Encontro técnico para discutir os rumos do cooperativismo no sul da Bahia
Evento reunirá especialistas, lideranças regionais e instituições na Faculdade de Ilhéus no dia 9 de julho
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, promoverá, na próxima quarta-feira (09), às 07h30, o encontro técnico "Agenda Ilhéus – Os caminhos do Cooperativismo no sul da Bahia". O evento acontecerá na Faculdade de Ilhéus e contará com a participação de especialistas, representantes de cooperativas e lideranças regionais.
Organizado pela AM3 – Assessoria e Consultoria, o encontro tem o apoio do Sebrae, da Amurc, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), da Coopmac, de Vitória da Conquista, e do Território Litoral Sul. A iniciativa busca debater estratégias para fortalecer o cooperativismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social na região.
“Nós precisamos reconstruir a cultura do cooperativismo no sul da Bahia”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem. Segundo ele, a Prefeitura está mobilizando diferentes secretarias, como Agricultura e Pesca, Turismo, Meio Ambiente, Cultura e Educação, para articular ações e promover o diálogo com diversos setores.
Entre os principais objetivos do encontro estão discutir a Política Estadual de Apoio e Incentivo ao Cooperativismo e ao Associativismo, propor a implantação do PCE – Programa de Cooperativismo nas Escolas na rede municipal de ensino e criar o Núcleo de Educação Cooperativista (Necoop). O grupo interinstitucional será responsável por estudos, projetos, pesquisas e capacitação técnica voltados à disseminação da doutrina cooperativista no sul da Bahia.
A expectativa é que o evento fortaleça a integração entre poder público, instituições de ensino e entidades representativas, contribuindo para impulsionar novas iniciativas cooperativas no território.
Prefeito Valderico Junior visita a Coolimpa e reforça compromisso com o trabalho socioambiental
Há 15 anos, cooperativa atua na reciclagem e gera oportunidade de renda para muitas famílias
Nesta terça-feira (1º), o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, realizou uma visita à Coolimpa, que desenvolve um importante trabalho social e ambiental no município. Esta foi a primeira vez, desde a fundação da cooperativa, que um prefeito esteve no local.
“A primeira vez que nós temos a possibilidade de ter um prefeito aqui na Coolimpa. Temos 15 anos de cooperativa. Isso nos dá esperança que teremos tudo organizado e que seremos felizes”, afirmou Dona Deize, presidente da cooperativa.
O prefeito destacou a importância de valorizar o trabalho desenvolvido pela Coolimpa e reafirmou o compromisso da gestão municipal com os trabalhadores da reciclagem:
“Nós entendemos que a prefeitura tem que andar lado a lado com uma cooperativa tão importante como essa, para fortalecer o trabalho desenvolvido aqui. A reciclagem não é apenas uma pauta ambiental, ela representa cuidado com a cidade de Ilhéus e oportunidade de renda para muitas famílias”, declarou Valderico Junior.
Acompanhando o prefeito, participaram da visita os secretários Fábio Mendonça (Meio Ambiente), Paulo Ganem (Desenvolvimento Econômico e Inovação) e Cacá Colchões (Serviços Urbanos), além dos vereadores Odailson Pequeno e Horácio do Pão.
Ilhéus promove homenagem a pescadores com exposição fotográfica na Maramata
Exposição ficará aberta ao público durante todo o mês; Programação neste dia 2 de julho também incluiu batismo da canoa polinésia Odayá
Na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, dia da Independência da Bahia, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Fundação Maramata, promoveu uma programação especial em homenagem aos pescadores das comunidades tradicionais do litoral de Ilhéus.
A atividade contou com a abertura da exposição fotográfica "Pescadores", um registro sensível da relação entre o mar e os trabalhadores da pesca artesanal, além do emocionante batismo da canoa polinésia Odayá.
A exposição reúne imagens captadas ao longo dos últimos meses junto às colônias pesqueiras do entorno da fundação, retratando cenas do cotidiano, memórias e a força cultural das comunidades que preservam, por gerações, a conexão com as águas e a natureza. O espaço expositivo permanecerá aberto ao público ao longo do mês de julho.
Outro momento marcante do dia foi o batismo da canoa Odayá, parte do projeto idealizado por Almir Trinchão e seus amigos remadores. A embarcação, com 14 metros de comprimento, foi construída com inspiração nas tradicionais canoas polinésias e simboliza o fortalecimento do esporte de remo oceânico na região. O nome “Odayá”, que carrega significados ligados à ancestralidade e à força das águas, foi escolhido como homenagem à natureza e à espiritualidade dos mares.
A celebração foi acompanhada por representantes de movimentos culturais, pescadores, esportistas e membros da comunidade, que celebraram juntos a união entre tradição, esporte e cultura popular. A Prefeitura de Ilhéus reafirma, com essa ação da Maramata, seu compromisso com a educação ambiental, o turismo náutico e a valorização das tradições comunitárias. Sucom.



Nenhum comentário:
Postar um comentário