a |
Comenta-se nos meios políticos de Itabuna os nomes de prováveis candidatos a candidato a prefeito do município na eleição de 2024. A política é dinâmica. Ela é como as nuvens no dizer do político mineiro Magalhães Pinto ( dono do extinto Banco Nacional). Você olha para uma, vem ela numa formação. "Segundo depois, está mesma nuvem, apresenta outra formação".
Assim também é a política. Estes nomes que vou expor aqui podem ou não ser consagrados nas urnas nas próximas eleições: Enderson Guinho, Capitão Azevedo, Marcone Amaral, Dinailton Oliveira, Charleane Souza, Harisson Nobre, Elaine Carletto, John Nascimento, deputado Fabrício Pancadinha, Antônio Mangabeira, Isaac Nery, Geraldo Simões, Mauro Ribeiro, Sandra Neilma, Erasmo Ávila, Eduardo Carqueija e prefeito Augusto Castro, que já pavimenta a sua reeleição.
Especulações são válidas. Os nomes estão aí. Poderão surgir outros. A posição das nuvens é que vai dar a bússola de orientação no quadro de xadrez político da cidade.
PENSAR ITABUNA
Quem é ou quem são os representantes da sociedade civil organizada na Câmara de Vereadores de Itabuna? Não tem. Então,como uma uma cidade pode solucionar uma cadeia de problemas se ela mesma não atende para esse detalhe?
Vai continuar capenga, de pires na mão, sendo eternamente chamada de " Pobre Região Rica" famosa frase do sociólogo e saudoso professor Selem Rachid Asmar e eternamente dependendo de verbas do deputado a ou b para aliviar este ou aquele setor da comunidade (área da saúde principalmente), enquanto nos arrastamos, ao longo dos anos, com problemas de toda ordem e de toda natureza na vida da cidade. Acorda Itabuna! Conquista, Juazeiro, Eunápolis, Teixeira de Freitas a estão anos Luz à nossa frente. Quando vão pensar Itabuna?
FALTA AMOR!
A nossa cidade merece estar no patamar das grandes comunidades da Bahia. E o que nos falta para atingir este objetivo? Falta amor de muita gente que se locupleta do seu progresso e do seu desenvolvimento, verdadeiros sanguessugas do trabalho honesto de homens e mulheres que, no anonimato, constroem está selva de pedras chamada Itabuna. Com raras exceções, só pensam no lucro imediato e nas contas recheadas nos bancos da cidade.
Quantas vezes o poder publico (todos eles) e a inciativa privada, em conjunto com as universidades (Santa Cruz e Federal do Sul da Bahia) estiveram reunidos para um estudo e elaboração de um diagnóstico apresentando as perspectivas para o presente e futuro da comunidade local? Nenhuma vez. Quantos sócios tem a secular Associação Comercial de Itabuna. Mil, dois mil associados? A CDL de Eunápolis tem quase mil associados.
A sociedade civil organizada de Itabuna, quando faz reunião comparece, na maioria das vezes, 10, no máximo 15 pessoas!. Estou sendo generoso.
*O jornalista Paulo Lima é um dos maiores analistas políticos desta terra. É inteirado e bem informado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável