Há quatro semanas o Boletim Informativo Epidemiológico Macrorregião Sul de Saúde produzido pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) tem apontado queda dos casos ativos e dos óbitos relativos à Covid-19 em Itabuna. Os dados levantados, a partir de fontes oficiais, avaliam o cenário regional da pandemia da Covid-19 em razão desta doença.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforça que a mais recente publicação do Boletim, na quarta-feira, dia 4, mostra clara tendência de queda do número de novos casos por dia, atualmente em 57,3%, o que representa 170 casos ativos e um total de 33.608 casos, de acordo com gráfico produzido com base em dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Na média dos últimos sete dias em referência aos óbitos houve queda de 62,5%.
“Essa tendência decrescente vem sendo registrada nas últimas quatro semanas. Semana passada, o decréscimo em relação aos sete dias anteriores foi de 78,3%, o que mostra que estamos chegando num nível mais confortável da infecção”, afirma a secretária.
Ela diz ainda que Itabuna está num patamar bem abaixo dos altos índices que vivemos em maio. “Isso nos deixa mais tranquilos, mas é óbvio que não podemos relaxar com as medidas preventivas, como o uso de máscara facial e a higienização das mãos”, afirma Lívia.
_____________________________
“Lei Mestre Sabará” sancionada por Augusto Castro
Mestre Sabará |
Nesta sexta-feira, dia 6, foi sancionada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), a Lei Mestre Sabará que tem como objetivo instituir auxílio financeiro aos profissionais da cultura.
A iniciativa é da Prefeitura, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, cujo presidente Aldo Rebouças, destaca “o olhar sensível do prefeito voltado para os agentes culturais da cidade”. O Projeto de Lei foi aprovado de forma rápida, através do empenho e participação direta do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erasmo Ávila.
O efeito da pandemia atingiu em cheio o setor criativo, principalmente segmentos relacionados ao domínio de atividades culturais. Em Itabuna, mediante análise prévia do banco de dados da plataforma cadastral de Cultura e Turismo – CADCULTI registrou-se que 78% dos agentes culturais hoje têm renda per capita abaixo de um salário-mínimo.
Na oportunidade, foi ressaltado a importância de homenagear o músico Adalmiro Leôncio da Silva, mais conhecido como Mestre Sabará, um cidadão que representa um legado artístico e um patrimônio cultural para Itabuna.
A partir de segunda-feira, dia 9, já serão sendo realizadas inscrições para solicitar o auxílio, através de um Edital de Chamamento que será publicado no Diário Oficial da FICC e no site auxílio.ficc.com.br, ou presencialmente na Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, no Espaço Cultural Josué Brandão, no Bairro Conceição, das 8 às 18 h.
Cerca de 340 agentes culturais estão aptos a receber o auxílio, mas precisam residir em Itabuna, comprovar atuação artística/cultural há mais de três anos na cidade, ter renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa e estar com o cadastro atualizado e devidamente homologado no CADCULTI.
Não poderá ter acesso ao auxílio, o agente cultural que possua situação empregatícia atual diferente de autônomo e/ou possua outra fonte de renda formal com registro na CLT.
O prefeito Augusto Castro já destinou o recurso para conta da Fundação, com objetivo de custear as despesas decorrentes da Lei sancionada, o que atesta seu compromisso e capacidade de gestão e planejamento financeiro. Para mais informações, consultem a plataforma oficial do auxílio ou acompanhem as redes sociais oficiais da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC @ficcoficial.
_____________________________
Tratamento no DCZ para animais do antigo lixão
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Diretoria do Centro de Zoonoses (DCZ) da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde fez a entrega de 125 quilos de ração para os animais que se encontram no antigo lixão de Itabuna na tarde desta sexta-feira, dia 6. Semanalmente, são entregues 250 quilos de ração divididos em duas ações.
Toda semana, a equipe do DCZ faz visita técnica para a entrega da alimentação e de água e também, para avaliar a situação. Atualmente, a unidade encontra-se sem espaço para abrigar mais animais, pois, alguns já se encontram em tratamento de doenças e em recuperação de cirurgias de castração no local. Por isso, o Departamento de Vigilância em Saúde tem um planejamento para a manutenção de mais espaço, e consequentemente, o acolhimento de mais animais de forma gradativa.
A coordenadora da Diretoria do Centro de Zoonoses, Ellen Gleicer dos Santos, afirma que gradativamente os animais serão trazidos, a exemplo dos cães que já se encontram em tratamento, para que possam se recuperar e liberar espaço para novos animais.
“Estamos fazendo as ações de forma gradual para que possamos atender as demandas dos animais do lixão, bem como, realizar o tratamento daqueles que estão doentes. A prioridade é trazer as fêmeas prenhas no período de reprodução. Nesse sentido, faremos uma ação viável e compatível com as condições atuais do Zoonoses,” afirma a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristela Antunes.
Segundo ela, depois que os animais em tratamento fiquem curados e da castração, haverá proposta de feira para adoção em comunhão com a ONG. “O processo necessita de todo um planejamento progressivo. Já estamos mantendo os animais com alimentação e água no local, tratando alguns deles no DCZ”, afirma.
A subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, visitou a Diretoria do Centro de Zoonoses hoje pela manhã para avaliação. “A unidade é grande, mas precisa de manutenção para comportar mais animais. Nesse sentido, providências mais urgentes serão adotadas para que possamos acolher quantidade maior de animais do lixão., Após o tratamento acontecerá ação para adoção,” pontuou.
Além da entrega pela Prefeitura da ração e água, empresas privadas têm se mobilizado em prol da causa e ajudado com doações, a exemplo de pet-shops da cidade e da empresa Padim, que na manhã desta sexta-feira, doou 250 quilos de ração ao Centro de Zoonoses para distribuição aos animais.
_____________________________
Cadastramento da população de Itabuna no Programa Previne Brasil avança
Itabuna tem avançado no cadastramento da população no Programa Previne Brasil (PPB), o que permitirá seguir o novo modelo de financiamento pelo Ministério da Saúde no repasse das transferências para os municípios. Além disso, garantirá maior acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na Atenção Primária à Saúde.
A informação é da apoiadora institucional da Educação Permanente da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Dayse Santos, ao adiantar que o trabalho para o cadastro permanente, que é feito pelos Agentes Comunitários de Saúde, visa alcançar as metas estabelecidas pelo Programa Previne Brasil do Ministério da Saúde.
Dayse explicou que no ano passado, o PPB começou a ser implantado com a proposta de incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nas unidades de saúde, visando ampliar o vínculo entre os pacientes e as equipes de saúde. Segundo ela, os indicadores para o sucesso desse programa dependem da participação dos usuários tanto no cadastramento quanto na busca pelos serviços oferecidos nas unidades de saúde do município pelo SUS.
Entre os indicadores apontados por ela, estão consultas de pré-natal regular e a realização de exames para a detecção de doenças como sífilis e HIV por parte das gestantes, a boa receptividade dos Agentes Comunitários de Saúde durante as visitas domiciliares, a busca de vacinas contra a poliomielite, indicada para crianças a partir de dois meses até menores de 5 anos de idade, e a aferição de pressão arterial regular de pessoas hipertensas nas unidades de saúde.
O controle do diabetes, com a solicitação de exames e de insulina pelos portadores, saúde na escola e a saúde bucal, serviços gratuitos e de fácil acesso aos usuários também foram destacados pela apoiadora institucional da Educação Permanente da Atenção Primária. “Itabuna tem feito acompanhamento e monitoramento de todo o processo, buscando parcerias institucionais e adquirindo ferramentas de apoio como cursos de capacitação e treinamento para os servidores da saúde pública em Itabuna”
A diretora do Departamento de Atenção Primária, Alessandra Lopes, reforçou a importância da atualização cadastral de toda a população itabunense a fim de que o município continue sendo beneficiado pelo Programa Previne Brasil. Ela também ressaltou o importante trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, que atuam na promoção, proteção e prevenção da saúde das famílias, por meio do acompanhamento domiciliar e na orientação para acesso ao Sistema Único de Saúde.
“Os agentes são responsáveis pelo mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais do município, pois, conhecem as famílias na sua área de atuação, são o elo entre o poder público e a comunidade”, concluiu a diretora, lembrando que, atualmente, o município conta com cerca de 380 Agentes Comunitários de Saúde.
______________________________
Boletim Covid-19 – 05.08.2021
A Divisão de Vigilância Epidemiológica, do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novo Boletim da Covid-19. Itabuna registra 33.384 de pacientes curados, 34.321 confirmados, sendo 312 casos ativos; internados em UTI 32; leitos de UTI disponíveis 17; internados em leitos clínicos, 14 leitos clínicos disponíveis, 32; e 625 óbitos.
Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24h. A recomendação é: Seja consciente, proteja sua família, fique em casa. Evite aglomerações. Use máscara.
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável