quarta-feira, 30 de outubro de 2024

ITABUNA EM FOCO:Prefeitura de Itabuna encerra campanha Outubro Rosa com palestra do projeto A Praça é Delas

Nesta quarta-feira, dia 30, das 15 às 18 horas,


acontece na Praça José Bastos, no centro, a 3ª edição do “A Praça é Delas - Outubro Rosa”, projeto promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), em parceria a Atenção Básica e do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), da Secretaria Municipal de Saúde.

 O evento integra a campanha Outubro Rosa de conscientização e combate ao câncer de mama e do colo de útero. A ação tem o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade itabunense sobre a importância da prevenção, através do autocuidado e do diagnóstico precoce. 

 De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SEMPS, Larissa Moitinho, ações afirmativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer servem para informar e educar as mulheres da importância do cuidado com a saúde. 

 Ela relatou ainda que a programação desta tarde contará com palestras de profissionais especialistas na saúde da mulher. “Será uma tarde de muita informação e serviços prestados a todos, pois teremos palestra sobre o autocuidado e prevenção contra o câncer de mama”, afirmou

 Dentre as palestrantes, a representante do Grupo Se Toque e também integrante do Conselho Municipal da Mulher, Sueli Dias. “Teremos também a coordenadora do Centro de Atenção à Mulher, Gabriela Brito”, disse.

 Larissa ressaltou ainda a relevância de Itabuna ter um equipamento especializado para saúde da mulher. “A sensibilidade do prefeito Augusto Castro (PSD) e da Primeira-dama, Andrea Castro, trouxeram para a cidade o Centro de Atenção à mulher que é um verdadeiro presente. Nós, mulheres, agradecemos porque lá são prestados serviços específicos à saúde feminina”, disse.

 Além das palestras, o evento “A Praça é Delas - Outubro Rosa” terá serviços de saúde como teste de glicemia e aferição de pressão arterial (PA) e a participação da equipe profissional do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT).

Encontro com trabalhadores e feirantes da Feira Livre do Califórnia

Mais de uma centena de feirantes dos dois bairros participaram do encontro na feira do Califórnia. Fotos Pedro Augusto

“Estou muito feliz. Agora, a feira será reformada. As más condições do espaço prejudicavam muitos vendedores, como eu, que vendia carne aqui”. O comentário é do açougueiro Edelvani Santana Moraes, que participou do encontro com representantes da Prefeitura de Itabuna na Feira Livre do Califórnia.  

A pauta incluiu o anúncio do início das obras e serviços para a requalificação do equipamento pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER). A parceria com a Prefeitura foi anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito Augusto Castro (PSD).

Segundo a secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, a CONDER apenas aguarda o remanejamento dos feirantes para o início da tão sonhada reforma da feira livre, que agrega trabalhadores, comerciantes e consumidores dos bairros de Califórnia e Fátima. “A Ordem de Serviço está pronta”, disse.

 “Os feirantes e vendedores avulsos vão para a área externa para que as vendas não sejam prejudicadas. Vamos demolir tudo, pois será uma nova feira, com nova cobertura”, acrescentou a secretária.

O encontro teve a presença dos secretários de Governo, Rosivaldo Pinheiro, e de Segurança e Ordem Pública, Humberto Matos, que falou sobre a atualização do cadastramento dos feirantes solicitado pela CONDER.

“O cadastro de todos foi feito ano passado. Então, sua atualização visa mapear quem são os trabalhadores e as categorias para a destinação dos boxes. Além disso, dar celeridade à obra porque a feira corre risco de desabamento”, informou Mattos.

Durante a reunião, houve uma chamada para confirmar os nomes dos feirantes cadastrados. O secretário assegurou que nos próximos 15 dias a construtora Metro, vencedora da licitação da CONDER, deve iniciar a instalação do canteiro.

Já o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, disse que haverá uma investigação social para comprovar quais trabalhadores serão beneficiados. “Essa investigação será validada pelos feirantes que vão criar comissão de acompanhamento. Nós queremos evitar que pessoas insiram nomes de terceiros para se beneficiarem do novo espaço”, explicou.

Há anos que feirantes e vendedores avulsos lutavam pela reforma da Feira Livre do Califórnia o que agora vai ser consolidado na gestão do prefeito Augusto Castro (PSD), que tem as feiras livres da cidade como uma preocupação.

Nos próximos dias, por exemplo, será entregue a feira do São Caetano, também reformada pela CONDER”, afirmou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Humberto Matos. Até a entrega, os feirantes continuarão atuando no espaço provisória numa antiga fábrica de calçados no prolongamento da Avenida Manoel Chaves, naquele bairro da zona sul.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Servidoras denunciam mais casos de assédio, desta vez no Ministério da Justiça

Ofício cita investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de Mossoró O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das ...