sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Senado votará nova Lei do Impeachment na quarta-feira

Alcolumbre quer aprovar projeto de Pacheco antes do recesso

Senadores durante reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) | Foto: Andressa Anholete / Agência Senado

Do - DIario do Poder - O Senado Federal deve votar na próxima quarta-feira (10), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto que reformula a Lei do Impeachment, em vigor desde 1950.

A proposta, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), está parada desde agosto de 2023 e teve participação direta do atual ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que atuou na redação após deixar o STF e antes de assumir o cargo no governo. O texto foi debatido em ao menos dez audiências públicas.

O relator, Otto Alencar (PSD-BA), decidiu avançar após ouvir o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que pressiona para votar o projeto em plenário ainda antes do recesso, no dia 17. A movimentação ocorre no contexto da crise instalada pela liminar do decano Gilmar Mendes, que restringiu à Procuradoria-Geral da República a iniciativa de pedidos de impeachment contra ministros do STF.

Apesar do embate institucional, Otto nega querer “dar recado” ao Judiciário e afirma que outras propostas sensíveis ao Supremo — como mandato e nova sabatina para ministros — não devem prosperar. Caso seja aprovado na CCJ, o projeto pode ser levado ao plenário já na semana seguinte.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA E. FOCO

  FICC abre prazo para propostas de patrocínio da 45ª Lavagem do Beco do Fuxico e Carnaval Antecipado 2026 A Fundação Itabunense de Cultura ...