sábado, 31 de agosto de 2024

Deputados criticam bloqueio do X no Brasil e cobram reação do Senado

 

Rede social foi bloqueada após decisão do ministro Alexandre de Moraes (STF)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). (Foto: Deborah Sena)

Do - Diário do Poder - O recente bloqueio do X, antigo Twitter, no Brasil, determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), provocou fortes críticas de parlamentares que consideram a medida um ataque direto à liberdade de expressão e um retrocesso democrático.

Rodolfo Nogueira (PL-MS) destacou a gravidade do bloqueio. “O Brasil agora se encontra ao lado de regimes totalitários como Irã e Coreia do Norte. Isso é inadmissível. O Senado não pode ficar omisso perante este absurdo.”

Sargento Gonçalves (PL-RN) questionou a justificativa de Moraes para a decisão, argumentando que ela fere princípios democráticos fundamentais. “A justificativa de Alexandre de Moraes para bloquear o X é frágil e inconsistente. Em vez de defender a liberdade de expressão e o debate aberto, ele opta por medidas que são típicas de regimes opressores. É um caminho perigoso que pode abrir precedente para mais censura e repressão no futuro.”

Rodrigo Valadares (União-SE) condenou a decisão como um ataque direto aos valores democráticos do país. “Com essa decisão de Alexandre de Moraes, o Brasil se aproxima de um estado de exceção, onde a censura e o controle das redes sociais passam a ser normais. Isso é inaceitável. Em vez de promover a liberdade de expressão, o STF está destruindo um dos pilares da democracia. Não podemos aceitar que o Brasil seja comparado a países que praticam censura aberta.”

Silvia Waiãpi (PL-AP) expressou indignação com o bloqueio e o comparou a práticas de regimes autoritários.

“Bloquear o X é um ataque à liberdade de todos os brasileiros. Essa é a prova de que estamos nos aproximando perigosamente de regimes autoritários. Nós já estamos vendo o controle e mordaça do povo, controlando o que cidadãos podem ou não pensar, falar ou ver na internet. Essa decisão de Moraes é um exemplo claro de como o poder pode ser utilizado para silenciar críticas e controlar o debate público. Isso não pode ser tolerado.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

SETTRAN em alerta com acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em Itabuna

SETTRAN mantém fiscalização de rotina em Itabuna - Fotos  arquivo Nos últimos dias, pelo menos quatro acidentes envolvendo motocicletas fora...