Quatro seleções se classificam às quartas de final do Campeonato Interbairros neste domingo
Santa Inês x Zizo - Fotos Pedro Augusto
As seleções de Rua de Palha, Santa Inês, Daniel Gomes e Santo Antônio foram as primeiras a se classificar às quartas de final do Campeonato Interbairros de Futebol de Itabuna na rodada de ontem, dia 25. Agora, vão aguardar os times que jogam no próximo domingo, dia 1º.
Com um bom público, a Rua de Palha venceu o Jaçanã por 5 a 4 nos pênaltis depois de empatar em zero a zero no tempo normal de jogo no Campo do Esporte Amador. Na sequência, o Santa Inês aplicou 2 a 0 no Zizo enquanto em Ferradas, o Conceição perdeu para o Daniel Gomes nos pênaltis por 4 a 1, após o empate em 1 a 1 e o Fátima também perdeu para o Santo Antônio nas penalidades por 4 a 2, com a partida empatada em 1 a 1.
Na segunda rodada das oitavas de final no domingo, dia 1º, às 8 horas, no Campo do Esporte Amador se enfrentam São Caetano x João Soares e Nova Ferradas x Pedro Jerônimo enquanto no campo de Ferradas, às 10 h, joga Parque Boa Vista x São Lourenço e Sarinha x Mangabinha.
Leia tambem:
Arenas de futebol do Lomanto e Nova Ferradas são entregues pelo Governo do Estado em clima de festa
Em clima de festa, o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), entregou ontem, dia 25, mais duas arenas de futebol nos bairros Lomanto e Nova Itabuna contando com a presença do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Davidson Magalhães, do superintendente de Economia Solidária da SETRE, Wenceslau dos Santos Júnior, e dos secretários municipais José Alcântara Pellegrini, Adriana Tumissa e Rosivaldo Pinheiro.
Também convidado, prestigiou a entrega dos novos equipamentos o presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Marcone Amaral, que considerou as duas arenas para o futebol e descoberta de novos talentos no esporte mais popular do país como fundamental. Ex-atleta profissional com passagens pelo Esporte Clube Vitória, Venezia, da Itália, Bellizona, da Suíça, Vila Nova (GO), Estrela do Norte (ES), União Barbarense e Marília (SP) e na seleção do Qatar, ele disse que é preciso apoiar crianças e jovens e o esporte é essencial.
Já o secretário de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini, reafirmou o quão tem sido importante a parceria do Governo do Estado na construção de arenas de futebol na cidade, tendo lembrado que já foram entregues as areninhas Juca Alfaiate, na Beira-rio, no Berilo; Tim, no Conceição; Vila Olímpica de Itabuna, no São Caetano; o Campo do Esporte Amador, no Sarinha Alcântara, e a piscina olímpica do 4º Grupamento de Bombeiros Militares. “Somos gratos por este apoio ao município no projeto de incentivo à prática dos esportes”, disse.
O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Davidson Magalhães, disse que foram investidos cerca de R$ 2,3 milhões na construção das duas arenas que contam com gramado natural, estrutura metálica, alambrado, redes de proteção e estrutura metálica, alambrado, redes de proteção, postes de iluminação, etc. Na solenidade, ele anunciou a instalação de vestiários e a abertura de 300 vagas para as escolinhas de futebol no Lomanto e Nova Ferradas.
Itabuna: 2º Mega Mutirão de Saúde na Vila Olímpica
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a partir desta segunda-feira, dia 26, até quinta-feira, dia 29, realiza na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, a 2ª edição do Mega Mutirão de Saúde com a expectativa de atender mais de sete mil pacientes que estavam na fila de espera das unidades de saúde e na Central de Regulação do SUS para consultas e exames nas diversas especialidades médicas.
Os atendimentos acontecem pela manhã com início às 8 horas e no turno da tarde a partir das 13 horas. Estão sendo oferecidas as especialidades de Dermatologia, Cardiologia, Endocrinologia, Ultrassonografia, atualização do Cartão SUS, triagem de varizes, teste ergométrico, eletrocardiograma e ecocardiograma a pacientes já cadastrados nas unidades de saúde.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, lembrou que esta modalidade de mutirão é uma das mais relevantes realizadas pelo município por usar como critério o pré-agendamento de pacientes referenciados pelas unidades de saúde. “Essa segunda edição segue o mesmo modelo da primeira. A diferença é que no ano passado tivemos várias fases, enquanto nesta edição teremos duas fases para pacientes da escleroterapia”, disse.
Ela explica que primeiro o paciente passa pela triagem (varizes) com o objetivo de avaliar a necessidade da escleroterapia. “Ele será submetido a uma ultrassom com doppler dos membros inferiores para que o médico angiologista identifique ou não a necessidade do procedimento que será feito em diversos dias no mês de setembro”, informou.
Hoje estão sendo atendidos os pacientes das unidades de saúde que integram o Módulo 4 que abrange os bairros São Caetano, Novo São Caetano, Conceição, Sarinha, São Pedro, Pedro Jerônimo, Maria Pinheiro, Zizo e Vila Anália.
Moradora do Novo Jaçanã, a dona de casa Mariza Santos acompanhou o marido Manoel de Jesus para o ecocardiograma. “Estávamos desde o ano passado na fila de espera e esse Mega Mutirão chegou em boa hora”, disse.
Na terça-feira, dia 27, serão atendidos pacientes do Módulo 3 dos bairros Santo Antônio, São Roque, Novo Horizonte, Centro, Zildolândia, Mangabinha e São Lourenço.
Na quarta-feira, dia 28, pacientes do Módulo 2: Lomanto, Nova Itabuna, Rua de Palha, Manoel Leão, Urbis IV, Ferradas, Nova Ferradas, Itamaracá e Jorge Amado enquanto que na quinta-feira, dia 29, pacientes do Módulo 1: Califórnia, Santa Inês, Vila das Dores, Nova Califórnia, Vila de Mutuns, Fátima e Parque Boa Vista.
Desfile de 7 de Setembro em Itabuna vai celebrar relações étnico raciais
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, realizou nesta segunda-feira (26), a última reunião preparatória para ajustar os detalhes finais do desfile cívico do 7 de Setembro. Reunião preparatória para ajustar os detalhes finais do desfile cívico do 7 de Setembro - Fotos Ascom
A assessora técnica-pedagógica de Projetos Integrados Lílian Lima apresentou o roteiro do desfile, assim como os locais de concentração das escolas para as equipes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, 4º Batalhão de Bombeiros, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (SETTRAN) e SAMU-192.
Esse ano, o desfile cívico virá com o tema: “A diversidade desfila – Sete de Setembro celebra as relações étnico raciais”. Na Avenida Cinqüentenário vão desfilar 10 unidades escolares do município e do estado e uma particular. “Todos os anos a secretaria aborda algo cultural e as escolas vão contar a história de como o negro está na sociedade, trazendo personagens e mostrando as conquista de negros e indígenas”, disse Lílian Lima.
A assessora técnica-pedagógica de Projetos Integrados da Secretaria Municipal da Educação falou que o tema foi escolhido como uma forma de combater o racismo, dar visibilidade aos povos que sempre foram excluídos e contar a história do Brasil não só em uma perspectiva europeia.
Uma das mudanças é a posição do palanque oficial que será montado na esquina da Rua Mariá Ferreira, transversal da Cinqüentenário e não em frente à Praça Camacan como de costume por causa das obras de requalificação em andamento. Todas as transversais da principal avenida da cidade serão fechadas ao tráfego de veículos automotores.
O desfile de 7 de Setembro vai começar às 7h40min, com o hasteamento de bandeiras por um representante do Executivo municipal e passagem do Grupo 1 com o Tiro de Guerra 06/007, 15º Batalhão da Polícia Militar, Companhia Independente de Polícia Rodoviária , Guarda Civil Municipal, 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Defesa Civil, que desfila pela primeira vez, Esquadrão da Polícia Montada Equoterapia, Polícia Montada, SAMU-192 e colégios do vetor militar.
No Grupo 2 vêm a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( APAE), Centro de Educação, Centro Psicopedagógico de Educação Inclusiva( CEPEI), Sala de Recursos Multifuncionais, Lions Clube, Legião da Boa Vontade (LBV), Rotary Clube, igreja Assembleia de Deus e lojas maçônicas.
“Convidamos todos a participarem do ato de comemoração da Independência do Brasil que todo o ano lota a Avenida do Cinquentenário. E isso é muito importante, pois diante de tantas dificuldades, o brasileiro ainda cultiva o sentimento de patriotismo”, disse a assessora técnica-pedagógica de Projetos Integrados da Secretaria Municipal da Educação, Lilian Lima.
Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável