sábado, 1 de novembro de 2025

“A Bahia é o espírito do Brasil”, afirma presidente da OAB Nacional ao receber Comenda 2 de Julho

Honraria da ALBA foi concedida a Beto Simonetti nesta sexta (31), com a presença de dirigentes da Ordem, conselheiros e autoridades dos três poderes

A solenidade de entrega da Comenda 2 de Julho ao presidente da OAB Nacional, José Alberto Simonetti (Beto Simonetti), reuniu emoção, homenagens e forte presença institucional. O plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ficou lotado na manhã desta sexta-feira (31/10), com a presença de dirigentes da OAB Bahia, conselheiros federais e seccionais, representantes das subseções e autoridades dos três poderes.

Maior honraria concedida pelo Parlamento baiano, a Comenda 2 de Julho é destinada a personalidades que prestam relevantes serviços à Bahia. Proposta pelo deputado Tiago Correia, a homenagem reconhece a trajetória de Simonetti à frente da Ordem, marcada pela defesa intransigente da advocacia e do Estado Democrático de Direito.

Em discurso emocionado, o presidente nacional dedicou a comenda à classe que representa. “Divido essa honraria com toda a advocacia do Brasil. Recebo em nome de mais de um milhão e 400 mil advogados e advogadas, porque essa comenda tem o tamanho da advocacia brasileira, pela marca que é e pelo que representa ao país”, declarou.

Ao falar sobre a Bahia, Simonetti ressaltou a dimensão simbólica e histórica do estado. “Esta é a terra de Luiz Gama e Ruy Barbosa, que ensinaram que justiça é compromisso com dignidade. Terra de Maria Quitéria, Maria Felipa, João das Botas e de anônimos que fizeram da fé a vida. Também é a terra de Jorge Amado, que um dia escreveu que o baiano era um estado de espírito. E hoje entendo que esse estado é o da liberdade em movimento. A Bahia é o espírito do Brasil. Ela mostra a coragem de recomeçar quando o caminho é duro”, disse.

O presidente também destacou o legado da presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, para a advocacia. “Primeira mulher a ocupar o cargo, Daniela não apenas abriu caminhos, mas redesenhou o sentido da liderança, mostrando que a autoridade verdadeira nasce de quem é capaz de mover pessoas. Cada vez que chega a Brasília, ela leva consigo a Bahia”, afirmou.

Aplaudida de pé pelo plenário, Daniela Borges destacou a importância da honraria e o simbolismo do momento.  "Mais alta honraria da ALBA, a Comenda 2 de Julho é símbolo da luta do povo baiano. É uma homenagem mais que merecida, porque nosso presidente Beto Simonetti faz isso pela advocacia, trabalhando arduamente e defendendo a valorização da nossa profissão nos quatro cantos desse país", ressaltou.

Autor da proposta, o deputado Tiago Correia destacou que Simonetti tem trabalhado por todo o Brasil, defendendo a advocacia e proporcionando a toda a população o direito ao acesso à justiça. "Então, nada mais normal do que reconhecer isso, entendendo que existe uma conexão com a Bahia”, destacou.

Beto Simonetti

Natural de Manaus (AM), Simonetti é advogado desde 2001 e foi eleito quatro vezes pela advocacia amazonense para presidir a seccional da OAB-AM. Entre as funções que exerceu no Sistema OAB, estão a de conselheiro federal pela OAB-AM, secretário-geral do CFOAB, diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia, ouvidor-geral da OAB Nacional e Coordenador-Geral das Comissões e Procuradorias do Conselho Federal da OAB.

Instituída em 1999, a Comenda 2 de Julho simboliza o espírito de liberdade que marca a história baiana. Já receberam a honraria personalidades, como o então presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Barroso, o professor e jurista Edvaldo Brito e o escritor Jorge Amado.

Ascom/Foto: Angelino de Jesus

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Capacitação para receptivo de cruzeiros projeta temporada aquecida Cidade receberá 16 escalas entre dezembro de 2025 e abril de 2026 A Prefe...