quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Itabuna em Foco: refeitura determina gratuidade nos ônibus do transporte público para candidatos ao ENEM

 

NOTA - O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), determinou à Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN) e à concessionária Atlântico Transportes que nos dias 3 e 10 de novembro, entre às 10 às 20h30min, adotem gratuidade nos ônibus do transporte público para facilitar o deslocamento dos candidatos aos locais de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).]

Para fazer jus à medida, os estudantes participantes das provas devem apresentar documento identidade com foto e o Cartão de Inscrição. O ENEM é um exame de admissão à educação superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.


Comércio e economia fortes refletem na geração de empregos

 

 Itabuna tem motivos para comemorar os dados divulgados na quarta-feira, dia 30, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, que apontam que neste ano de 2024 houve a geração de 1.246 postos de trabalho, com um saldo de 185 empregos somente em setembro.


De acordo com a Prefeitura de Itabuna, a predominância de um comércio e economia fortes, se refletem diretamente na geração de empregos. No período de janeiro a setembro houve 1.0162 demissões.


O secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (SICER), Mauro Ribeiro, frisou que o município apresenta saldo positivo não somente na geração de empregos, mas também com a chegada de novas empresas.


“Itabuna é a cidade do Sul da Bahia que mais gerou novos postos de trabalho nesse ano e isso é motivo de muito orgulho, porque sabemos que temos um comércio forte e uma economia forte e isso tem refletido nos dados econômicos”, ressaltou.


Ainda de acordo com o CAGED, no mês passado foram gerados 145 postos no comércio, serviços 42, sete construção civil e três na indústria.

Nos quatro meses do segundo semestre, de julho a setembro, ao todo foram criadas 711 vagas nos diversos setores. 


Mulheres submetidas à mamografia, devem buscar o resultado do exame”, alerta enfermeira*

 

“Muitas mulheres fazem exame de mamografia e não buscam o resultado. Por isso, correm um grande risco. É aquela mulher que fica no escuro, sem saber o que foi diagnosticado”. O sinal de alerta foi dado pela coordenadora do Centro de Atenção à Mulher (CAM), enfermeira Gabriela Brito, na 3ª edição do “A Praça é Delas - Outubro Rosa”, na Praça José Bastos, no centro, na tarde de quarta-feira, dia 30.


“Como há preocupação com a saúde feminina, a gente liga para as mulheres que fizeram o exame. Como não sabem o resultado, pode acontecer de não ter sido dado andamento ao exame de rastreio. Por isso, é importante que a mulher dê valor ao resultado pela necessidade de acompanhamento”, acrescentou a coordenadora do CAM, um centro especializado que funciona no antigo SESP, entregue recentemente pela gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).


A enfermeira Gabriela Brito atribui o fato de a mulher não pegar o resultado da mamografia à falta de conhecimento do que lhe pode acontecer ou então por desconhecimento em razão de fake news. “Em caso de o exame e da biópsia darem resultado positivo para a neoplasia, a paciente será acompanhada pela UNACOM para tratamento, enquanto no CAM terá suporte psicológico integral”, afirmou.


Promovido pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), em parceria a Atenção Básica e do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), da Secretaria Municipal de Saúde, o projeto “A Praça é Delas - Outubro Rosa” marcou o encerramento da campanha Outubro Rosa de conscientização e combate ao câncer de mama e do colo de útero.


A ação teve o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade itabunense sobre a importância da prevenção da doença, através do autocuidado e do diagnóstico precoce. Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SEMPS, Larissa Moitinho, ações afirmativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer servem para informar e educar as mulheres da importância do cuidado com a saúde.


Ela acrescentou que por meio de ações afirmativas a Prefeitura de Itabuna leva serviços das secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza e de Saúde em relação ao autocuidado e campanhas de conscientização. “Não se pode trabalhar a violência contra a mulher se não se tem o braço da Secretaria Municipal de Saúde para acolher e ajudar. Então, parcerias como esta significam um ganho para a sociedade com um todo”, declarou.


A diretora lembrou ainda que a Prefeitura integra a rede de assistência e de serviços direcionados a atender às necessidades das mulheres, através do Centro de Atenção à Mulher, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Isabela Nascimento Seara e Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Civil Municipal. “Portanto, há acolhimento, amparo e escuta qualificada”, concluiu. Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Servidoras denunciam mais casos de assédio, desta vez no Ministério da Justiça

Ofício cita investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de Mossoró O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das ...