sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

ITABUNA EM FOCO

 Prefeito Augusto Castro conhece comparativo de números da Secretaria Municipal da Saúde

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), reuniu-se com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde na tarde de quinta-feira, dia 26, para conhecer o balanço das ações já desenvolvidas durante sua gestão, bem como avaliar as melhorias a serem implantadas neste ano. Estiveram presentes os membros das diretorias, assessorias, coordenadorias e supervisores da rede da saúde pública do município, além da secretária Lívia Mendes Aguiar e da subsecretária Lânia Peixoto. 

Na reunião, foram apresentados números comparativos dos anos de 2019/2020 a 2022 de cada unidade de saúde para análise conjunta dos avanços já alcançados e as estratégias para evolução  na rede como um todo. Também foram pontuados aspectos relevantes desenvolvidos nesta gestão que impactam nos números, a exemplo da implantação de novos serviços, contratação de novos profissionais, reabertura de unidades e reformas, qualificações de servidores, dentre outros.

No Departamento de Atenção Primária, as requalificações das 13 Unidades Básicas de Saúde já se refletem em alguns números. Em 2019, haviam 14 equipes de saúde bucal e em 2022 foram 28. Quanto aos atendimentos médicos foram de 72.168 em 2019 para 92.320 ano passado. Com relação à Divisão de Nutrição, os atendimentos nutricionais foram de 3.740 em 2020 para 6.571. E ainda, a Assistência Farmacêutica com o aumento de 999 pacientes insulinizados em 2019 para 1.916, além de  85.216 prescrições atendidas em 2019 para 132.720.

A Média e Alta Complexidade (MAC) obteve diversos avanços na gestão, a exemplo da implantação de novos serviços como o Melhor em Casa, Assistência Odontológica Domiciliar, Oxigenioterapia, Pré-Natal de Alto Risco, Reabilitação Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentro outros. No SAMU-192, o número de atendimentos dobrou, passando de 4.211 em 2019 para 8.416. Já na UPA 24 Horas, o total de consultas médicas foi de 35.774 em 2019 para 55.688. 

Na Vigilância em Saúde os números também refletem os investimentos da gestão,   como na Divisão de Endemias com o declínio do Índice de Infestação Predial de 7.50% em 2019 para 0.87.  Além disso, na Vigilância Epidemiológica os avanços contra o Covid-19 repercutiram. Em 2020, antes do início da gestão, foram confirmados 373 óbitos , enquanto que em 2022 foram 66, fato este atribuído à abertura do Hospital de Campanha e à cobertura vacinal que alavancou para 50%. As melhorias também são refletidas na Vigilância Sanitária que de 2.338 alvarás emitidos em 2020 saltou para 5.142. 

Já na Central de Regulação, são notórios os avanços com o “Fila Zero”  e a organização da equipe interna. Em 2020, a oferta de consultas especializadas era de 63.317 enquanto em 2022, 81.764. Na oferta de exames especializados, também houve aumento significativo de 47.127 em 2020 para 101.037. 

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destaca que os dados apresentados são exemplos dos diversos progressos implantados na atual gestão. “Sabemos que ainda há muito a ser feito. Mas, graças aos esforços do prefeito Augusto Castro estamos no caminho certo, buscando evoluir diariamente para garantir uma saúde digna aos itabunenses,” afirmou.
  
Quanto à infraestrutura, em dois anos de gestão já foram reformados 13 postos de saúde, sendo três reabertos; houve a reforma na UPA 24 Horas, CREADH, reabertura e reforma da sede do Conselho Municipal de Saúde, reabertura do CEMEPI e Maternidade, abertura do  Hospital de Campanha, Gripários e Centros Covid. Além disso, houve novos espaços para a base do SAMU-192, base de regulação do SAMU-192, Vigilância, CERPAT, Policlínica Municipal Dois de Julho, dentre outros. Para os próximos meses, há mais três entregas de postos de saúde já em reformas, além de mais 10 unidades de saúde já previstas para requalificação, a exemplo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e também do PROSI/ Hiperdia, no antigo Lactário Isolina Guimarães.

Atletas da Seleção Masculina de Handebol de Itabuna voltam às quadras 
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promoveu o retorno de atletas da Seleção Masculina de Handebol de Itabuna. O novo técnico da equipe é Cristiano Marinho. A partir da próxima segunda-feira, dia 30, a cidade será sede de partidas  com a realização do Torneio de Férias, com equipes mistas. 

O palco das partidas será na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano, às segundas e quintas-feiras, das 20 às 22 horas, com entrada franca. O reencontro tão esperado dos atletas no primeiro treino de integração aconteceu na noite de quinta-feira passada, dia 26, com a participação do secretário municipal de Esportes e Lazer, José Alcântara Pellegrini.

No evento, houve o sorteio para a definição das equipes que estreiam na competição e a programação dos jogos. “O torneio terá a participação de cerca de 50 atletas entre homens e mulheres, com duração de duas a três semanas”, disse o técnico Cristiano Marinho. 

“A cada dia do torneio, serão disputados dois jogos. Neste evento, faremos times mistos e algumas regras, pois, cada equipe terá a participação de duas mulheres” explicou o técnico. 

Para o secretário José Alcântara Pellegrini, a retomada da Seleção Masculina de Handebol de Itabuna é um passo+ 0   positivo para incentivar a prática deste esporte na cidade.  “Para nós, esse é um momento muito especial. Itabuna é uma cidade que tem tradição no esporte, e o handebol é uma delas”, comentou. 

Segundo ele, “desde 2014 a cidade não realiza competições da modalidade. Então, o nosso objetivo é retomar esse esporte que deu tantas glórias e triunfos aos nossos atletas e equipes. Hoje, estamos presenciando o treino da Seleção Masculina de Handebol de Itabuna. Mas, estamos empenhados em trazer também o handebol feminino”, destacou Alcântara.

O técnico Cristiano Marinho agradeceu ao prefeito Augusto Castro e ao secretário Alcântara Pellegrini pelo apoio e incentivo para que esse esporte retornasse. “O Torneio de Férias é uma integração para reunir os atletas. É também uma homenagem ao nosso colega Francisco, que faleceu há pouco tempo. Estamos felizes com esse retorno”, concluiu.

Prefeitura aguarda estiagem para continuar serviços no ramal Roça do Povo  

Oferecer acessibilidade e segurança para quem mora na zona rural é uma das prioridades da Prefeitura de Itabuna. Por isso, a Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) mobilizou operários e máquinas para o patrolamento, cascalhamento e compactação da estrada da Roça do Povo em Ferradas. 

A ação começou na manhã de quinta-feira, dia 26, mas teve que ser interrompida temporariamente hoje por causa das chuvas. Mas, de acordo com a secretária interina de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, se o tempo se mantiver firme durante o dia o serviço terá continuidade e até mesmo no final de semana. 

A secretária diz que a Prefeitura trabalha para garantir as condições de acessibilidade aos pequenos agricultores para que possam escoar sua produção e comercializar na área central da cidade.  A  Feira do Produtor todas as manhãs de sexta-feira, no Bairro Pontalzinho, é o espaço cedido para a montagem das barracas.  

A comunidade da Roça do Povo dista cerca de 10 quilômetros da área central de Itabuna e conta com mais de 480 agricultores familiares e moradores que dependem da estrada. No mês de dezembro passado, a Prefeitura havia iniciado a manutenção da estrada que acabou interrompida pelo período chuvoso.
Neonergia Coelba traz projeto Comunidade Segura

A Neoenergia Coelba realizou na manhã desta sexta-feira, dia 27, na Praça José Bastos, Centro de Itabuna, o Projeto Comunidade Segura com a participação de moradores da cidade que possuem conta regular no fornecimento de energia elétrica. O atendimento ao público foi realizado até o meio-dia.

Realizado em parceria com a Prefeitura de Itabuna, por meio das secretarias municipais de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB),  Planejamento (SEPLAN) e de Transporte e Trânsito (SETTRAN), o projeto consistiu na transmissão de dicas de segurança. Mas, também foi possível fazer a troca gratuita de lâmpadas incandescentes e fluorescentes, consideradas ineficientes, por lâmpadas eficientes de LED.

A supervisora de Operações da Coelba, Jaqueline Brito Oliveira, ressaltou que o evento é voltado para a segurança da comunidade, por meio da transmissão de orientações com dicas de segurança de um modo geral que envolve não só a Coelba, mas também órgãos importantes como o Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito.

Em relação à troca das lâmpadas, Jaqueline Oliveira informou que cada cliente pode trocar até cinco lâmpadas. Ela ainda explicou que o objetivo desta troca “é incentivar a redução do consumo de energia mudando apenas alguns hábitos do dia a dia e também alguns equipamentos utilizados em casa”.  

Entre as apresentações, a coordenadora da Diretoria de Educação para o Trânsito da SETTRAN, Gilcely Borges, falou sobre a importância de um trânsito seguro, bem como da responsabilidade de cada cidadão para esta condição. O tema trabalhado foi: “No trânsito, escolha a vida”. “No trânsito precisamos viver com responsabilidade e não com culpa, porque esta responsabilidade salva vidas”, pontuou.


Isolada área da feira do Califórnia onde parte do telhado desabou
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Diretoria da Defesa Civil, determinou parcialmente a interdição de parte da feira livre do Califórnia, onde parte do telhado desabou na madrugada de hoje, dia 27, em consequência dos ventos e da oxidação da estrutura (ferrugem). Os titulares das secretarias municipais de Segurança e Ordem Pública (SESOP) e de Planejamento, Humberto Mattos e Sônia Fontes, que está na interinidade da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), visitaram o equipamento pela manhã.

Ficou definido que a área onde funcionavam açougues e balcões para a venda de carnes e pescados será interditada com tapumes para evitar riscos aos feirantes e consumidores. Além disso, a Defesa Civil procederá vistoria mais minuciosa para a atualização de laudo emitido ano passado para que seja pedido, em caráter emergencial, a atualização do projeto de requalificação da feira, que já tramita no Governo do Estado, de acordo com a secretária Sônia Fontes.

O coordenador da Defesa Civil, Kaique Brito, disse que cerca de 300 metros do telhado da área coberta de mil metros quadrados ruíram, sem causar vítimas, apenas com danos materiais cuja extensão ainda será objeto de avaliação junto aos comerciantes. Ele acrescentou que diagnóstico anterior apontou que a ferrugem (oxidação), por longo período sem manutenção, pode ter agravado a situação que ocasionou o desabamento parcial da estrutura.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, lamentou a situação de abandono em que as feiras livres e o Centro Comercial de Itabuna, principal central distribuidora de hortigranjeiros da cidade, foram encontrados, em janeiro de 2021. “Além do desgaste natural, no caso da feira da Califórnia, como os feirantes trabalham com produtos que contém sal e em condições de umidade, o desgaste da estrutura pode ter se acelerado”, afirmou.

“Fizemos levantamentos, elaboramos laudos técnicos, por meio da Defesa Civil, e projetos pela SIURB, que encaminhamos ao Governo do Estado, que tem sido parceiro. A feira do São Caetano, por exemplo, já está em estágio inicial das obras de recuperação, a partir de segunda-feira, 30, pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) com investimentos de cerca de R$ 12 milhões”, informou Mattos, lembrando que os feirantes foram transferidos para o galpão de antiga fábrica de calçados no prolongamento da Avenida Manoel Chaves.

Boletim Covid-19

A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o Boletim do Covid-19. 

De acordo com os dados, Itabuna registra 35 cientes curados, 41 confirmados, sendo 07 casos ativos; leitos em UTI ocupados 00; leitos de UTI disponíveis 00; internados em leitos clínicos 00; leitos clínicos disponíveis, 00; óbitos confirmados, 00, e óbitos descartados, 00.

Os óbitos inseridos a cada boletim correspondem aqueles que ocorreram em dias anteriores e estavam sob investigação, não tendo, necessariamente, ocorrido nas últimas 24 h.






Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Professora da Uesc palestra em evento internacional da WCF

Deborah Faria debate sobre cabruca e o futuro sustentáve Deborah. A Doutora Deborah Faria, professora do Departamento de Ciências Biológicas...