quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

DEPUTADO ADOLFO MENEZES RECONDUZIDO A PRESDIENCIA DA ASSEMBLEIA LEGILATIVA

 

Da - al.ba.gov.brO deputado Adolfo Menezes (PSD) foi reconduzido ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) em eleição realizada na tarde desta quarta-feira (1o), no Plenário Orlando Spínola. Na ocasião, também foi defi nida a composição da Mesa Diretora para o biênio 2023/2025, primeiro período da 20ª Legislatura. A sessão de votação foi conduzida pelo ex-presidente e deputado Nelson Leal (PP), por ser o parlamentar reeleito que ocupou mais vezes a Presidência, conforme determina o Regimento Interno.


A nova Mesa Diretora, liderada por Adolfo Menezes, tem como 1º vice-presidente o deputado Zé Raimundo Fontes (PT). Para a 2ª vice-presidência, foi escolhido o deputado Marquinho Viana (PV). O deputado Antonio Henrique Jr. (PP) foi eleito para o posto de 3º vice-presidente. A 4ª vice-presidência foi preenchida pelo deputado Laerte do Vando (PSC).

A eleição definiu ainda a composição das quatro secretarias que integram a Mesa Diretora da ALBA: o deputado Marcelinho Veiga (UB) foi escolhido 1º secretário; a 2ª Secretaria foi para Samuel Junior (Republicanos); Vitor Azevedo (PL) foi eleito 3º secretário; e Zó (PC do B) foi definido como 4º secretário. Para os postos de suplentes, o plenário escolheu as deputadas Maria del Carmen (PT), Soane Galvão (PSB) e Cláudia Oliveira (PSD), e os deputados Robinho (PP) e Jurailton Santos (Republicanos).

Houve disputa somente para o cargo de presidente, que teve, além de Adolfo Menezes, a candidatura do deputado Hilton Coelho (Psol). Antes do escrutínio, os dois postulantes ao comando da Casa subiram à tribuna, onde fizeram a defesa de suas candidaturas. Menezes anunciou a intenção de concorrer novamente ao posto que exerceu durante os últimos dois anos, e pediu o apoio do plenário para sua recondução. Hilton, de igual modo, apresentou a defesa da sua candidatura.


Por volta de 15h10, Nelson Leal convidou para a Mesa os deputados Vitor Bonfim (PV) e Sandro Régis (UB) para que atuassem nas funções de 1º e 2º secretário, respectivamente. Após as instruções passadas pelo condutor da solenidade, a votação teve início às 15h45, depois que o 1º secretário da Mesa, deputado Vitor Bonfim (PV), apresentou a urna vazia, em uma demonstração de lisura do processo eleitoral. O legislador também foi o responsável por fazer a chamada nominal dos pares para participação da votação secreta. Além de Bonfim e Nelson Leal, integrou a Mesa de Trabalho o deputado Sandro Régis (UB), na função de 2º secretário.

A escolha para presidente durou cerca de 20 minutos, quando Nelson Leal convocou os parlamentares, em ordem alfabética, para procederem a definição dos demais cargos da Mesa Diretora para o primeiro biênio da 20ª Legislatura. Tal procedimento ocorreu quando já passava das 16h15, momento em que Vitor Bonfim, novamente, apresentou a urna a ser utilizada. Às 17h13, o presidente que conduzia os trabalhos, deputado Nelson Leal, anunciou o resultado da votação para os cargos de secretários, vice-presidentes e suplentes.

Por fim, a comissão escrutinadora suprapartidária passou a apurar os votos para a Presidência do Parlamento baiano. O deputado Adolfo Menezes obteve a expressiva quantidade de 61 votos, enquanto o candidato Hilton Coelho recebeu dois sufrágios no pleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Servidoras denunciam mais casos de assédio, desta vez no Ministério da Justiça

Ofício cita investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de Mossoró O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das ...