terça-feira, 1 de julho de 2025

Puérperas de 17 municípios atendidas no Materno-Infantil de Ilhéus são agraciadas com mudas de Pau Brasil

A campanha de distribuição de mudas de Pau Brasil às puérperas que durante o mês de junho receberam alta médica do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, resultou na distribuição de mais de 300 unidades da espécie entregues à famílias de 17 municípios da região sul da Bahia.

A iniciativa – uma parceria do HMIJS com o Horto Florestal da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), ambas instituições do Governo da Bahia -, ocorreu durante todo o mês, quando se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e o Junho Verde, uma campanha de conscientização sobre a preservação ambiental, que busca sensibilizar sobre a importância de cuidar dos biomas e espécies, além de mitigar os impactos da degradação ambiental. 

Desde o início da parceria, em 2023, já foram distribuídas mais de mil mudas da espécie, árvore nativa do Brasil cuja exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses no século XVI.

A exploração dessa árvore foi tão intensa que a espécie quase foi extinta. Ainda hoje, de forma ilegal, a madeira é exportada para a Europa, onde é valorizada na fabricação de arcos de violino. Antes disso, era usada por povos indígenas na pintura corporal. A palavra Brasil significa “vermelho como brasa”, de onde derivou o nome do país. 

Iniciativa ambiental

Nesta nova etapa da campanha, 54,2% das mudas foram entregues a famílias de Ilhéus, seguido do município de Itacaré, com 8,7%, e Mascote com 5,2%. Puérperas residentes em Valença, Uruçuca, Una, Teolândia, Santa Luzia, Maraú, Itagibá, Itabuna, Apuarema, Arataca, Camamu, Cairu, Canavieiras e Gandu também foram agraciadas pela iniciativa ambiental.

A proposta do hospital - instituição gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) - durante todo o mês, foi de que cada criança nascida na unidade recebesse uma muda da árvore com o objetivo de ser plantada no bairro onde reside, numa área rural ou no quintal da própria casa. A campanha sempre traz, em sua essência, a representatividade da vida e da defesa da natureza. Os pais enviam as fases de crescimento das árvores plantadas, com a presença dos filhos também em desenvolvimento. Desde a primeira etapa da campanha, o hospital recebeu imagens de moradores de mais de 40 municípios onde as mudas já foram plantadas.


Referência

O Hospital Materno-Infantil tem 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de semi-intensiva; capacidade para atender urgências e emergências de toda a região; além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. Está estruturado para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. É a única unidade hospitalar da Bahia habilitada pelo Ministério da Saúde para atendimento aos Povos Originários.


O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.

Ascom.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Capacitação para receptivo de cruzeiros projeta temporada aquecida Cidade receberá 16 escalas entre dezembro de 2025 e abril de 2026 A Prefe...