Os dois navios comprados pelo governo da Bahia por R$ 54,9 milhões para integrar a frota do Sistema Ferryboat teriam valor de mercado de, no máximo, R$ 36,6 milhões.
”Esse processo todo é ilegal desde a origem. Se não for completamente ilegal, de forma absurda, ele é amoral, que faz uma diferença enorme. Pode até que esteja na margem da ilegalidade o início dele, mas é amoral pela forma como foi feito”. Esta verdadeira bomba envolvendo a licitação feita pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) para a compra de dois navios para a frota do sistema ferryboat foi detonada pelo representante de três empresas gregas que participaram da concorrência, Marcos Leonelli Espinheira.
Os dois navios comprados pelo governo da Bahia por € 18 milhões – R$ 54,9 milhões – para integrar a frota do Sistema Ferryboat teriam valor de mercado de, no máximo, € 12 milhões – R$ 36,6 milhões.
Vale ressaltar ainda que esse montante é somente para se trazer os ferries. O Estado vai desembolsar mais R$ 10 milhões para fazer obras para adaptar os terminais de São Joaquim e Bom Despacho para que os novos barcos possam atracar. Não houve licitação para essas obras, consideradas “emergenciais”.