Oxigênio no feriadão de Corpus
Christi
No período, 24 estabelecimentos comerciais visitados e 13 notificados, 19 residências abordadas e houve a apreensão de três carros e três motos. Cinco aparelhos de som, duas bicicletas, duas mesas e duas cadeiras também foram apreendidos.
Por meio de denúncias, a equipe fez 55 deslocamentos aos bairros Sarinha, Vila Anália, Fonseca, Banco Raso, Ferradas, Centro, Nova Ferradas, Nova Itabuna, Novo São Caetano, Jardim Primavera, Cond. Jubiabá/Gabriela, Monte Cristo, Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo, Centro Comercial, Góes Calmon, Jardim Vitória, Zizo, Maria Matos, São Lourenço, Castália, São Pedro, Praça Beira Rio, Mangabinha, Califórnia e Fátima.
O chefe do Departamento de Poluição Sonora da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Wellington Santana Souza, lembra que a Operação Oxigênio contou com o envolvimento de uma equipe formada por 25 pessoas, entre fiscais da Prefeitura de Itabuna e policiais militares e civis.
“Apesar de ter sido um feriado prolongado, a Operação foi tranquila, sem o registro de grandes festas clandestinas. A maioria das ocorrências, aconteceu em residências e em bares, que excederam o horário de funcionamento”, comentou Wellington. Ele ressalta que essa calmaria se deveu ao fato de muitas pessoas terem viajado para o litoral.
Outro veículo também foi apreendido, desta vez no Pontalzinho, pelo mesmo motivo. As duas motos foram apreendidas no Bairro São Caetano por ausência de documento de porte obrigatório, e outra no Jaçanã, pelo mesmo motivo.
______________________________
Lives marcam a Semana do Meio Ambiente
Um ciclo de lives programadas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente marcarão as comemorações da Semana do Meio Ambiente em Itabuna, iniciada na manhã de sábado, dia 5, com um passeio ciclístico que percorreu várias ruas e avenidas da cidade. Dezenas de ciclistas de diversos grupos de pedaleiros participaram do evento, que teve o apoio da Trifil, CVR Costa do Cacau e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O ciclo de palestras virtuais (lives) começou nesta segunda-feira, às 17h30min, com a temática sobre o “Descarte Correto de Embalagem de Agrotóxicos”, cuja abordagem contou com a atuação da diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna, Cilene Nascimento, e da gestora da Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia (Arisba), Andréa Brito. As transmissões estão acontecendo pelo Instagram oficial: @prefeituradeitabuna.
A programação teve sequência, às 18h30min, com a participação da secretária municipal de Planejamento de Itabuna, Sônia Fontes, e do engenheiro agrônomo Pedro Jerônimo, que trataram da temática “Aterro Sanitário e Coleta Seletiva”.
Nesta terça-feira mais duas lives estão programadas. A primeira, contará com a presença da bióloga e educadora ambiental Alana Couto e do engenheiro ambiental Diego Ramires, que abordarão questões relacionadas ao “Licenciamento Ambiental”. Em seguida, o administrador Cláudio Lyrio e o engenheiro agrônomo Rodrigo Haun vão falar sobre “Orgânicos: produção e comercialização”.
Encerrando a programação Semana do Meio Ambiente, na quarta-feira, dia 9, a professora Valerie Nicollier e a professora Alana Couto atuarão na live que tratará sobre “Ações de Educação Ambiental''.
De acordo com a diretora de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna, o objetivo do ciclo de palestras é despertar a consciência da comunidade em geral para a responsabilidade de todo cidadão com o meio ambiente.
______________________________
Vacina Pfizer
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio e do Departamento de Vigilância em Saúde, comunica a chegada de 480 doses do imunizante contra a Covid-19 da vacina belga Pfizer.
As doses já tem grupo prioritário definido e nesta primeira remessa serão destinadas integralmente às gestantes e puérperas. Vale ressaltar que a vacinação deste grupo havia sido interrompida há mais de um mês por orientações do Ministério da Saúde.
Recentemente, em última resolução da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), esse público voltou a ser incluído no calendário de vacinação contra Covid-19, mas somente para a vacina Pfizer.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, celebra a chegada de mais uma remessa para um grupo vulnerável: “Estamos avançando na vacinação e contemplando, prioritariamente, aqueles que mais necessitam dessa proteção. Seguindo sempre as orientações do Ministério da Saúde, e da CIB, tenho certeza que continuaremos caminhando. Mas vale lembrar que é importante contarmos com a conscientização de todos com relação às medidas protetivas contra a Covid-19. As taxas de ocupação dos leitos UTI Covid continuam altas e precisamos da contribuição de cada um”, pontuou.
Nesse sentido, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, evidencia a necessidade de priorizar as gestantes neste momento. “As gestantes e puérperas são um público vulnerável e, como estão aptas apenas para esta vacina, vamos direcionar toda essa remessa para esse grupo que corresponde a 20% das gestantes do município”.
A coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, destaca que o próximo passo será fazer o levantamento das gestantes do município. “Neste primeiro momento, vamos fazer um apanhado das gestantes e puérperas mais vulneráveis e aquelas que têm menos acesso, por conta da distância. Conforme recebermos mais doses, vamos contemplando as demais, seguindo essa linha”.
A vacina será aplicada somente na Rede de Frio – fundos do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Sesp) e a data ainda será definida mediante as conclusões do levantamento, conforme a melhor logística para atender a esta população.
________
Hospital de Campanha é referência no
tratamento da covid-19 na Bahia
O Hospital de Campanha de Itabuna, implantado pela gestão do prefeito Augusto Castro, no final do mês de março, já atendeu 147 pacientes acometidos pela Covid 19 e deu alta a 102. É uma unidade de referência na Bahia no tratamento da doença provocada pelo vírus Sars-Cov-2. O município investe mensalmente no Hospital de Campanha pouco mais de R$ 2 milhões,
A unidade especializada conta com 40 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta terça-feira, dia 7, 100% dos leitos de UTI estão ocupados. Cerca de 60% dos pacientes são de Itabuna, o que reflete o aumento do número de casos da doença na cidade, fato que deixou as autoridades sanitárias em estado de alerta.
O Hospital de Campanha atende pacientes de Itabuna e de cidades circunvizinhas, graças aos leitos regulados pelo Governo do Estado. Para a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, o hospital veio com a missão de desafogar leitos de outros hospitais. “Se não fosse o Hospital de Campanha, os pacientes teriam que aguardar na fila da regulação, o que aumentaria risco de serem transferidos para outras cidades”, destacou.
“Até esta segunda-feira, 15 pacientes estão internados na UTI e seis na enfermaria, fora que os leitos restantes são de retaguarda”, afirmou a secretária.
O prefeito Augusto Castro, que foi acometido pela Covid-19, no início da pandemia ano passado e que ficou 55 dias internados, sendo 44 dias na UTI entubado, lembrou que o Hospital de Campanha foi um compromisso firmado com a população de Itabuna.
“Quem passou pela aflição da Covid-19, como eu, sabe o quanto é difícil vencer essa doença. Graças a Deus e as correntes positivas de oração, me foi dado por Deus uma nova oportunidade. E o Hospital de Campanha é um compromisso meu para com a vida”, frisou.
O prefeito lembra que a unidade implantada por sua tem equipamentos com tecnologia de ponta, os mesmos utilizados nos grandes centros, e conta com equipe de multiprofissionais completamente comprometidos em salvar os pacientes ali internados,” disse Castro.
Na iminência de uma terceira onda da doença provocada pela pandemia do novo coronavírus, o prefeito de Itabuna pretende implantar a testagem em massa na cidade para ajudar a combater a Covid 19. Mas adverte que as pessoas devem seguir as recomendações quanto ao distanciamento social, uso de máscaras, álcool gel 70% e higienizar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia.
FALTA DE MEDICAÇÃO
Além dos desafios diários dos 171 profissionais de saúde para salvar vidas, o Hospital de Campanha enfrenta escassez de medicação. A secretária de Saúde, Lívia Mendes, disse que há uma falta dos kits de intubação.
“No entanto, o problema não é o recurso para a compra dos produtos e sim o desabastecimento de insumos para a produção dos medicamentos essenciais no tratamento da Covid -19. Já solicitamos um reforço de medicação à Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou Lívia Mendes.
______________________________
MOÇÃO DE PESAR
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, consternado com o falecimento de Antônio Francisco Araújo, “Chico”, uma das maiores referências grapiúna no handebol, se junta aos familiares do atleta nos pedidos para que Deus o receba em sua Glória e a todos conforte.
Chico faleceu, aos 59 anos, no final da tarde desta segunda-feira, dia 7, no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, onde estava internado há algumas semanas na luta contra o câncer.
O atleta ganhador de inúmeros títulos e medalhas tem nome marcado no esporte baiano como um dos maiores pontas do handebol estadual.
O corpo do comerciário e atleta será velado, a partir das 7 horas de amanhã, no SAF, e o sepultamento está previsto para às 15h30min, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.
Itabuna, 7 de junho de 2021
Augusto Castro
Prefeito
______________________________
Boletim Covid-19 – 07.06.2021
Ascom/Prefeitura de Itabuna
Pela cidade, por você
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja responsável