Prefeitura de Itabuna faz testagem rápida
para Covid-19 no Bairro da Conceição
Segunda dose de vacina contra
Covid-19 em idosos
Nesta quarta-feira, dia 14, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, vai aplicar a 2º dose da vacina contra a Covid -19 em idosos, a partir das 11 horas, nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família. Os imunizantes serão destinados a pessoas de 79, 78 e 77 anos.
De acordo com Camila Brito, coordenadora de Imunização do município, até o momento nove mil idosos já foram vacinados em Itabuna. “Ainda faltam outros nove mil de todas faixas etárias, para concluirmos esse grupo prioritário” afirmou.
A coordenadora disse também que algumas Unidades Básicas e de Saúde da Família ainda têm estoque da 1º dose. Nesse caso, as vacinas serão aplicadas em grupos com 66 e 65 anos. “Poucos idosos dessa faixa etária ainda não tomaram a 1° dose e essa é uma oportunidade de se imunizar”, alertou.
Camila Brito informou ainda que na sexta-feira será realizada busca ativa para mapear os grupos que ainda tomaram a segunda dose. “Será uma espécie de repescagem para que ninguém fique sem imunização contra o novo coronavírus”, comentou.
Também nesta quarta-feira, as equipes da Rede de Frio vão aplicar o 2° imunizante em profissionais de saúde do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, e do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.
Mesmo com a vacinação de diversos grupos, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para que a população mantenha os cuidados para afastar a contaminação pelo novo coronavírus. Entre eles, o distanciamento social, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% e uso da máscara protetora. São medidas fundamentais para que a cidade vença a luta contra a Covid-19.
Continua serviço de poda de
árvores em áreas da cidade
Visando garantir uma arborização urbana bonita, saudável e livre dos perigos que possam comprometer a segurança da população, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, dá sequência nesta semana à zeladoria em várias partes da cidade. Está sendo realizada a poda de árvores adultas e serviços de urbanização.
Na manhã desta terça-feira, dia 13, por exemplo, a equipe da Superintendência de Serviços Públicos iniciou a poda de árvores e capinagem na Praça Nicodemos Barreto, no bairro Sarinha Alcântara. Logo depois, os operários iniciarão a limpeza de ruas e a revitalização da praça e de outros locais no mesmo bairro, como garantiu o superintendente Francisco de Sousa Lino Filho.
Na segunda-feira, a poda de árvores foi feita ao longo da Avenida Princesa Isabel, que liga o Bairro do São Caetano ao centro da cidade. O serviço consiste na eliminação de ramos mortos, doentes ou danificados. Em alguns casos, há a remoção de parte da árvore que esteja comprometendo a segurança das pessoas, segundo explicou o superintendente.
Ele disse que nos locais onde o serviço já foi feito até agora, não houve necessidade de remoção de nenhuma árvore. Mas, apenas o essencial, como a remoção de galhos e ramos danificados.
Sousa Lino lembra que uma cidade arborizada, além de proporcionar conforto térmico e visual bonito, seja em praças, jardins ou avenidas, promove uma melhor qualidade de vida para seus habitantes. “O mais importante, é garantir a segurança de todos”, sentencia.
O aposentado Erivaldo Santos, antigo morador do Sarinha Alcântara, fez questão de acompanhar o trabalho que está sendo executado na praça principal do seu bairro. Ele destacou a atuação do prefeito Augusto Castro ao afirmar que, apesar do pouco tempo de administração, já é possível notar que trabalha em favor da população.
Prefeitura dinamiza licitações, contratos
e compras com os “Encontros de
Experiências”
O secretário municipal de Gestão e Inovação, José Alberto Lima Filho, avaliou como fundamental para a melhoria da prestação de serviços, o primeiro “Encontro de Experiências” entre servidores que atuam diretamente com licitações, contratos e compras. O evento foi realizado na tarde de segunda-feira, dia 12, no Teatro Candinha Dórea.
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Gestão e Inovação promoveu este evento de vários que acontecerão ao longo da gestão do prefeito Augusto Castro. O treinamento foi ministrado por técnicos juristas da empresa Marla Oliveira Consultoria Jurídica e contou com a participação de 40 funcionários.
Segundo o secretário José Alberto Lima Filho, com tais encontros se busca a melhoria da prestação dos serviços públicos, além de preparar as equipes para mais ágeis procedimentos e decisões, promovendo ganhos de eficiência na gestão municipal. “No quadro temos um conhecimento técnico importante, vindo dos servidores efetivos. Uma parcela pequena de servidores é novata” explicou.
“Assim, contando com toda a experiência de quem já lida com as demandas e com o apoio dos novatos, entendemos que promover um Encontro de Experiências, de compartilhamento de ideias para atualizar as informações, é fundamental, especialmente considerando as especificidades de uma administração tendo como plano de fundo a questão da pandemia e os aspectos legais de todo e qualquer contrato", completou.
O encontro contou com a participação dos consultores Marla Oliveira e Railson Pinho, especialistas e mestrandos em Direito e Administração Pública pela Universidade de Buenos Aires. Coube a eles, falar de avanços e desvendar eventuais segredos que tornem a Administração pública mais ágil, ética e transparente.
Restrições de locomoção em vias
A Prefeitura de Itabuna seguiu as normas do Decreto Estadual n° 20.386, do dia 11, que determina a restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20 às 5 horas até segunda-feira, dia 19 de abril. A medida visa evitar a proliferação do novo coronavírus.
Excetuam-se da vedação, as hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência.
Os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo bares, restaurantes e congêneres, deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências.
Cada segmento comercial deverá seguir os horários de funcionamento estabelecidos nas convenções coletivas de trabalho e demais ordenamentos, sendo respeitado o horário de 20 às 5 horas. Ficam permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até meia-noite. O transporte coletivo municipal funcionará até às 20 h.
A comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, após às 19h30min, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), até às 5 horas do dia 19 fica vedada, assim como a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.
As academias, centros de treinamento, estúdios e demais estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, poderão funcionar, respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras, a manutenção da circulação de ar natural dos ambientes, bem como a capacidade máxima de lotação de 50%.
Já a realização ou execução de atividades desportivas, aulas de dança e ginástica ou demais atividades físicas que promovam contato físico ficam vedadas. Também ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, parques, eventos científicos, cinema, passeatas e afins, durante o período.
Excepcionalmente, fica autorizada a realização de atos solenes de formatura, especificamente, cultos ecumênicos e outorga de grau acadêmico, desde que atendidos todos os critérios estipulados no protocolo de prevenção e segurança, como: distanciamento social adequado; utilização obrigatória de máscaras e álcool em gel; aferição de temperatura na entrada do local; limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local; duração máxima de 4 horas; só poderão ser realizados de segunda à sexta-feira; instalações físicas amplas, que permitam circulação de ar natural em todo o ambiente.
Os responsáveis pelos atos solenes, discriminados no parágrafo anterior, deverão encaminhar ofício para a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER),informando a realização do ato solene, com antecedência de, no mínimo, de cinco dias.
Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, de forma presencial, atendendo ao horário determinado para a restrição de locomoção noturna que é 20 horas, desde que respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam circulação de ar natural em todo o ambiente; limitação da ocupação ao máximo de 50% da capacidade do local.
PRINCIPAIS RESTRIÇÕES
√ Proibição de circulação noturna (Toque de Recolher), às 20h;
√ Funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, até às 19h30;
√ Ficam estabelecidos os protocolos de prevenção, devendo ser seguidos por toda a comunidade, qualquer descumprimento acarretará em penalidades.
Secretaria de Promoção Social cadastra quem
vai receber o Auxílio Emergencial
Na manhã desta terça-feira, dia 13, foi iniciado o segundo dia do cadastramento das pessoas que vão receber o Auxílio Emergencial Itabuna. Segundo a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Castro, 3.500 famílias carentes itabunenses serão beneficiadas e terão até a próxima sexta-feira, dia 16, para fazer o cadastro.
Criado pelo Decreto municipal nº 14.364, de 08 de abril de 2021, o Auxílio Emergencial de Itabuna será pago em três parcelas no valor de R$ 100 reais, nos meses de abril, maio e junho e alcançará famílias que possuem renda de até R$ 89 reais por pessoa. O cadastramento está sendo feito nos CRAS e na sede da Secretaria, no período das 08 às 14 horas.
Para fazer o cadastro é necessário apresentar o número do NIS, Carteira de Identidade e CPF. O interessado consulta o NIS nas listas divulgadas e vai no dia e local indicados realizar o cadastro. As listas estão divulgadas nos Postos de Saúde, escolas municipais, CRAS e na sede da Secretaria de Promoção Social.
SAC Móvel em Itabuna teve 21 atendimentos
Vinte e um atendimentos foram realizados na segunda-feira, dia 12, primeiro dia da carreta do SAC Móvel, em Itabuna, que está estacionada na Praça do Cacau, na Avenida Aziz Maron, próximo ao Shopping Jequitibá. Desse total, 19 foram para emissão de Carteira de Identidade (RG) e dois de antecedentes criminais.
O coordenador da unidade móvel Jorge Carlos Ferreira dos Santos explica que a cota diária será de até 215 senhas, distribuídas exclusivamente via agendamento prévio em razão da necessidade do cumprimento dos protocolos de segurança e prevenção da Covid-19.
O agendamento deve ser feito pelo aplicativo SAC Digital (disponível nas lojas IOS e Play Store) ou pelo site oficial (www.sacdigital.ba.gov.br) ou pelos números 0800-071-5353 (ligação de telefone fixo) e 4020-5353 (ligação de celular).
A carreta do SAC Móvel seguirá atendendo os itabunenses até o dia 11 de maio, com serviços de emissão de RG, 1ª via de CPF, Antecedentes Criminais e Ouvidoria Geral do Estado (OGE).
“Estamos em uma equipe de 11 pessoas dando apoio ao posto fixo do SAC de Itabuna, que possui uma grande demanda por serviços de emissão de RG e CPF”, explica Jorge dos Santos. Ele frisa que para qualquer um dos serviços é indispensável apresentar as certidões de nascimento ou de casamento (original).
O serviço é gratuito para emissão da primeira via do RG, mas para a segunda via do documento é cobrada taxa no valor de R$ 39,39.
A vinda da carreta do SAC Móvel é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda e o Governo da Bahia.
Moradora do bairro Banco Raso, Maria Rita Menezes, elogiou a agilidade no atendimento. Ela buscou o SAC Móvel para emitir a segunda via do seu RG. “Meu filho agendou para mim e tudo está sendo resolvido, rapidinho. Gostei muito. Estão todos de parabéns”, disse.
Boletim Covid-19 – 13.04.2021
A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 26.864 casos de pacientes curados, 27.827 casos confirmados, sendo 467 casos ativos; 45 internados em UTI, 4 leitos disponíveis; 39 em leitos clínicos, 27 leitos disponíveis; e 496 óbitos.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.
ASCOM/Prefeitura de Itabuna
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