ainda mais melhorias à população”, conta José Renato, informando que uma das ações do município visa padronizar a iluminação nas ruas e avenidas: “para isso, reaproveitamos materiais que estão em condições de uso e buscamos sempre a eficiência nas ações”.

Segundo José Renato, em muitas localidades, a exemplo da Roça do Povo, foram instalados modelos de lâmpadas em Led, ampliando a capacidade de iluminação. “Na roça do povo atendemos a uma determinação do secretário Dinailson Oliveira e instalamos ainda refletores no recém-inaugurado campo de areia”, informa o diretor, salientando que “sempre que possível instalamos o modelo em Led que, além da maior durabilidade e capacidade de iluminação da lâmpada, gera uma economia de até 50% no consumo”.

Departamento de Iluminação
Responsável, também, dar suporte aos eventos realizados pela Prefeitura, a exemplo das ações da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e festejos populares (São Pedro e Carnaval), o Departamento de Iluminação também realiza a recuperação e manutenção dos semáforos da cidade. A partir de novembro, a equipe do setor estará preparando uma iluminação temática em diversos pontos da cidade, como a Ponte do São Caetano e avenidas Aziz Maron e Mário Padre, para a Campanha de prevenção do diabetes, Novembro Azul.

Para suprir a demanda que compreende 17.383 pontos de iluminação existentes no município, dando suporte a 93 bairros, além dos distritos de Itamaracá, Mutuns e Roça do Povo, o Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura de Itabuna conta com uma equipe composta por 15 técnicos, com o auxílio de um veículo equipado com escada hidráulica, além de um veículo de apoio. O setor realiza atendimento das 8 às 14 horas e das 17 às 23 horas e o contato pode ser feito através do número: (73) 3617-4774. Ascom.
Foto: Waldyr Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Valderico Júnior participa da festa do Padroeiro de Ilhéus

Nos festejos de São Jorge, Valderico foi bastante cumprimentado Hoje o pré candidato a prefeito de Ilhéus Valderico Júnior, esteve presente ...