sábado, 19 de abril de 2025

Bahia lança protocolo inédito que amplia acesso à medicação para prevenir trombose em gestantes e puérperas

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) lançou, nesta quarta-feira (16), um protocolo pioneiro no país que amplia o acesso à enoxaparina, medicamento usado na prevenção do tromboembolismo venoso (TEV), para gestantes e puérperas fora do ambiente hospitalar. A medida, baseada em evidências científicas e em análises de impacto orçamentário, tem potencial para reduzir internações prolongadas, liberar leitos hospitalares e salvar vidas.

Com o novo documento, os critérios para dispensação da medicação serão ampliados para além do que hoje é previsto nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – PCDT do Ministério da Saúde (MS). Uma das novas condições para ampliação do fornecimento da enoxaparina é o critério clínico para diagnóstico da Síndrome Antifosfolípide (SAF) com histórico de descolamento prematuro de placenta.
A nova diretriz reforça o compromisso da Bahia com a equidade no acesso à saúde, garantindo proteção às mulheres mais vulneráveis durante a gestação e o pós-parto. O lançamento ocorreu no auditório da Sesab, em Salvador, com a presença de especialistas, gestores e representantes de entidades médicas e do controle social.
O subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, destacou que a revisão do protocolo do MS se fez necessário porque o documento já não incluía algumas situações. “Muitas vezes tínhamos que manter a paciente internada apenas para ter acesso à medicação. É muito mais vantagem para o Estado financiar a enoxaparina que manter a gestante internada”, afirmou. “Eu tenho certeza, nós demos um passo fundamental e que terá uma grande repercussão no processo assistencial destas mulheres. O mais importante é que reduziremos o número de óbitos maternos relacionados a eventos tromboembólicos durante a gravidez”, pontuou o subsecretário.
O protocolo foi construído com base em estudos, como revela o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia, Luiz Henrique d'Utra. “Implantamos um núcleo de avaliação de tecnologias aqui na Sesab, que tem subsidiado a gestão nas decisões na incorporação de novas tecnologias e novos protocolos e esse é um exemplo”, disse. “Estamos permitindo que as gestantes tenham garantia de uma gestação mais tranquila e segura”, completou o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Karlos Figueredo.
Fotos: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Nenhum comentário:

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

ILHÉUS EM NOTÍCIAS

Capacitação para receptivo de cruzeiros projeta temporada aquecida Cidade receberá 16 escalas entre dezembro de 2025 e abril de 2026 A Prefe...