Vamos salvar o Rio Cachoeira! É o nosso maior patrimônio. Não jogue lixo em seu leito. Povo limpo, cidade civilizada... Vamos preservar a nossa história.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Agentes de salvamento aquático de Ilhéus participam de capacitação em Salvador

O 1º Simpósio e Campeonato Baiano de Salvamento Aquático teve como objetivo apresentar novas técnicas profissionais, como o desvencilhamento da vítima – técnica que permite a realização do resgate com maior segurança – e procedimentos adequados para atuação de acordo com o grau de afogamento.
Um grupo de 12 salva-vidas do município de Ilhéus participou do 1º Simpósio e Campeonato Baiano de Salvamento Aquático, realizado em Salvador, nos últimos dias 25, 26 e 27. O evento teve como objetivo apresentar novas técnicas profissionais, como o desvencilhamento da vítima – técnica que permite a execução do resgate com maior segurança – e procedimentos adequados para atuação de acordo com os danos à saúde provocados pelo afogamento que pode variar deste uma simples tosse até paradas cardiorrespiratórias. Também participaram do encontro as equipes de salva-vidas dos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Mata de São João e de Salvador.

O evento foi promovido pela Associação Baiana de Salvamento Aquático (Abasa), Grupamento Aquático do Corpo de Bombeiros de Salvador (GMAR) e pela Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar). Segundo o agente Domingos Madureira, a participação na capacitação e nas competições foi muito importante para o grupamento ilheense, uma vez que possibilitou a atualização profissional bem como a troca de informações com outras equipes de salvamento de municípios baianos. Conforme Madureira, as técnicas apreendidas serão repassadas aos outros 65 profissionais que não participaram do simpósio.   
Além das discussões sobre as novas técnicas de atuação, foram realizadas quatro provas desportivas durante o evento. A classificação geral da equipe ilheense foi o quarto lugar, assegurando vaga para participação no Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático Sobrasa Rescue-Tube que será realizado no próximo mês de novembro, no Espirito Santo. As provas disputadas foram: aquatlon, equivalente a dois quilômetros de corrida e mil metros de natação em mar aberto; revezamento de natação com boneco de 80 quilos; nado em piscina, sendo 25 metros com boneco e 25 livre. A última prova foi o resgate com rescue tube, que corresponde ao salvamento com equipamentos tipo flutspumaflutuador,  e life-belt, rescue-tubesalsichão de salvamento
Ga Comunicação Social (Secom)-Ilhéus, 02/10/2014

Nenhum comentário: