sexta-feira, 25 de outubro de 2024

ITABUNA EM FOCO:

 Itabuna realiza em praça pública ação do  “Outubro Rosa: Dia D do autocuidado”

1. Coordenadora  do do CAM, enfermeira Gabriela Brito. 2. Prefeitura de Itabuna realiza em praça pública ação do “Outubro Rosa: Dia D do Autocuidado”. 3. Subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto (ao centro) acompanhou a ação. Fotos Pedro Augusto.
A Prefeitura de Itabuna realizou na manhã desta sexta-feira, dia 25, na área externa do Centro de Atenção à Mulher (CAM), na Praça João Pessoa, uma ação especial para reforçar a importância do autocuidado visando à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero. O evento foi coordenado pelas secretarias de Saúde e Promoção Social e Combate à Pobreza.

A ação faz parte da programação do Outubro Rosa, uma campanha que acontece nacionalmente com o objetivo de motivar a população e os profissionais de saúde para a prevenção e detecção precoce. Na programação do CAM, foram oferecidas atividades lúdicas, recreativas, serviços de beleza e orientações em saúde.

A coordenadora do CAM, enfermeira Gabriela Brito, ressaltou que a escolha da unidade especializada da Secretaria Municipal de Saúde foi estratégica por ser de fácil acesso. “A ideia foi fazer uma programação especial do Outubro Rosa, com referência ao autocuidado como forma de incentivar as mulheres para que se cuidem”, informou.

Prática de atividades físicas, serviços de beleza (manicure e cortes de cabelo) com alunos da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, e uma Feira de Cuidados, com serviços de ventosaterapia e auriculoterapia também foram alguns dos serviços oferecidos.

 A Sala do Abraço foi outra novidade criada para que as mulheres pudessem fazer o autoexame como uma forma de incentivar a valorização do autocuidado de observação do próprio corpo. “O resultado deste momento foi tão bom que vamos manter”, informou a coordenadora Gabriela Brito.

Ela ainda explicou que as mulheres em que foram identificadas alguma nodulação serão encaminhadas para atendimento direto com especialistas. “Estamos em uma parceria com a Ecodiagnose para que as mulheres que apresentaram alguma alteração sejam submetidas a exame de ultrasson”, acrescentou.

Moradora do Bairro Mangabinha, a dona de casa Maria da Conceição Santos contou que aferiu a pressão arterial e pretendia ter acesso aos demais serviços disponibilizados na ação. “Gostei muito desse momento de descontração e ao mesmo tempo de orientações em saúde”, concluiu

Urbanização de ruas do Jardim Italamar 

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB, avança na urbanização do Jardim Italamar. Nesta sexta-feira, dia 25, as obras e serviços de pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) alcançaram as ruas D e G na localidade para a alegria dos moradores que há anos reivindicavam melhorias.

Clodoaldo de Jesus Silva, antigo morador do bairro, afirmou que seus vizinhos e ele estão satisfeitos com a continuidade do Programa Acelera Itabuna (PAI) – o futuro começa aqui que desde o início prevê a pavimentação de mais de 300 ruas de bairro em vários cantos da cidade.

“Primeiramente, quero agradecer a Deus e depois a nosso prefeito Augusto Castro, o camisa 10, que muito tem feito pela urbanização da maioria dos bairros de Itabuna”, disse.  Para ele, a população só tem a ganhar com os projetos tendo andamento.

Pelo cronograma, no Jardim Italamar e Pontalzinho serão pavimentadas 11 ruas de barro. No primeiro, as ruas A, B, C, D, E, F, I, G e H o que vai alterar para melhor a qualidade de vida dos moradores. No segundo, estão sendo finalizados trechos das ruas Ramiro Nunes de Aquino e N.  

 “Até dezembro temos alguns contratos de pavimentação que precisamos finalizar. A nossa meta é chegar ao final do ano com um total de 300 ruas pavimentadas em toda Itabuna”, informou a secretária Sônia Fontes, titular da SIURB.

 No Loteamento Jardim Grapiúna, nas imediações do Terminal Rodoviário, por exemplo, sete ruas estão em fase de finalização da pavimentação: B, C, D, F, H, I e G. As obras e serviços estão sendo executados gradualmente à medida que a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) expande  ou revisa redes de distribuição de água e de coleta de esgotamento sanitário

No Novo São Lourenço, onde está na fase de finalização com o assentamento do meio-fio, e nos bairros Jardim Grapiúna, São Roque, Antique, Jaçanã, Vila Anália, Parque São João, Parque Boa Vista, Pedro Jerônimo, Conceição e Maria Pinheiro, cujos trabalhos já foram encerrados, e na Vila de Mutuns.

Ascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja responsável

Mais de 80% das pastagens do Sul da Bahia podem ser convertidas em Sistemas Agroflorestais com cacau

Coluna PERSONA

SUCESSO EM MAIS UMA GRANDE CAMPANHA: PARE PRA MIM! Por Gillette Curvelo Psicóloga - CRP 03/946 WhatsApp 73 99133 "A Solidariedade conti...