sábado, 1 de novembro de 2025

Polícias de Estados governados pela esquerda são as mais letais do Brasil

Do Diário do Poder/por Claudio Humberto -  Não é no Rio de Janeiro, mas na Bahia, que há 18 anos tem o PT no comando do governo, onde está a polícia mais letal do País, considerando números absolutos da recente edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2025). Foram 1.556 mortes em 2024, uma taxa de 10,5 a cada 100 mil habitantes. São mais do que o dobro dos 703 registrados pela polícia fluminense no mesmo período, com taxa de 4,1.


Números vergonhosos

A Bahia de Jerônimo Rodrigues (PT) teve número ainda pior na edição anterior do anuário: foram 1.700 mortes, 11,5 em cada 100 mil.

DNA vermelho

O Amapá de Clécio Luís, hoje no Solidariedade, ex-Rede, ex-Psol e ex-PT, lidera a letalidade 17,1 ou 137 em números absolutos.

Acima da média

Os dois Estados têm índices bem piores do que o registrado na média nacional, com taxa em 2,9 para cada 100 mil habitantes.

Dados oficiais

Agora lacrando na favela, Benedita da Silva (PT) fez um governo em que a letalidade policial no Rio disparou de 592 (2001) para 900 em 2002.

Ministro Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e presidente Lula (PT) | Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

56% reprovam posição de Lula sobre narcotráfico

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas aponta que 56,1% da população do Rio de Janeiro reprova o “trabalho” de Lula (PT) contra o tráfico de drogas: 45% classificam a atuação do petista como “péssima” e 11,1% dizem que é “ruim”. Outros 26,5% acreditam que o “trabalho” do presidente é regular, enquanto só 14,2% dizem que é bom (8,3%) ou ótimo (5,9%). A pesquisa foi feita após Lula haver afirmado que traficante “é vítima do usuário” e na sequência da megaoperação policial no Rio.

Bem diferente

De um modo geral, na média da população em geral e dos moradores de favela, a megaoperação é aprovada por 70% do total.

Mais, por favor

Segundo o Paraná Pesquisas, 67,9% da população pede ainda mais operações policiais que protejam a população dos criminosos.

Favelas aplaudem

Levantamento semelhante do AtlasIntel distinguiu a população em geral dos moradores das favelas do Rio: 87,6% aprovaram a megaoperação.

Poder sem Pudor

Discriminação

Quando soube que foram sacados R$20 mil (o menor valor de todos) para o deputado Professor Luizinho (PT-SP), na boca do caixa do mensalão, escândalo de corrupção do primeiro governo Lula cujas cifras atingiam facilmente dezenas e centenas de milhões, o senador José Jorge (PFL-PE) ironizou: “⁠Professor é discriminado até nisso...”

Muito estranho

Mais do que gafe, a divulgação antecipada da ministra Simone Tebet (Planejamento) sobre dados do desemprego levanta suspeitas quanto a confidencialidade, que podem mexer com o mercado financeiro.

Origem das plumas

Na CPMI do INSS, o PSDB/Cidadania substituiu Dagoberto Nogueira (PSDB-MS), um dos parlamentares que votou contra a convocação de investigados como Frei Chico, irmão de Lula. Entra Beto Pereira (PSDB-MS), que assim como Nogueira era filiado do PDT antes de virar tucano.

Na calma

Mesmo com prometida celeridade na tramitação da PEC da Segurança, pouco deve acontecer este mês. O relatório só deve ser apresentado pelo deputado Mendonça Filho (União-PE) em dezembro, dia 4.

Não pôde evitar

Lula que não perde palanque quando dá para faturar algum assinando leis aprovadas, engoliu seco e assinou na moita a lei Sérgio Moro (União-PR), que reforça proteção de agentes em combate ao crime organizado.

Frase do dia

“O PT correu pra aparelhar tudo”

Senador Rogério Marinho (PL-RN), sobre suspensão da Lei das Estatais, provocando prejuízo bilionário nas empresas

Ritmo tartaruga

Só agora o STF determinou nova notificação a Silvio Almeida na queixa-crime que enrola o ex-ministro dos Direitos Humanos de Lula no escândalo sexual envolvendo ex-servidoras. Tem 15 dias para resposta.

O povo aprova

Pesquisa AtlasIntel sepulta falácias lacradoras sobre a operação contra criminosos da pior espécie, no Rio: quase 88% dos moradores das favelas cariocas aplaudiram a ação da polícia militar.

Ministério que faz falta

O ex-presidente Michel Temer defende que Lula recrie um ministério da Segurança Pública, que fez sucesso em seu governo: “seria importante para o País, um gesto muito adequado”.

Bolso cheio

Estados e municípios encheram as burras com royalties dos contratos de partilha de produção de petróleo. A ANP concluiu na sexta os repasses relativos à produção de agosto, rendeu, ao todo, R$5,1 bilhões.

Pensando bem...

...pesquisas apontam: quem menos aprova a megaoperação no Rio, mais longe está do problema.

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ITABUNA EM FOCO

  OPO Sul reforça papel essencial na doação de órgãos na região Sul da Bahia A Organização de Procura de Órgãos (OPO), sediada no Hospital d...