quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Cepedi oferece 1.000 vagas para Residência em sistemas embarcados

Embarcatech oferece oportunidade de capacitação na Bahia

 

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletroeletrônica de Ilhéus (Cepedi) anunciou por meio do edital Nº 03/2024, abertura de inscrições para o processo seletivo do Programa de Capacitação - EmbarcaTech - Residência Tecnológica Em Sistemas Embarcados.  Os interessados podem acessar o site oficial do programa conferir o edital e fazer sua inscrição: www.embarcatech.cepedi.org.br

Oq EmbarcaTech e uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), coordenado pela Softex, conta com a execução de seis instituições brasileiras públicas e privadas credenciadas pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI), dentre elas o (Cepedi).


Para o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e presidente do Conselho Administrativo do Cepedi, Alessandro Fernandes, assinala que “o cenário tecnológico brasileiro recebe um novo impulso com o lançamento do EmbarcaTech, programa que visa capacitar profissionais em tecnologias de Sistemas Embarcados e Internet das Coisas (IoT), abordando áreas cruciais como Educação, Segurança, Indústria e Saúde.


O diretor Executivo, José Alfredo Souza salienta que “o Cepedi se destaca por oferecer 1.000 vagas no estado da Bahia, distribuídas em cinco polos estratégicos: Ilhéus e Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Feira de Santana e Bom Jesus da Lapa. Com essa iniciativa, os participantes terão a oportunidade de ingressar em um programa de formação que irá prepará-los para os desafios da era digital, com ênfase em sistemas embarcados, que são a base de muitos dispositivos e tecnologias utilizados no cotidiano, como eletrodomésticos, sistemas automotivos e equipamentos médicos


O EmbarcaTech é estruturado em duas fases, permitindo uma formação abrangente e prática:  A Capacitação Remota é a primeira etapa. Nela, os participantes passarão por uma capacitação intensiva, com carga horária de 160 horas, focada em tecnologias de Sistemas Embarcados e IoT. Esta fase será totalmente remota e destinada a 1.000 alunos na Bahia, fornecendo os fundamentos necessários para o desenvolvimento tecnológico.


Após a conclusão da primeira fase, os 100 alunos na Bahia Melhores classificados terão a oportunidade de participar de uma residência tecnológica, que contará com uma carga horária de 240 horas de aulas teóricas e práticas ao longo de 12 meses, durante os quais também aplicarão o conhecimento adquirido em projetos reais junto à instituições e empresas parceiras, recebendo uma bolsa de R$3.100,00 para apoio financeiro.


O público-alvo inclui alunos do ensino médio de escolas e instituições de ensino regular, integral e profissionalizante, matriculados em ensino técnico e superior em cursos das áreas de Controle, Processos Industriais e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e áreas correlatas, além de diplomados nessas mesmas áreas em nível técnico ou superior.


Com essa iniciativa, o EmbarcaTech busca não apenas formar profissionais altamente qualificados, mas também estimular a inovação tecnológica, contribuindo diretamente para o avanço do setor no Brasil. Para mais informações e inscrições, que iniciam no dia 10 de outubro e vão até dia 27 de outubro, uma prova será aplicada no dia 06 de novembro e as aulas começam no dia 25 de novembro. 

 Ascom/UESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

AGNALDO RAYOL, UMA ESTRELA QUE VOOU PARA UMA NOVA CONSTELAÇÃO

BAND - Catia Fonseca, relembra história com Agnaldo Rayol: “Cantou em casamento ...