TRIBUTO A ROBSON NASCIMENTO
|
Robson Nascimento |
O gerente de vendas, ou gerente comercial, de um jornal é o responsável pela
busca do financeiro à empresa, de tal maneira que deve planejar orientar,
dirigir e controlar toda a área de vendas, abrangendo também a área de
marketing e relacionamento com o cliente.
O tópico acima se refere aos tempos modernos de hoje visando atrair recursos
para um jornal. Hoje as coisas estão mais fáceis com os novos meio de
comunicação em tempo real e difícil para o jornal impresso. Ao contrário de 50
anos atrás, quando ingressamos, no inicio de 1972, no jornal Diário de Itabuna,
como corretor de publicidade, ganhando 20% do valor do total da venda do espaço
do anuncio para o veiculo. Era um trabalho árduo e de “jogo
de cintura”. Mesmo contando Itabuna com a fartura do cacau, os jornais
faturavam bem, ao contrário deste momento, com o dinheiro escasso.
Nesta época em que os corretores de publicidade andavam muito, em busca
de publicidade, só existiam o telefone e mais tarde o telex. Na região sul da
Bahia, as principais cidades: Ilhéus e Itabuna, não contavam com agencia de
Publicidade, como hoje, me lembro, muito bem; só com as dos jornalistas: Vily
Modesto (VMP-Publicidade) e a CCCC-Publicidade, do jornalista e contador, Cristóvão
Colombo Crispim de Carvalho. Vily prestava seus serviços para a Rádio Jornal de
Itabuna e o Jornal A Tarde, enquanto Cristóvão Colombo prestava serviços ao
Jornal da Bahia.
Nós como corretor de publicidades, velhos e bons tempos de faturamento,
logo, logo, passamos também a repórter do jornal, editor de cultura e diretor
comercial. Muita dureza para assumir as funções, naquela época, e manter as despesas do jornal em
dia, pois o diretor é necessário que possua um perfil de um gerente de
negócios, com liderança, visão, sabedoria, além de ter clara percepção do público alvo,
a ser atingido (clientes), e dos resultados esperados para manter a empresa. Um
trabalho que exige uma interação direta com os clientes e relacionamento de
confiança, senão os recursos não aparecem, para que o jornal pague sua folha salarial e
suas despesas com fornecedores.
É muito difícil ser um diretor comercial de qualquer veiculo de comunicação,
principalmente, um jornal, nesses tempos de transformações de informática, um
setor que está caminhando a passos largos para a sua decadência. Tudo piorou
porque o tempo agora é real, é online e ninguém pode dormir no ponto!. Estamos escrevendo, vamos dizer assim;
essa advertência, por vermos uma grande tristeza nos olhos de um amigo, que tem
esse oficio de diretor comercial de um Jornal no sangue! O que lhe qualifica como um dos maiores
diretores dessa área, no sul da Bahia, por sua amizade, relação cordial de
conhecimento, de educação e sabedor aonde buscar os recursos. Referimos-nos ao
nosso amigo/companheiro, Robson Nascimento, funcionário do Jornal Agora, Itabuna e, que, tudo indica,
está fora de sua função.
Sabemos que o Jornal Agora está em fase de transformação organizacional,
mas que não pode deixar o grande Robson Nascimento de fora. Caso isso aconteça,
os seus novos dirigentes estarão “dando um tiro no pé”. Além de ser um grande
ser humano, diretor, ou ex-diretor do jornal, Robson Nascimento era o amigo
fiel e companheiro inseparável, de toda hora, do nosso saudoso, amigos, José Adervan de
Oliveira. Temos prova disso! Fica aí nossa dica, pois passamos por muitos anos
pela direção comercial do Diário de Itabuna e sabemos das amarguras e mágicas que essa função
tem para trazer recursos para o veiculo!
Não é mole, e poucos sabem...
“O possível está feito, o impossível far-se-á”
Voltaire.
Joselito dos
Reis
Poeta e
jornalista